Canal de Denúncia: promovendo a igualdade de gênero

Igualdade de gênero nas empresas com o uso do Canal de Denúncia.

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

Em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos estabeleceu um novo direito internacional: o da igualdade de gênero.

Historicamente, mulheres e homens experimentaram realidades muito distintas, devido ao tratamento díspare dedicado a cada sexo.

Mulheres não tinham direito ao trabalho (fora de casa e sem precisar da autorização do marido), ao voto, à herança, etc. 

Isso ainda é uma realidade para um grande número delas, mas avanços vêm ocorrendo desde o século XX.

Dentro das empresas, as mulheres também podem vivenciar formas de desigualdade, que se expressam em, simplesmente, um tratamento desigual, mas que pode chegar até a algum tipo de violência.

Neste artigo, você vai entender como o Canal de Denúncia nas empresas têm o potencial de promover a igualdade de gênero, ao combater irregularidades, desvios e más condutas.

Boa leitura!

O que é o Canal de Denúncia e sua importância na igualdade de gênero  

Em 2022, a Lei 14.457 trouxe um marco na luta pela igualdade de gênero no Brasil.

Conhecida também como “Programa Emprega + Mulheres”, a normativa tornou obrigatória a presença de Canais de Denúncias em todas as empresas com CIPA.

A determinação visa a prevenção e o combate, principalmente, ao assédio moral e sexual contra mulheres no ambiente de trabalho.

No entanto, como veremos à frente, o Canal de Denúncia nas empresas pode prevenir e combater outras irregularidades além do assédio.

Dessa forma, atua na proteção dos colaboradores e dos interesses da própria organização.

Definição de Canal de Denúncia  

O Canal de Denúncia é um instrumento de comunicação entre os colaboradores, fornecedores, parceiros e a direção de uma organização.

Muitas informações fluem com facilidade entre esses dois polos de uma empresa.

Entretanto, quando se trata de más condutas, irregularidades e desvios, há ruído e obstáculos para que a comunicação se concretize.

Funcionários podem ter grande receio em apresentar queixas contra irregularidades nas organizações: medo de perder o emprego, de sofrerem qualquer tipo de retaliação, de serem tidos como “dedo-duro”.

O Canal de Denúncias resolve esse problema: permite que irregularidades sejam relatadas, com toda segurança, anonimato e confidencialidade, e que a direção possa tomar medidas a respeito desses problemas.

Como o Canal de Denúncia promove a igualdade de gênero nas empresas 

O Canal de Denúncia nas empresas promove a igualdade de gênero ao detectar, prevenir e combater irregularidades em geral, e também as irregularidades que ainda atingem, em maioria, as mulheres, como o assédio sexual.

Canal de Denúncia promovendo a igualdade de gênero nas empresas.
Canal de Denúncia promovendo a igualdade de gênero nas empresas.

Qualquer conduta que represente discriminação ou perseguição das mulheres no local de trabalho pode ser denunciada e prontamente apurada.

Quando comprovada a irregularidade, tomam-se medidas proporcionais aos danos causados, e a empresa passa a sofrer menos com questões do mesmo tipo.

Desafios enfrentados pelas mulheres no ambiente de trabalho  

Até hoje, mulheres enfrentam desafios enormes para adentrar, ascender e permanecer no mercado de trabalho.

A Lei 14.457/22, além de estabelecer o mecanismo do Canal de Denúncias para protegê-las do assédio, também tomou outras medidas para a proteção da mulher nas organizações.

No ano seguinte, a Lei 14.611 abordou diretamente a questão da desigualdade salarial entre homens e mulheres.

A necessidade dessas Leis só comprova o quanto esse tipo de discriminação ainda é comum.

Discriminação de gênero e suas consequências  

Mulheres ainda sofrem discriminação de gênero, ou seja: 

  • são identificadas e julgadas como inferiores aos homens, em geral;
  • sofrem demissão após licença-maternidade;
  • recebem salários menores quando estão no mesmo cargo ou função;
  • são maioria entre as vítimas de assédio sexual nas empresas.

Importância de um ambiente seguro para denúncias  

Uma empresa que pretende ser produtiva, justa e igualitária precisa garantir a segurança do ambiente de trabalho, inclusive para denúncias.

Portanto, ter uma política de não retaliação, contratar um Canal terceirizado para denúncias e garantir o anonimato e a confidencialidade são fundamentais para permitir que as denúncias aconteçam, e que as irregularidades sejam detidas.

Implementação do Canal de Denúncia nas Empresas  

Tomar a decisão de implementar um Canal de Denúncia numa empresa é um grande passo para a garantia da integridade, transparência, e ótimos resultados.

O processo de implementação, entretanto, não deve ser ignorado: deve ser seguido conforme o aconselhado, para gerar os benefícios a que se propõe.

Passos para estabelecer um Canal de Denúncia eficaz 

Os principais passos para o sucesso na implementação de um Canal de Denúncia eficaz são:

Etapas da Implementação do Canal de Denúncias
Etapas da Implementação do Canal de Denúncias

Para a implementação de sucesso, é importante saber escolher bem uma empresa terceirizada, que atenda às suas necessidades.

Boas práticas para garantir a confidencialidade e segurança 

Para garantir a confidencialidade, o anonimato e a segurança das denúncias, é fundamental contratar uma empresa terceirizada, que tenha infraestrutura forte o suficiente, com proteção de dados, e estabelecer uma política antirretaliação.

Conheça a plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro  

A Contato Seguro é a empresa pioneira na solução de Canal de Denúncias no Brasil.

Fornecemos uma plataforma completa e personalizável para que o seu Canal fique com a cara da sua empresa.

Garantimos anonimato e confidencialidade, e atendemos a todas as exigências de segurança necessárias para que a detecção, a prevenção e o combate a irregularidades sejam efetivos.

Vantagens da plataforma da Contato Seguro

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