Um Canal de Denúncias efetivo possui um número de atributos e elementos essenciais.
O processo de implementação também deve seguir etapas definidas e bem estruturadas.
Neste artigo, vamos relembrar alguns desses elementos e atributos, e apontar o papel dos líderes como eixos fundamentais da implementação e funcionamento do Canal de Denúncias.
As lideranças têm a atribuição, principalmente, de incentivar o uso do Canal, reforçar o anonimato e a confidencialidade, e tornar o Canal de Denúncias parte da cultura organizacional.
Vamos começar?
Boa leitura!
Entendendo o Canal de Denúncia e sua importância
O Canal de Denúncias é um instrumento para detecção, prevenção e combate a irregularidades, desvios e más condutas nas organizações.
Diversos desvios e irregularidades podem afetar a segurança e a saúde de uma empresa:
- assédio sexual e moral;
- discriminação e bullying;
- fraudes e corrupção;
- desperdício e desvios;
- dentre outros.
Esses desvios podem gerar prejuízos de ordem financeira, interpessoal (afetando motivação e produtividade) e choques de reputação graves.
As empresas que não se protegem desses problemas terão de lidar com essas consequências, problemas com a Justiça do Trabalho, e podem levar muito tempo para reconstruir sua imagem no mercado.
Portanto, implementar um Canal de Denúncias é uma ação de proteção aos colaboradores, à própria empresa, e aos seus clientes, fornecedores e terceiros.
A ferramenta apoia o desenvolvimento da empresa, mantendo sua produtividade e alcance de resultados, reputação e durabilidade.
O papel dos líderes no incentivo ao uso do Canal de Denúncia
As lideranças de uma organização possuem um papel fundamental na implantação e na manutenção do Canal de Denúncias.
Muito resumidamente, as lideranças existem para personificar objetivos e valores da empresa: agem como representantes, como modelo e como articuladores de estratégias.
Uma organização precisa manter um nível de harmonia entre gestores, líderes e colaboradores para que todos mirem no mesmo alvo e alcancem as metas estabelecidas coletivamente.
A liderança aponta o caminho a ser seguido pelo seu time, tanto no sentido das entregas do trabalho, quanto no sentido da dinâmica interna, e da relação do funcionário com a própria empresa.
Sendo assim, para implementar e sustentar o Canal de Denúncias numa empresa, os líderes têm muito com que contribuir.
Entenda, a seguir, algumas formas pelas quais líderes podem promover o Canal de Denúncias em suas organizações.
Como líderes podem promover o Canal de Denúncia
- Propaganda: um dos passos mais importantes na implementação do Canal de Denúncias é a divulgação e a comunicação sobre o Canal.
Esse é um ótimo momento para líderes tomarem a frente e participarem desse processo.
As lideranças podem divulgar o Canal de Denúncias de forma positiva e entusiástica, demonstrando os benefícios do instrumento para o bem-estar de seus liderados.
Assim, os colaboradores não irão sentir que o Canal é um fardo a ser carregado, e sim a oportunidade de criar efetivamente e de forma justa um ambiente saudável e mais produtivo.
- Ser um modelo e exemplo: o líder, personificando os objetivos da empresa ao contratar um Canal de Denúncias, deve ser um modelo daquilo que a empresa defende.
Fortalecer o senso de segurança e confiança para com a ferramenta, agir de forma justa, evitar qualquer tipo de retaliação e vigiar para que elas não aconteçam entre os colegas é fundamental.
Com um líder como exemplo, fica mais fácil para os colaboradores entenderem o compromisso da empresa com a sua segurança e bem-estar. - Treinamentos práticos: as lideranças podem participar dos treinamentos práticos, que são fundamentais para que os colaboradores fiquem mais íntimos do Canal de Denúncias.
Além de aprender sobre a utilidade e importância do Canal, é preciso aprender a como como utilizá-lo na prática.
Estando mais próximos dos funcionários, lideranças podem ensinar a realizar as denúncias, verificar o número de protocolo para acompanhar o andamento e outras ações importantes.
Além dessas três atividades, o líder deve:
- incentivar o uso do Canal;
- vestir a camisa do Canal;
- apoiar a divulgação do Código de Conduta e da ferramenta;
- sinalizar qualquer problema na plataforma para os gestores;
- acolher receios e dúvidas relativos ao anonimato e confidencialidade.
Com isso, o líder deve criar um ambiente seguro para denúncias — fazer com que o Canal de Denúncias seja confiável e passe a fazer parte da cultura organizacional da empresa.
Criando um ambiente seguro para denúncias
Se você é líder numa organização que está em processo de implementação do Canal de Denúncias, essas são algumas estratégias de incentivo ao uso.
O mais importante aqui é que a liderança possa ajudar efetivamente a criar um ambiente seguro para as denúncias.
Quando o Canal de Denúncias é terceirizado e possui atributos e elementos essenciais, a ferramenta é segura; mas, e o ambiente onde esse Canal irá funcionar?
O ambiente seguro se faz com ações, comunicações e treinamentos. As pessoas precisam saber e sentir que estão em segurança.
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Garanta que a empresa já possui algum tempo e experiência de mercado, e tire todas as suas dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta e a relação com a empresa fornecedora.
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A Contato Seguro conta com todos os requisitos fundamentais para que um Canal de Denúncias se torne parte da estrutura da organização, parte da cultura, e gere os diversos benefícios esperados com a ferramenta.
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É uma ferramenta que permite a colaboradores reportar irregularidades, como assédio e fraudes, de forma confidencial.
Os líderes são responsáveis por incentivar o uso do canal, reforçar a segurança e integrar a ferramenta à cultura organizacional.
Lideranças podem promover treinamentos, divulgar os benefícios e garantir um ambiente seguro e sem retaliações.
Um canal terceirizado garante maior anonimato, imparcialidade e segurança, aumentando a confiança dos colaboradores.
Um ambiente seguro depende de ações e comunicações que transmitam confiança e garantam anonimato e proteção ao denunciante.
A Contato Seguro oferece plataforma personalizável, denúncias via WhatsApp, treinamentos e outros diferenciais.