Canal de Denúncia corporativo: evitando danos à imagem

Canal de Denúncia corporativo: evitando danos à imagem

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Tempo de Leitura: 6 Minutos

Como dono ou líder de uma empresa, quanto tempo você passa pensando em reputação?

Nos dias atuais, com o intenso fluxo de informações diárias, a reputação se torna um elemento ainda mais essencial para pessoas e empresas, e muito mais sujeito a riscos.

Reputações mais sólidas no mercado atraem os melhores talentos, passam uma imagem de confiança, estabilidade e tendem a ter clientes mais fiéis.

Mas, principalmente em empresas maiores, que envolvem centenas de pessoas, como manter a reputação de uma empresa, se atualmente ela é um ativo tão frágil?

O Canal de Denúncias é um instrumento altamente efetivo para evitar irregularidades, descumprimentos e desvios que podem levar a danos à reputação numa organização.

Neste artigo, vamos explicar o porquê e como isso acontece após a implementação.

Boa leitura!

O Que É o Canal de Denúncia Corporativo?

O Canal de Denúncia Corporativo é a ferramenta número 1 para a detecção, o combate e a prevenção de irregularidades organizacionais.

Se uma empresa almeja diminuir a ocorrência de irregularidades diversas no ambiente de trabalho, aumentar a confiança dos colaboradores e melhorar seus resultados, o Canal de Denúncias é fortemente recomendado.

E por quê? Qual é o grande diferencial do Canal de Denúncias em comparação a outras possíveis soluções para mitigação de desvios e más condutas?

Definição e diferenciais do Canal de Denúncia

✅ O Canal de Denúncia é um instrumento especializado: portanto, centraliza o processo de identificação, apuração e resultado relativos a irregularidades empresariais;

✅ O Canal de Denúncia se apoia na ação das pessoas: em vez de ser um processo passivo de busca de evidências para se comprovar uma irregularidade, o Canal conta com a participação ativa das pessoas que sofreram ou testemunharam uma irregularidade no local de trabalho, e conta com elas para levar as provas e permitir um processo mais transparente;

✅ Os resultados do Canal geram um efeito cascata positivo e duradouro: as ações produzidas no contexto da investigação de irregularidades com o Canal de Denúncias geram resultados eficientes, que por sua vez têm um impacto positivo em todos os elementos pertinentes aos processos do próprio Canal.

Por esses motivos, após a implementação, os resultados aparecem muito rapidamente.

A empresa se torna capaz de abordar as irregularidades e criar estratégias para prevenir as potenciais, a partir dos dados coletados.

Importância do Canal de Denúncia nas Empresas

A importância do Canal de Denúncias nas empresas deve ser entendida com o reconhecimento de que nenhum outro instrumento é tão eficaz para identificar, prevenir e combater irregularidades corporativas.

Somente o Canal de Denúncias recolhe dados e dá subsídio para ações certeiras, com tanta velocidade e eficiência.

Além disso, sua aplicação é muito ampla, serve a todos os setores (porque todos possuem riscos ligados à ética e integridade), e gera benefícios cumulativos para a organização.

Como o Canal de Denúncia Evita Danos à Imagem da Empresa

Como o Canal de Denúncia Evita Danos à Imagem da Empresa

O Canal permite que atitudes a respeito de irregularidades sejam tomadas o quanto antes. No contexto da construção de reputação, o mais importante do Canal de Denúncias é a sua grande capacidade em prevenir.

Entende-se que alguém sempre sabe que está ocorrendo alguma irregularidade dentro de uma empresa.

Por mais que os infratores se esforcem para ocultar suas ações, elas sempre produzem algum indício, e alguém sempre fica sabendo.

Se os colaboradores perceberem o Canal como confiável, e souberem que sua identidade será protegida por meio do anonimato e da confidencialidade, e acreditarem na importância da denúncia, eles irão denunciar.

Portanto, muito antes que numa auditoria ou em outro formato de detecção passiva, o Canal de Denúncias recebe com prontidão dados e testemunhos sobre a irregularidade.

Isso permite que os desvios e más condutas sejam abordados diretamente e com mais objetividade e eficiência.

Em relação a possíveis riscos reputacionais, isso se torna ainda mais valioso, pois é possível controlar o volume dos prejuízos, e demonstrar o comprometimento com a integridade de uma só vez.

O que é a reputação

A reputação de uma organização é o conjunto de percepções que as pessoas — clientes, investidores, fornecedores, funcionários, e a comunidade — têm sobre a empresa e sua marca.

Diversos fatores influenciam nessa percepção que, em conjunto, formam a reputação de uma marca, como:

  • a qualidade de seus produtos e serviços;
  • participação em questões sociais e ambientais;
  • políticas internas de ética e integridade;
  • relacionamento com outras organizações;
  • dentre outros.

Uma boa imagem permite que a empresa se torne memorável para o mercado, expanda seu alcance de clientes, melhore seus relacionamentos internos e externos, e ganhe muitas vantagens em diversas frentes.

Portanto, cuidar da imagem de uma empresa é altamente benéfico para os seus resultados, sua longevidade e seu sucesso em geral.

Uma das formas de garantir que a empresa evite danos à sua imagem é pela implementação do Canal de Denúncias.

Prevenção de Escândalos e Irregularidades

Evitando danos à imagem com Canal de Denúncia

O Canal de Denúncias previne ativamente escândalos associados a irregularidades. Operações fraudulentas, corrupção, descumprimento de normas, bem como assédio sexual, moral e discriminação são objetos de escândalos e ataques reputacionais na mídia.

Combater e prevenir ativamente essas ocorrências torna a empresa mais sólida e mais confiável no mercado.

Promoção da Transparência e Ética Corporativa

É um dos efeitos naturais da implementação do instrumento na organização: os processos se tornam mais transparentes e a ética passa a ser reforçada ativamente.

Transparência gera confiança e boa comunicação, e a ética gera processos limpos, respeito e segurança.

Portanto, a empresa que possui um Canal de Denúncias funcional e efetivo transmite uma imagem mais transparente e mais íntegra para o mercado, o que acrescenta em muito à sua reputação.

Fortalecimento da Confiança de Clientes e Parceiros

Os efeitos da transmissão dessa imagem de confiança e reputação não se limita ao ambiente interno da empresa. 

Clientes e parceiros também recebem essa imagem com muito apreço, transformando sua forma de ver a empresa e ampliando os horizontes das relações.

Empresas com reputação forte têm mais clientes fiéis e mais oportunidades de parcerias vantajosas.

Benefícios do Canal de Denúncia Empresarial

Dessa maneira, os benefícios do Canal de Denúncias, além da construção e manutenção da reputação, são diversos. Confira alguns deles:

  1. Redução de riscos e fraudes: o Canal tem o poder de abordar diversos riscos empresariais, principalmente os voltados à ética e integridade.

    Além disso, é o instrumento mais eficiente para a detecção de fraudes corporativas, que são uma das irregularidades mais comuns em empresas diversas.
  2. Melhoria da cultura organizacional: as melhorias no nível de confiança e segurança interna têm um efeito positivo enorme sobre a cultura organizacional. Com cultura organizacional, torna-se muito mais fácil alinhar valores e expectativas, e manter o padrão ético sempre alto.

    Com melhores relações internas, aumenta-se a motivação e a produtividade no trabalho, fazendo com que a empresa chegue mais rapidamente aos seus resultados.
  3. Cumprimento de Leis e Regulamentos: estar em acordo com leis, normativas e regulamentos é, evidentemente, sempre positivo para a organização. Isso evita prejuízos financeiros, uso de tempo potencialmente produtivo e, é claro, protege a reputação da empresa.

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FAQ: Canal de Denúncia corporativo

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