A Gestão de Riscos é uma atividade que objetiva a proteção de uma organização.
Toda empresa está sujeita a diversos riscos. Gerenciar esses riscos significa identificá-los, analisá-los, avaliá-los e estabelecer uma estratégia para dirimi-los.
Dentro do Compliance, e portanto envolvendo o Canal de Denúncias, a gestão de riscos tem um foco específico: questões de integridade e ética.
Entretanto, o Canal também pode ser útil em relação a outros tipos de riscos.
Neste artigo, você vai entender como um Canal de Denúncias é uma ferramenta para melhorar a gestão de riscos dentro da sua empresa.
Vamos começar?
Boa leitura!
O papel do Canal de Denúncia na otimização da gestão de riscos
O que é uma denúncia? Uma denúncia, dentro do contexto organizacional, é o relato de qualquer incidente, acontecimento ou situação que pode resultar numa ilicitude, irregularidade ou desvio.
Portanto, denunciar é contar, deixar que a direção saiba, de uma situação de risco.
Quando garante segurança, confidencialidade e anonimato, o Canal de Denúncias realmente funciona, ou seja, esses relatos chegam à ferramenta, com um bom nível de qualificação, e permitem que esses riscos sejam abordados.
Como o Canal de Denúncia ajuda a identificar e mitigar riscos corporativos
A Gestão de Riscos tem um escopo abrangente: existem riscos de mercado, operacionais, trabalhistas, ambientais, concorrenciais, de imagem, financeiros, e assim por diante.
Se uma empresa empreende uma estratégia de gestão de riscos, ela criará processos para identificá-los, analisá-los, buscar soluções e continuar monitorando as estratégias.
O processo de Gestão de Riscos envolve, dessa forma, prever e antecipar esses riscos, agindo preventivamente para que os danos não cheguem a ocorrer.
Nesse sentido, além das auditorias e dos estudos para identificação de riscos, o Canal de Denúncias pode ser mais um instrumento altamente eficiente de auxílio à detecção de riscos.
Alguém que percebeu um possível risco na empresa, pode denunciar e, assim, ajudar a empresa a checar e se adiantar aos seus riscos de:
- conformidade;
- ambientais;
- trabalhistas;
- cibernéticos;
- financeiros;
- e outros.
O impacto do Canal de Denúncia na prevenção de fraudes e irregularidades
O Canal de Denúncia se mostra uma ferramenta altamente eficaz para combater fraudes e outras irregularidades.
Com relação às fraudes, ele é geralmente o principal responsável pela maioria dos casos detectados e, consequentemente, resolvidos.
As denúncias, quando ocorrem num ambiente seguro, também têm um impacto sobre outros tipos de irregularidades, como o assédio, a discriminação, desvios, furtos, corrupção e descumprimentos legais.
Benefícios do Canal de Denúncia para Empresas na gestão de riscos
O processo de Gestão de Riscos envolve diversas etapas e varia em complexidade.
Por isso, a atuação do Canal de Denúncias na gestão de riscos irá variar dependendo da realidade de cada organização.
Mas, podemos resumir o benefício do Canal de Denúncias para Empresas em relação à gestão de riscos como: é um instrumento que facilita a identificação, o mapeamento e a criação de estratégias para prevenir riscos organizacionais.
Dessa forma:
- o Canal de Denúncias facilita o processo de identificação de uma série de riscos;
- auxilia na coleta de informações importantes para os processos da gestão de riscos;
- prevenção ativa de irregularidades;
- acelera a detecção de situações que só teriam a chance de ser descobertas pela auditoria.
Assim, evidentemente, o Canal de Denúncia aliado à Gestão de Riscos cria maior segurança, estabilidade e reputação para a empresa.
Quanto mais riscos forem identificados, e quanto mais trabalho for realizado em cima desses conhecimentos, menos riscos atingirão diretamente a empresa, e mais prontidão ela terá para lidar com a porcentagem de riscos que não podem ser evitados (externos).
Como o Canal de Denúncia fortalece a conformidade com normas e regulamentos
É importante lembrar que, para todo tipo de risco a que uma empresa está sujeita, existem normas e regulamentos a respeito.
Frequentemente, é o descumprimento de normas e regulamentos que pode gerar um risco evitável numa organização.
O Canal de Denúncias também se mostra decisivo na identificação de falhas relativas ao cumprimento de normas e regulamentos.
Seguir à risca as normas e regulamentos é uma necessidade em todas as empresas. Mas, por diversos motivos, algumas pessoas acabam falhando muito nesse quesito.
Isso expõe a empresa a possíveis acidentes, perdas ou desperdício de materiais, bem como a multas e sanções.
Portanto, é bom lembrar que, quanto a esses pequenos desvios e deslizes (quanto ao cumprimento de regulamentos) sempre tem alguém observando.
E, se um Canal de Denúncias garantir a proteção do denunciante, ele irá denunciar.
A importância de agir rapidamente sobre as denúncias recebidas
Como aliado da Gestão de Riscos, o Canal de Denúncias precisa funcionar efetivamente.
Estamos sempre citando a importância de garantir a segurança, proteger o denunciante contra a retaliação e apostar numa infraestrutura robusta para proteção de dados e organização dos relatos.
O Canal de Denúncias, para ajudar a gestão de riscos, precisa cumprir com um requisito fundamental: a apuração de todas as denúncias com a maior agilidade possível.
Toda a questão da Gestão de Riscos está no tempo: precisamos identificar os riscos antes, enquanto ainda são riscos, e não perdas.
Precisamos nos adiantar à resolução do problema, já entendendo que nossas ações e atitudes são a única forma de conter certos problemas organizacionais.
Por isso, o Canal deve sempre buscar a maior agilidade possível na apuração das denúncias.
Quanto antes se identifica um risco, maior o sucesso das estratégias para eliminá-lo ou reduzir seus impactos negativos!
Conheça a plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro
Se você busca um Canal de Denúncias para reduzir irregularidades, livrar sua empresa de problemas na justiça, aumentar o nível de produtividade e motivação dos seus colaboradores, e levar segurança e resultados efetivos, então você precisa conhecer a Contato Seguro.
Como a Contato Seguro pode otimizar a gestão de riscos na sua empresa
Nossa plataforma é completa, estruturada para atender as demandas de qualquer empresa, de qualquer setor ou porte.
Além de um programa seguro, intuitivo e fácil para os denunciantes, você, como dono ou diretor, terá em mãos uma ferramenta altamente efetiva para abordar irregularidades, desvios e más condutas.
O Canal ajuda a criar uma cultura de integridade e ética organizacional e, com a ajuda dos seus funcionários, sua empresa será capaz de responsabilizar possíveis infratores e criar estratégias para evitar riscos e suprimir más condutas.
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FAQ: Canal de Denúncia: como otimizar a gestão de riscos
Ele identifica riscos organizacionais, como fraudes e descumprimentos legais, permitindo ações preventivas.
Riscos de conformidade, ambientais, trabalhistas, cibernéticos, financeiros e outros podem ser identificados e mitigados.
Para prevenir que riscos evoluam para perdas e garantir a eficácia das estratégias de mitigação.
Ele detecta falhas no cumprimento de normas, ajudando a evitar acidentes, multas e sanções.
Facilita a identificação, mapeamento e prevenção de riscos, além de acelerar a detecção de irregularidades.
Oferece uma plataforma segura e intuitiva para denúncias, permitindo maior controle de irregularidades e estratégias eficazes.