Canal de Denúncias: estratégias para líderes incentivarem o uso

Canal de denúncias estratégias para líderes incentivarem uso

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Tempo de Leitura: 4 Minutos

Um Canal de Denúncias efetivo possui um número de atributos e elementos essenciais.

O processo de implementação também deve seguir etapas definidas e bem estruturadas.

Neste artigo, vamos relembrar alguns desses elementos e atributos, e apontar o papel dos líderes como eixos fundamentais da implementação e funcionamento do Canal de Denúncias.

As lideranças têm a atribuição, principalmente, de incentivar o uso do Canal, reforçar o anonimato e a confidencialidade, e tornar o Canal de Denúncias parte da cultura organizacional.

Vamos começar?

Boa leitura!

Entendendo o Canal de Denúncia e sua importância

O Canal de Denúncias é um instrumento para detecção, prevenção e combate a irregularidades, desvios e más condutas nas organizações.

02 Meses de Isenção

Diversos desvios e irregularidades podem afetar a segurança e a saúde de uma empresa:

  • assédio sexual e moral;
  • discriminação e bullying;
  • fraudes e corrupção;
  • desperdício e desvios;
  • dentre outros.

Esses desvios podem gerar prejuízos de ordem financeira, interpessoal (afetando motivação e produtividade) e choques de reputação graves.

As empresas que não se protegem desses problemas terão de lidar com essas consequências, problemas com a Justiça do Trabalho, e podem levar muito tempo para reconstruir sua imagem no mercado.

Portanto, implementar um Canal de Denúncias é uma ação de proteção aos colaboradores, à própria empresa, e aos seus clientes, fornecedores e terceiros.

A ferramenta apoia o desenvolvimento da empresa, mantendo sua produtividade e alcance de resultados, reputação e durabilidade.

O papel dos líderes no incentivo ao uso do Canal de Denúncia

As lideranças de uma organização possuem um papel fundamental na implantação e na manutenção do Canal de Denúncias.

Muito resumidamente, as lideranças existem para personificar objetivos e valores da empresa: agem como representantes, como modelo e como articuladores de estratégias.

Estratégias de líderes para promover uso do canal de denúncias
Estratégias de líderes para promover uso do canal de denúncias

Uma organização precisa manter um nível de harmonia entre gestores, líderes e colaboradores para que todos mirem no mesmo alvo e alcancem as metas estabelecidas coletivamente.

A liderança aponta o caminho a ser seguido pelo seu time, tanto no sentido das entregas do trabalho, quanto no sentido da dinâmica interna, e da relação do funcionário com a própria empresa.

Sendo assim, para implementar e sustentar o Canal de Denúncias numa empresa, os líderes têm muito com que contribuir.

Entenda, a seguir, algumas formas pelas quais líderes podem promover o Canal de Denúncias em suas organizações.

Como líderes podem promover o Canal de Denúncia

  1. Propaganda: um dos passos mais importantes na implementação do Canal de Denúncias é a divulgação e a comunicação sobre o Canal.

    Esse é um ótimo momento para líderes tomarem a frente e participarem desse processo.

As lideranças podem divulgar o Canal de Denúncias de forma positiva e entusiástica, demonstrando os benefícios do instrumento para o bem-estar de seus liderados.

Assim, os colaboradores não irão sentir que o Canal é um fardo a ser carregado, e sim a oportunidade de criar efetivamente e de forma justa um ambiente saudável e mais produtivo.

  1. Ser um modelo e exemplo: o líder, personificando os objetivos da empresa ao contratar um Canal de Denúncias, deve ser um modelo daquilo que a empresa defende.

    Fortalecer o senso de segurança e confiança para com a ferramenta, agir de forma justa, evitar qualquer tipo de retaliação e vigiar para que elas não aconteçam entre os colegas é fundamental.

    Com um líder como exemplo, fica mais fácil para os colaboradores entenderem o compromisso da empresa com a sua segurança e bem-estar.
  2. Treinamentos práticos: as lideranças podem participar dos treinamentos práticos, que são fundamentais para que os colaboradores fiquem mais íntimos do Canal de Denúncias.

    Além de aprender sobre a utilidade e importância do Canal, é preciso aprender a como como utilizá-lo na prática.

    Estando mais próximos dos funcionários, lideranças podem ensinar a realizar as denúncias, verificar o número de protocolo para acompanhar o andamento e outras ações importantes.

Além dessas três atividades, o líder deve:

  • incentivar o uso do Canal;
  • vestir a camisa do Canal;
  • apoiar a divulgação do Código de Conduta e da ferramenta;
  • sinalizar qualquer problema na plataforma para os gestores;
  • acolher receios e dúvidas relativos ao anonimato e confidencialidade.



Com isso, o líder deve criar um ambiente seguro para denúncias — fazer com que o Canal de Denúncias seja confiável e passe a fazer parte da cultura organizacional da empresa.

Criando um ambiente seguro para denúncias

Se você é líder numa organização que está em processo de implementação do Canal de Denúncias, essas são algumas estratégias de incentivo ao uso.

O mais importante aqui é que a liderança possa ajudar efetivamente a criar um ambiente seguro para as denúncias.

Quando o Canal de Denúncias é terceirizado e possui atributos e elementos essenciais, a ferramenta é segura; mas, e o ambiente onde esse Canal irá funcionar?

O ambiente seguro se faz com ações, comunicações e treinamentos. As pessoas precisam saber e sentir que estão em segurança.

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