A transparência organizacional é um assunto inevitável quando se trata de boas práticas de governança, ajudando a reduzir a corrupção e a discriminação em entidades privadas e públicas.
Um tipo de compromisso de interesse global, mas com forte apelo local. A transparência nas empresas é uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes) da ONU:
“Meta 16.6 – Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis”.
Ao mesmo tempo, esse conceito significa agir diariamente com clareza e honestidade em todas as interações no trabalho, compartilhando informações relevantes de forma aberta e acessível.
O Canal de Denúncias funciona como um mecanismo valioso nesse contexto, sendo o local ideal para acolher relatos sobre qualquer irregularidade, como fraudes, comportamentos antiéticos ou desvios de conduta, de forma segura para o manifestante.
E você sabe quais são as principais etapas que tornam uma organização mais transparente por meio de um Canal de Denúncias eficaz? Examinaremos esse assunto a seguir, confira!
1) Promover uma cultura de transparência e integridade
A liderança deve comunicar regularmente os valores da empresa, citados em seu Código de Conduta e Ética, para enfatizar a importância da transparência, ética e integridade. Isso cria uma base para um ambiente onde os funcionários se sintam confortáveis em relatar problemas.
A alta liderança também precisa estar engajada nas ações de conscientização
para que os funcionários estejam alinhados à cultura desejada.
Isso pode incluir a realização de reuniões regulares, onde os líderes compartilham casos de sucesso relacionados à transparência e destacam a importância de seguir os valores da empresa.
Um bom exemplo é o Código de Conduta do Fornecedor da empresa Patagônia, que foi reconhecido pela inovação ao rastrear e auditar quase todas as instalações, divulgando publicamente os fornecedores e garantindo que qualquer subcontratação siga os padrões do código.
2) Comunicação clara e acessível
Garanta que todos os funcionários estejam cientes da existência do Canal de Denúncias, como acessá-lo e quais tipos de problemas podem ser relatados.
Para isso, realize treinamentos e capacitações sobre diversidade, inclusão, liderança e boas práticas no ambiente de trabalho.
Reforce a mensagem divulgando materiais informativos sobre o Canal de Denúncias e o Código de Conduta da organização com regularidade, seja via e-mail, cartazes ou dinâmicas durante os momentos de integração dos colaboradores.
3) Anonimato garantido
Ofereça a opção de denúncias anônimas para proteger os manifestantes de retaliação e encorajar uma participação mais ampla. Certifique-se de que o sistema de denúncia proteja a identidade dos denunciantes, se assim desejarem.
As informações recebidas pelo Canal de Denúncias devem ser tratadas com o devido sigilo. Apenas as pessoas necessárias podem ter acesso a elas para que a plataforma mantenha sua credibilidade.
Por isso, muitas empresas optam por contratar um serviço terceirizado como o Canal de Denúncias da Contato Seguro, pioneira e líder nesse setor no Brasil.
Mais de 2 mil organizações contam com a nossa plataforma personalizável para tratar as denúncias recebidas com imparcialidade e dar agilidade ao processo de apuração.
4) Respostas rápidas e transparentes
Responda prontamente a todas as denúncias recebidas, mesmo que seja apenas para confirmar o recebimento. Manter os denunciantes informados sobre o progresso das investigações e as medidas tomadas tornam todo o processo mais acessível.
Demonstrando transparência, a prestação de contas reflete o comprometimento do empregador em lidar com os desafios de maneira proativa e estar aberto a ouvir atentamente os colaboradores.
5) Investigações imparciais
Conduza investigações transparentes e imparciais sobre todas as denúncias recebidas. Certifique-se de que os processos de investigação sejam justos e equitativos, protegendo tanto os direitos dos denunciantes quanto dos acusados.
Isso garante a credibilidade no Canal de Denúncias como uma ferramenta que gera resultados positivos para o bem-estar de todos os envolvidos.
Os investigadores devem agir de forma neutra, sem preconceitos ou favoritismos, e devem seguir procedimentos objetivos que são estabelecidos desde a implementação do Canal.
6) Ações corretivas transparentes
Se as denúncias forem substanciais, tome medidas corretivas de maneira transparente e proporcional, como advertências disciplinares, treinamento obrigatório, mudanças de políticas ou processos — e até mesmo demissões, quando necessário.
É importante que essas ações sejam comunicadas de forma clara e direta aos envolvidos, para que todos compreendam as consequências de suas ações e saibam que a empresa está agindo de forma justa e consistente.
A empresa também deve levar em consideração a legalidade da questão. Se a infração cometida for ilícita, a empresa precisa colaborar plenamente com as autoridades competentes e garantir que as vítimas sejam devidamente amparadas.
7) Monitoramento e relatórios regulares
Monitore continuamente o desempenho do canal de denúncias e compartilhe regularmente informações sobre denúncias recebidas, investigações realizadas e ações tomadas.
Por isso, dê preferência por Canais de Denúncias que facilitam a organização e o acesso rápido às informações coletadas inicialmente e aos registros feitos durante o processo de apuração. Isso demonstra um posicionamento mais transparente e responsável.
Inclusive, é importante que o empregador utilize as informações obtidas por meio do Canal de Denúncias para aprender e melhorar continuamente as políticas, processos e cultura da empresa. Uma fonte de inspiração para atender demandas internas com inovação!
Conclusão
O Canal de Denúncias tem um papel vital na promoção da transparência e integridade dentro de uma organização, independente do porte ou setor de atuação.
Ao seguir as melhores práticas e garantir que o Canal seja acessível, seguro e eficaz, as empresas podem criar um ambiente onde os colaboradores se sintam encorajados a relatar comportamentos inadequados sem medo de retaliação.
Afinal, a transparência fortalece a confiança dos interessados e contribui para uma imagem positiva e o sucesso a longo prazo da entidade.
A Contato Seguro pode ajudar nessa caminhada rumo à transparência organizacional. Oferecemos um Canal de Denúncias tecnológico e de acesso ininterrupto para que sua equipe possa gerenciar com tranquilidade. Sempre com segurança, confidencialidade e eficácia.
Entre em contato conosco pelo formulário ao lado e veja uma demonstração da nossa plataforma. A Contato Seguro tem a experiência que você busca para promover transparência e integridade na sua empresa!
Transparência organizacional significa agir diariamente com clareza e honestidade em todas as interações no trabalho, compartilhando informações relevantes de forma aberta e acessível.
O Canal de Denúncias funciona como um mecanismo valioso para acolher relatos sobre irregularidades, fraudes, comportamentos antiéticos ou desvios de conduta de forma segura para o manifestante, promovendo a transparência na empresa.
A liderança deve comunicar regularmente os valores da empresa, citados em seu Código de Conduta e Ética, para enfatizar a importância da transparência, ética e integridade, criando uma base para um ambiente onde os funcionários se sintam confortáveis em relatar problemas.
O anonimato protege os manifestantes de retaliação e encoraja uma participação mais ampla, garantindo que o sistema de denúncia proteja a identidade dos denunciantes, se assim desejarem.
As investigações sobre todas as denúncias recebidas devem ser conduzidas de forma transparente e imparcial, garantindo que os processos sejam justos e equitativos, protegendo tanto os direitos dos denunciantes quanto dos acusados.
O monitoramento contínuo do desempenho do Canal de Denúncias e o compartilhamento regular de informações sobre denúncias recebidas, investigações realizadas e ações tomadas demonstram um posicionamento mais transparente e responsável da empresa.