Liderança: 5 Táticas para promover confiança no Canal de Denúncias

Liderança promovendo confiança no Canal de Denúncias

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

O que é necessário para construir confiança na equipe após a implementação de um Canal de Denúncias na empresa? Para iniciarmos essa conversa, é preciso entender como a liderança pode influenciar a confiança no trabalho.

Segundo a pesquisadora e advogada Juliana Zanuzzo dos Santos, o princípio da confiança é quando uma pessoa segue as regras estabelecidas pela sociedade para uma determinada atividade e espera que a outra pessoa faça o mesmo.

Esse princípio orienta o comportamento humano, permitindo que as pessoas saibam o que esperar umas das outras e facilitando a convivência.

No local de trabalho, a confiança é peça-chave para que líderes e liderados colaborem juntos, resultando em alto engajamento, desempenho e segurança no ambiente corporativo.

A implementação de um Canal de Denúncias empresarial visa alcançar esses mesmos resultados, mas como criar um ambiente de confiança que favoreça seu funcionamento?

A dificuldade dos líderes em performar nesse cenário está levando as organizações a revisarem suas estratégias de relacionamento. Descubra agora as principais ações que podem otimizar sua atuação como gestor para prevenir e combater comportamentos antiéticos, promovendo a confiança no trabalho.

1) Comunicar claramente as políticas da empresa

A explicação sobre os procedimentos e as políticas relacionadas ao Canal de Denúncias deve ser acessível, detalhando como as manifestações são tratadas e os passos subsequentes.

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Por exemplo, utilize reuniões de equipe para apresentar o fluxo de trabalho do Canal, desde o recebimento de uma denúncia até a resolução final.

Certifique-se de que todos os colaboradores saibam a quem recorrer em caso de dúvidas e que entendam que todas as denúncias são tratadas com seriedade e confidencialidade pela empresa.

2) Demonstrar compromisso da alta gestão

O posicionamento da alta gestão é essencial para reforçar a importância do Canal de Denúncias. Para Wagner Giovanini, diretor de Compliance da Contato Seguro — empresa líder em Canal de Denúncias terceirizado no Brasil — a liderança precisa comunicar regularmente seu apoio ao uso da plataforma, seja em reuniões gerais, boletins informativos ou por meio de comunicados.

Por exemplo, o CEO pode enviar uma carta trimestral destacando a importância da ética e da integridade, mencionando casos (anonimizados) onde o Canal de Denúncias ajudou a resolver gargalos internos.

Além disso, a alta gestão deve participar ativamente das ações de sensibilização sobre temas relacionados à violência, ao assédio, à igualdade e à diversidade no âmbito do trabalho — conforme a Lei 14.457/22 exige no Art. 23 das empresas com CIPA:

IV – realização, no mínimo a cada 12 (doze) meses, de ações de capacitação, de orientação e de sensibilização dos empregados e das empregadas de todos os níveis hierárquicos da empresa sobre temas relacionados à violência, ao assédio, à igualdade e à diversidade no âmbito do trabalho, em formatos acessíveis, apropriados e que apresentem máxima efetividade de tais ações.

3) Treinar os colaboradores

Como vimos anteriormente, os treinamentos regulares sobre como usar o Canal de Denúncias e a importância da integridade e da ética no ambiente de trabalho fazem parte das medidas obrigatórias mencionadas pela Lei do Programa Emprega + Mulheres.

A liderança, portanto, pode incentivar o planejamento dessas sessões em diferentes formatos para atender às necessidades de todos os funcionários, como:

  • Workshops e palestras interativas presenciais ou online com especialistas na área;
  • Vídeos educativos, quizzes e animações explicativas;
  • Distribuição de cartazes, folhetos informativos e e-mails educativos com informações sobre assédio e estatísticas do mundo corporativo;
  • Programas de mentoria e aconselhamento que abordem a temática “ética no trabalho”;
  • Formação de grupos de discussão e apoio com colaboradores de diferentes níveis hierárquicos e mediadores treinados;
  • Criação de comitês de diversidade e eventos de celebração de diferenças culturais.

4) Ser consistente e empático em suas ações

Certifique-se de que suas ações e palavras estejam alinhadas e que você sirva de exemplo para a equipe. Por exemplo, mantenha um diálogo aberto e construtivo, escutando ativamente as preocupações dos colaboradores.

Táticas de liderança para confiança no Canal de Denúncias
Táticas de liderança para confiança no Canal de Denúncias

Encoraje um ambiente onde as opiniões, mesmo discordantes, sejam bem-vindas e valorizadas. Este tipo de comportamento não só reforça a confiança no trabalho da equipe, mas também nas ferramentas de integridade da empresa, como o Canal de Denúncias.

O RH como apoio aos gestores na adesão ao Canal de Denúncias

O departamento de Recursos Humanos (RH) pode atuar de forma colaborativa com os gestores para incentivar a adesão ao Canal de Denúncias implementado na organização.

O RH pode oferecer suporte aos líderes em áreas como desenvolvimento de políticas e práticas de gestão, treinamento e desenvolvimento de liderança, resolução de conflitos, avaliação de desempenho, entre outros.

Além disso, os profissionais de RH podem fornecer orientações aos colaboradores e facilitar o acesso a materiais de consulta sobre o Código de Conduta da empresa.

Ações nesse sentido ajudam na identificação e reporte de práticas antiéticas pelo Canal de Denúncias que prejudicam o clima organizacional e os resultados da empresa de modo geral.

Consequentemente, os gestores têm maior respaldo para liderar suas equipes de forma ética e produtiva, mantendo-os alinhados aos objetivos da empresa e aos princípios de um ambiente de trabalho saudável.

Conclusão

Promover a confiança no Canal de Denúncias requer um esforço contínuo e coordenado da liderança.

Comunicar claramente as políticas da empresa, demonstrar o compromisso da alta gestão, capacitar os colaboradores e ser empático são passos fundamentais para criar um ambiente de trabalho ético e transparente.

O incentivo à equipe para utilizar o Canal de Denúncias deve reforçar a ideia de que manter um ambiente de trabalho ético é uma responsabilidade coletiva.

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