Pesquisar
Close this search box.

Como combater fraudes financeiras nas empresas

homem e mulher vestidos com flanela azul,l com algumas folhas na mão Detectando Fraude financeira nas empresas com Canal de Denúncia
Tempo de Leitura: 4 Minutos

Jonas acordou animado para o primeiro dia no trabalho novo. Ele iria assumir o cargo de Executivo Financeiro na empresa Transformação, uma companhia importante da área de educação. Ansioso por conhecer a nova equipe, logo foi apresentado a Rafael e Leandro, também executivos financeiros. Em poucos dias de trabalho, Jonas já estava adaptado a suas funções e tinha uma boa relação com os colegas. 

Algumas semanas depois da sua chegada à empresa, durante uma manhã calma de trabalho, Jonas analisava os dados das planilhas quando percebeu uma discrepância nos números registrados. Pensando que poderia ser algum erro, ele decidiu avisar os outros membros da equipe. Para sua surpresa, Rafael e Leandro não apenas estavam a par das diferenças nos números, mas eram responsáveis por elas. 

“Aqui na empresa é assim mesmo”, responderam eles, dando de ombros.

Jonas ficou incomodado com a resposta dos dois. Ele estava ciente de que aquela conduta não era correta e não queria ser conivente com aquele comportamento ou fazer vista grossa. Ainda assim, não sabia a quem recorrer. Tinha medo de se indispor com os colegas caso se posicionasse contra aquilo e não sabia se poderia levar a situação ao chefe. Imaginava que seria repreendido, ou mesmo demitido, se seu gestor ou mais membros da equipe estivessem envolvidos no esquema.

Foi quando Jonas recordou-se de um e-mail interno que havia recebido da empresa há alguns dias, lembrando aos colaboradores sobre o Canal de Denúncias que estava disponível a todos os funcionários. Era um canal externo, não gerido pela empresa, o que dava a Jonas mais confiança de que teria seu nome preservado e não seria injustamente repreendido. Ele decidiu, então, denunciar a situação através do telefone do canal, à noite, quando já estivesse em casa. 

Além de ter o anonimato garantido, Jonas foi atendido por uma psicóloga, que estava de prontidão para conversar com ele, mesmo após o horário comercial, e conseguiu reunir todas as informações necessárias para alertar a empresa a respeito da fraude. 

O que é fraude financeira

Este é um caso de fraude financeira, uma prática grave e criminosa. Ela é caracterizada por omissão ou por atos propositais que têm como objetivo lesar ou enganar a empresa, beneficiando alguns poucos indivíduos enquanto trazem prejuízos a toda a companhia e aos demais colaboradores. 

Apesar dos danos que causa, a fraude financeira é complexa de se identificar, porque normalmente fica “camuflada” em sistemas, planilhas e números. Isso é ainda mais grave quando tem origem nos próprios colaboradores responsáveis por evitar erros e irregularidades financeiras. Muitas vezes, esses atos são encarados como comportamento “normal” no ambiente interno, dificultando ainda mais o processo de eliminação de fraudes.

Por causa disso, o combate a essa prática maliciosa precisa ser feito “de dentro para fora”, começando no ambiente interno da organização, ao garantir aos funcionários um meio de relatar essas situações sem medo de retaliações ou represálias.

Canal de Denúncias é aliado no combate às irregularidades e fraudes

Neste contexto, o Canal de Denúncias oferecido pela Contato Seguro é um aliado na detecção desse tipo de irregularidade. Nossa ferramenta opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, recebendo informações de colaboradores que não querem ser coniventes com fraudes no ambiente organizacional.

Além disso, por ser um canal externo, não gerido pelas próprias empresas, pode assegurar a imparcialidade e o sigilo necessários para que os colaboradores levem seus relatos adiante. Desta forma, o Canal de Denúncias atua diretamente na identificação de situações fraudulentas, repassando essas informações à empresa para que esta possa fazer as investigações necessárias e tomar as devidas providências contra fraudes financeiras. 

As soluções da Contato Seguro ajudam a proteger seu negócio contra fraudes e seus resultados e possibilitam a manutenção de um ambiente interno mais ético e seguro.

Os nomes, cargos e empresas citados neste texto são meramente ilustrativos. Qualquer semelhança com situações da vida real é mera coincidência.

4.8/5 - 161 votos

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Saiba como contratar em apenas 3 passos: