Estratégias para líderes promoverem o uso do Canal de Denúncias

Estratégias para líderes promoverem o uso do Canal de Denúncias nas empresas.

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

Trabalhar na promoção do Canal de Denúncias da sua organização deve ser um objetivo contínuo.

A ferramenta, altamente eficiente para a detecção de irregularidades nas organizações, dá resultados logo no início da implementação.

Entretanto, para que continue a gerar benefícios diversos, deve ser continuamente promovida. 

As lideranças da empresa devem incluir o estímulo e a educação sobre o uso do Canal de Denúncias como parte da rotina de treinamentos.

Neste artigo, entenda como fazer isso para alcançar o sucesso do seu Canal!

Boa leitura!

O papel dos líderes na promoção do Canal de Denúncias

Líderes são fonte de inspiração e orientação para os seus colaboradores.

O Canal de Denúncias torna-se sempre um centro organizador da empresa, depois de implementado.

Muitas transformações positivas acontecem em decorrência do funcionamento do Canal. Portanto, as lideranças têm a responsabilidade de serem pontos de apoio para que esse processo continue e se desenvolva ao máximo.

Por que a liderança é crucial para o sucesso do Canal de Denúncia para empresas

De maneira simples, o papel das lideranças é o de personificar os valores e os objetivos da organização.

A falta de harmonia nesse aspecto causa incongruência e desorganização na prática. Como organização, todos os membros devem almejar os mesmos objetivos — por vias diferentes — mas visando o mesmo destino.

Os líderes são as pessoas que lêem o mapa, marcam pontos-chave e orientam essa caminhada. 

O Canal de Denúncias é uma das estratégias mais eficientes e relevantes para abordar o problema das irregularidades e a necessidade de criar ambientes de trabalho mais seguros e íntegros.

Ou seja, muitos processos serão continuamente apoiados e melhorados por via do Canal de Denúncias.

Nesse sentido, a ferramenta é um bem a ser zelado pelas lideranças.

Exemplos de como líderes podem influenciar a adoção do Canal de Denúncias Corporativo

A primeira parte desse cuidado consiste na criação da confiança e entendimento sobre a importância do Canal de Denúncias Corporativo.

Líderes promovendo o uso do Canal de Denúncias em empresas corporativas.
Líderes promovendo o uso do Canal de Denúncias em empresas corporativas.

Exercer essa influência pode acontecer de diversas formas:

  1. Tornar-se um expert em Canais de Denúncias: para fazer a propaganda de um produto, é essencial conhecê-lo profundamente. Quanto mais um líder entende o Canal de Denúncias, mais facilmente irá expor para os colaboradores a sua importância e como utilizá-lo. Estudar constantemente, acompanhar os estudos e pesquisas sobre Canais de Denúncias também é importante!
  2. Mostrar na prática: um dos pontos principais do trabalho da liderança com o Canal de Denúncias é a instrução sobre como utilizá-lo na prática. Para isso, é claro, é preciso conhecer a ferramenta a fundo, estar plenamente confortável com o uso e, assim, ensinar aos liderados.
  3. Ser exemplo: exemplo de integridade e de compromisso com as ferramentas de integridade da organização. As lideranças devem agir com justiça, proteger os colaboradores de retaliação e incentivar o uso do Canal também pela experiência pessoal em utilizá-lo. 

Capacitação e suporte: preparando líderes para promover o Canal de Denúncias

Para que tudo isso ocorra com sucesso, a preparação dos líderes deve ser de alto nível.

É fácil entender, num nível superficial, a função e a importância de um Canal de Denúncias. Mas, para mantê-lo em um nível elevado de performance numa empresa, o conhecimento precisa ir mais fundo.

Um Canal de Denúncias numa empresa envolve questões comportamentais, psicológicas, jurídicas e organizacionais. É importante que os líderes tenham um conhecimento aprofundado de cada uma delas.

E, para isso, é preciso treinamento.

Treinamento de líderes sobre a importância e uso do Canal de Denúncias 

Os treinamentos de líderes sobre a importância e o uso do Canal podem envolver:

  • o Código de Conduta;
  • as funcionalidades da ferramenta;
  • apuração e a aplicação de medidas disciplinares;
  • medos e receios de utilização do Canal pelos colaboradores;
  • principais dificuldades práticas da utilização;
  • garantia de não-retaliação: anonimato e confidencialidade.

Dessa forma, as lideranças podem transmitir esse conhecimento, tirar dúvidas dos seus liderados e inferir as possíveis dificuldades e receios ainda não expressos ou manifestos.

Além disso, a Plataforma de Denúncias gera dados e insights para adaptações e melhoramento de estratégias. Os líderes também serão incumbidos dessas tarefas, e portanto devem se manter sempre atualizados nesse campo do conhecimento.

Recursos para apoiar líderes na divulgação do Canal de Denúncias

Recursos diversos podem ser utilizados para apoiar líderes na divulgação do Canal de Denúncias. Panfletos, cartões, folhetos e cartazes são formas clássicas e muito eficientes de transmitir informações.

Hoje, temos acesso a um extenso conteúdo audiovisual pela internet. Tudo isso pode ser utilizado para divulgação e para os treinamentos do Canal de Denúncias direcionados para colaboradores.

O ponto principal é escolher os formatos que mais se adequam às necessidades e perfis do público-alvo e, assim, garantir que a comunicação tenha sucesso.

Avaliação do impacto das iniciativas de liderança no uso do Canal de Denúncias

Indicadores de sucesso na promoção do Canal de Denúncias

Uma empresa pode acompanhar a performance do seu Canal de Denúncias através de alguns indicadores:

  • volume de denúncias;
  • naturezas das denúncias;
  • qualidade dos relatos;
  • tempo de resolução;
  • satisfação dos colaboradores com o Canal.

Manter o monitoramento desses dados deve fazer parte da rotina de quem cuida do Canal de Denúncia na organização. Eles são importantes porque anunciam adaptações necessárias, pontos fortes e pontos fracos, e possíveis mudanças de estratégia para a ferramenta.

Ajustando estratégias de liderança com base no feedback e resultados

O feedback dos colaboradores é também um dado fundamental, talvez o mais importante, e portanto a empresa tem de criar formas de fazer com que esse feedback chegue até os gestores.

Conclusão

Os líderes são eixos organizadores dentro das empresas.

Quando há uma estratégia tão importante quanto o Canal de Denúncias, é preciso contar com 100% do apoio das lideranças.

Existem maneiras mais eficientes e práticas para se realizar esse apoio, mas as empresas devem optar por aquilo que mais funciona considerando o seu contexto.

Para apoiar os colaboradores, líderes também precisam ser treinados, e o esforço para essa formação precisa ser coletivo dentro da empresa.

Um Canal de Denúncias será muito mais eficiente com essa preparação envolvendo a implementação da plataforma.

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