Sistema Canal de Denúncias para Pequenas Empresas

Canal de Denúncias nas Empresas

Canal de Denúncias nas Empresas

Canal de Denúncias nas Empresas

Está buscando por Canal de Denúncias nas Empresas? Então saiba que preparamos este artigo completo para lhe ajudar! Aqui, falaremos sobre do que se trata e como funciona essa plataforma, além do melhor local para contratar e implementar na sua organização.

O Canal de Denúncias nas Empresas pode interpretar um papel mais do que essencial dentro do ambiente de trabalho, tendo como uma das principais vantagens o relacionamento entre os funcionários, colaboradores e até mesmo os diretores, visto que uma plataforma como essa beneficia todos os setores da empresa, o que evidencia ainda mais a sua necessidade.

Portanto, confira até o final para entender, de fato, o que é um Canal de Denúncia nas Empresas!

O que é um Canal de Denúncias nas Empresas?

O Canal de Denúncias nas Empresas trata-se de uma plataforma (atualmente digitalizada por completo) que foi desenvolvida para que os funcionários e colaboradores possam expor as irregularidades dentro do ambiente de trabalho, sem ter receio das possíveis represálias de uma pessoa com cargo mais alto, por exemplo.

Isso porque um Canal de Denúncias de qualidade mantém a possibilidade de anonimato do denunciante. Assim, a ética dentro da organização é mantida, melhorando também a confiança dos próprios colaboradores no seu local de trabalho; algo importante para que sua equipe funcione da melhor maneira.

Como funciona o Canal de Denúncias?

O Canal de Denúncias nas Empresas funciona da seguinte forma:

O Denunciante, que geralmente é um funcionário ou colaborador, vê uma irregularidade dentro de sua empresa e, em algum momento, quando se sentir confortável, faz a denúncia do acontecido dentro da plataforma.

Digitalmente, o caso passa por algumas etapas do Canal de Denúncias nas Empresas (que variam de marca para marca). E, durante todo esse processo, a denúncia é investigada e, caso necessário, repassada à empresa contratante, para que ela possa tomar as medidas desejadas.

Quais os benefícios de contratar um Canal de Denúncias?

Um Canal de Denúncias nas Empresas deve ser contratado e implementado com uma marca experiente no mercado e que proporcione o máximo nível de qualidade e sigilo em sua plataforma.

Pensando nisso, veja alguns dos principais benefícios da Contato Seguro, que é pioneira no setor e pensa no bem-estar tanto da empresa, quanto dos funcionários e colaboradores!

Benefícios para os Funcionários e Colaboradores

Melhora da produtividade: com um Canal de Denúncias nas Empresas como o da Contato Seguro, todos que trabalham dentro da organização se sentem mais confortáveis, sabendo que as irregularidades foram mitigadas ou que, ainda que elas existam, as denúncias poderão ser feitas em total confidencialidade e, logo, resolvidas.

Isso melhora a produtividade no ambiente de trabalho, uma vez que os funcionários e colaboradores estarão mais felizes cumprindo suas funções em um local seguro e que sempre mantém a ética como pilar. Em um momento em que a saúde mental no trabalho é assunto que está em evidência, este é um benefício essencial.

Redução de furtos: uma das principais irregularidades que podem ocorrer dentro do ambiente de trabalho, são os pequenos furtos, independentemente do objeto roubado.

Com um Canal de Denúncias nas Empresas como o da Contato Seguro, quem pratica este tipo de ato se sentirá inseguro nas próximas vezes, sabendo que ele pode ser denunciado na mesma hora, sem nem mesmo saber quem o viu.

Benefícios para a Empresa

Redução de custos: sem um Canal de Denúncias nas Empresas, a organização pode perder a maioria (ou todas) as queixas de seus funcionários, o que pode facilmente gerar processos e ações trabalhistas no futuro; o que, claro, também gera prejuízos diversos.

Logo, com a plataforma implementada, praticamente nenhuma denúncia passa despercebida, podendo tudo ser resolvido da melhor maneira para todos os lados, evitando gastos com um corpo de advogados ou com o próprio resultado do processo, por exemplo.

Melhora a competitividade da empresa: voltando ao ambiente de trabalho saudável, é fato que a empresa melhora a sua produtividade quando todos os colaboradores se sentem bem trabalhando por lá.

Assim, os resultados (e lucros) da empresa têm tendência a aumentar de maneira exponencial.

Canal de Denúncias Interno X Externo

Além dos benefícios já citados do Canal de Denúncias nas Empresas da Contato Seguro, é importante dizer que ele se trata de um canal externo. Mas você sabe quais são as diferenças entre esses tipos de plataforma? Veja só:

Canal de Denúncias - Interno

É uma plataforma interna, ou seja, administrada pela própria organização, pode causar alguns problemas, como:

Ainda que a direção garanta a confidencialidade completa das denúncias, o funcionário responsável pelo canal (ou o denunciante) pode ser corrompido ou até mesmo coagido a não realizar a denúncia;

Com a denúncia sendo feita dentro da base de dados da empresa, basta um colaborador com maior conhecimento de técnicas de programação, por exemplo, para conseguir visualizar ou, mais do que isso, alterar o que foi relatado.

Canal de Denúncias - Externo

Por esses e outros motivos, a solução mais viável torna-se um Canal Externo, como é o da Contato Seguro.

Somos uma empresa independente e, por essa razão, garantimos o sigilo e a confidencialidade das denúncias recebidas por nosso Canal. Não compartilhamos o IP dos computadores, nem rastreamos os telefones de origem das ligações realizadas.

Assim o anonimato, que deve ser o principal pilar de um Canal de Denúncias nas Empresas, é mantido.

Diferenciais do Canal de Denúncias da Contato Seguro

O Canal de Denúncias nas Empresas da Contato Seguro também possui alguns diferenciais em relação às outras plataformas presentes no mercado. Veja duas das principais:

Canal multiplataforma 24x7x365: o Canal de Denúncias nas Empresas da Contato Seguro atua durante todo o tempo que precisar. Isso porque sabemos que uma denúncia pode chegar a qualquer momento e, caso não haja disponibilidade do Canal, o denunciante pode desistir.

E, pelo mesmo motivo, nosso Canal é multiplataforma, ou seja, as denúncias podem ser realizadas de três maneiras diferentes:

  • Ouvidores 24 Horas (0800);
  • Site;
  • Aplicativo.

Psicólogos de prontidão: principalmente quando o teor da irregularidade possui relação com assédios morais ou sexuais, sabemos que a tensão da vítima/ denunciante, no momento da denúncia, pode estar em níveis altos. Isso pode atrapalhar o detalhamento do caso, por exemplo.

Por isso, o Canal de Denúncias nas Empresas da Contato Seguro possui uma equipe de psicólogos que ficam ao lado dos ouvidores, com o objetivo principal de baixar a tensão da conversa e acolher a pessoa, transformando a denúncia em um bate-papo, suavizando a situação.

Dessa forma, o profissional pode fazer perguntas inteligentes sobre o caso, pensando com a cabeça do investigador e obtendo as informações que auxiliarão quando a denúncia chegar nessa etapa do processo.

Canal de Denúncias nas Empresas - LGPD

Bom, atualmente, todos os cidadãos brasileiros, bem como os Canais de Denúncias nas Empresas, estão incluídos nas diretrizes da Lei 13.709/18. E, por isso, o governo só pode exigir a quebra de sigilo dos dados se for imputado de um pedido judicial.

Logo, com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), as empresas podem liberar o acesso às informações dos clientes apenas nessa hipótese. Mas para que isso aconteça, tanto a organização quanto o governo devem saber quais são os direitos individuais garantidos pelo documento.

Entre os direitos previstos, está a confirmação da existência de uma plataforma de tratamento de dados pessoais, que também realiza o bloqueio, anonimização, e pseudonimização, além da eliminação de dados pessoais desnecessários, extras ou em desconformidade com a LGPD.

Isto, sem contar o fato de que a lei assegura a eliminação de dados tratados com consentimento da pessoa e a obtenção de informações sobre empresas públicas ou privadas, onde o indivíduo autorizou o compartilhamento de dados.

Canal LGPD

Pensando nisso, o Canal de Denúncias nas Empresas da Contato Seguro, também está em conformidade com a LGPD! Assim, evitamos danos financeiros decorrentes do tratamento inadequado dos dados pessoais dos seus clientes, funcionários e fornecedores. Tudo através do seguinte passo a passo:

  1. O titular dos dados acessa a plataforma para fazer sua solicitação relacionada à privacidade do uso dos seus dados.

  2. Ao fazer o registro, o titular dos dados recebe um protocolo para acompanhar a solicitação e a resolução.

  3. O registro é encaminhado para o setor de privacidade do cliente, previamente estabelecido, para que seja feita a tratativa do caso.

  4. O DPO (Data Protection Officer) e sua equipe têm acesso a um sistema auditável para fazer a gestão de forma segura e transparente para os órgãos reguladores.

Contrate o seu Canal de Denúncias com a líder do mercado!

Quando se fala em Canal de Denúncias nas Empresas, é preciso saber que a Contato Seguro é líder no mercado, além de pioneira na implementação e gestão de valores éticos e Compliance.

Nossa experiência já soma pouco mais de uma década, o que mostra nossa qualidade e evidencia a confiança dos clientes em nosso trabalho.

Entre em contato para implementar o Canal de Denúncias da Contato Seguro em sua empresa e trabalhar junto conosco para um país mais ético!