Atualmente, quando se fala em Compliance dentro das empresas, a presença de um Canal de Denúncias deve ser fundamental.
Neste artigo, falaremos sobre como atua este tipo de serviço, além de como ele auxilia o setor de compliance, melhorando o ambiente de trabalho para os funcionários e para a própria organização. Confira!
Dentro de uma organização, seja qual for o seu porte, existem diversos pontos a serem observados, quando se tem o objetivo de manter a transparência, garantindo também um bom relacionamento
O Canal de Denúncias Compliance, como o próprio nome sugere, trata-se de uma solução encontrada para que tanto empresas quanto seus colaboradores, consigam apontar as irregularidades dentro do ambiente de trabalho.
Alguns exemplos de casos que podem acontecer, são:
Entre muitas outras!
As soluções para Canal de Denúncias fazem parte do que chamamos de estratégias de Compliance. O significado da palavra está relacionado à conduta de uma empresa e sua conformidade com as normas dos órgãos reguladores.
Este conceito abrange todas as políticas, regras, controles internos e externos aos quais uma organização deve estar em conformidade. Quando em conformidade, as atividades de uma organização estarão sempre de acordo com as regras e leis aplicadas aos seus processos.
Tanto a empresa quanto seus funcionários, colaboradores e até mesmo fornecedores, precisam se comportar de acordo com as normas aplicadas.
O Canal de Denúncias Compliance deve ser uma plataforma confiável e segura para todos.
Em uma plataforma de qualidade, inclusive, os registros de denúncias, sugestões e dúvidas podem ser realizados por meio de ligação telefônica (0800), de site ou de aplicativo.
Os ouvidores devem estar à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Também é ideal que as ligações sejam sempre gratuitas, de qualquer lugar do país. E, claro, como uma plataforma confiável,não deve haver a necessidade de identificação do denunciante, sendo garantido o anonimato.
Falando em qualidade, o Canal de Denúncias Compliance da Contato Seguro conta com todos os pontos fundamentais citados, sendo líder no mercado do setor!
Por aqui, em uma estratégia traçada através de diversos estudos, possuímos um ciclo definido, para que você entenda o que acontece com a denúncia, desde o momento em que ela é proferida, até chegar na sua etapa final. Veja:
Além do anonimato em si, um Canal de Denúncias Compliance proporciona diversos outros pontos positivos. Na Contato Seguro, pensamos em todos os lados e, por isso, nossos benefícios se aplicam tanto para a empresa, quanto para os funcionários e colaboradores:
A empatia da organização: assim que o Canal de Denúncias Compliance da Contato Seguro é contratado, a sensação causada nos funcionários é a de maior empatia por parte da empresa, que deseja receber suas denúncias, tendo como objetivo dar voz aos casos que a direção não consegue ter acesso por conta própria. Tudo isso, garantindo o anonimato do denunciante.
Isso melhora o ambiente de trabalho e faz com que todos estejam sempre à vontade em trabalhar no local, mantendo a saúde mental em dia.
Redução de roubos: assim como acontece com todos os outros tipos de irregularidades que podem acontecer e, consequentemente, serem denunciadas, os casos de roubo dentro da empresa passam a diminuir após a implementação do nosso Canal de Denúncias Compliance.
Isso porque os infratores começam a ter receio de agir, dado que a possibilidade de aparecer no Canal aumenta, com os outros colaboradores se encorajando a denunciar, confiando no processo proporcionado pela Contato Seguro.
O mesmo pode ocorrer tanto em casos “menores” como roubo de objetos e coisas relacionadas, quanto em casos maiores, como desvios financeiros, por exemplo.
Atraia bons funcionários e os retenha: voltando ao aumento na empatia da organização, é fato que uma empresa conhecida por agir desta forma, consegue atrair mais bons funcionários, além de conseguir retê-los durante um bom tempo.
Este benefício está diretamente atrelado ao ambiente de trabalho, onde o novo colaborador se sentirá bem ao trabalhar, sabendo que será ouvido caso uma irregularidade seja apontada por ele, anonimamente.
Existem muitas plataformas no mercado que podem utilizar o termo Canal de Denúncias Compliance. Por isso, veja dois dos principais diferenciais da Contato Seguro!
Compromisso contra retaliações: há pouco mais de uma década no setor, a Contato Seguro analisa e mantém em sua base dados algumas estatísticas sobre seus clientes, que ajudam a melhorar o serviço prestado. Nesta esteira, um dado importante é o de que cerca de 87% dos denunciantes pedem para manter seu anonimato.
Pensando nisso, nossos recursos fazem com que o colaborador ou funcionário se sinta completamente seguro ao realizar sua denúncia, tendo a certeza de que nenhuma outra pessoa saberá.
Manutenção da segurança da informação: sabemos que as tecnologias evoluem cada vez mais, e de maneira constante. Por isso, temos a preocupação de proteger digitalmente toda a plataforma, para que nenhuma informação sobre as denúncias vaze.
Com o Canal de Denúncias Compliance da Contato Seguro, há a garantia de que nenhuma pessoa não autorizada terá acesso ou mesmo conseguirá interferir nos dados da denúncia. Isto, sem contar a conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Mais do que receber denúncias e investigá-las, o Canal de Denúncias Compliance da Contato Seguro foi criado para simplificar todo o processo, tornando-o muito mais simples, tanto para a empresa quanto para os seus funcionários.
Contratar o Canal de Denúncias da Contato Seguro significa contar com uma marca que é pioneira no setor de Compliance, atuando há uma década com qualidade e confiabilidade em relação aos clientes.
Conte com essa experiência e know-how na sua organização e torne a ética um de seus principais pilares.
Fale conosco!
© Copyright 2008-2021 – Todos os direitos reservados