Prevenção e Combate ao Assédio são ações essenciais para garantir ambientes livres e seguros de qualquer forma de discriminação, inclusive de assédio e o Canal de Denúncias é uma ferramenta importante nesses processos.
O Assédio é uma prática que é ainda muito recorrente, tanto no ambiente de trabalho quanto em outros locais e é importante que sejam desenvolvidas ações para impedir que isso aconteça.
A prevenção inclui ações preventivas como a elaboração de uma política de Prevenção e Combate ao Assédio, onde possam ser discutidas e aplicadas medidas que possam impedir esse comportamento. É importante também que haja um canal de comunicação entre os colaboradores e os membros da administração, onde possam ser relatadas possíveis práticas de assédio. Em casos onde já houve denúncias de assédio, deve-se realizar uma investigação para pesquisar e punir os envolvidos.
A criação de programas educacionais como propõe o Canal de Denúncias da Contato Seguro também é fundamental. Estes programas podem abranger a conscientização dos colaboradores em relação a questões de assédio e a prevenção de questões relacionadas à discriminação racial, de gênero, de idade e de orientação sexual. Somado a isto, outras ações podem ser tomadas, como o uso dos recursos da lei previstos em caso de assédio, para que os responsáveis sejam responsabilizados.
A prevenção e o combate ao assédio devem ser prioridade para todos os ambientes, pois é a única forma de garantir que os locais de trabalho e de convívio sejam livres de qualquer tipo de sexismo ou discriminação.
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