Como o Canal de Denúncias impacta o colaborador em trabalho híbrido ou home office?
A consolidação do modelo híbrido de trabalho, que inclui o home office e o trabalho presencial, tornou-se uma realidade com diversas dificuldades e desafios para inúmeras empresas brasileiras.
Durante o último ano, o teletrabalho – que parecia ser passageiro – tornou-se permanente. E agora? Como a empresa conseguirá proteger seus colaboradores contra irregularidades como assédio moral, sexual e bullying, uma vez que eles estão trabalhando a distância ou apenas alguns dias presenciais?
Para responder questões como essas, nosso post de hoje mostrará a você como o Canal de Denúncias tem se mostrado necessário e efetivo para o desenvolvimento da cultura de integridade nas empresas.
A ferramenta impacta na prevenção e correção de desvios de conduta que, atualmente, são mais frequentes do que imagina-se, mesmo em ambientes corporativos on-line.
Se você procura por um canal profissional e seguro, conheça a Contato Seguro.
Canal de Denúncias: tecnologia a favor da cultura de integridade
“Se existe algo que costuma faltar aos compliance officers(1) é braço. Como a grande maioria deles conta com equipes muito reduzidas (quando conta), é impossível gerir o negócio sem o apoio da tecnologia, que permite organizar e automatizar alguns processos mais operacionais do que estratégicos.”
Revista LEC(2)
A tecnologia só se torna realmente relevante quando agrega valor para o cliente, assim como para todos os envolvidos no processo de investigação da denúncia (denunciante, gestor responsável e diretores).
A informação é do diretor de TI, Mateus Hass(3). Segundo ele, toda inovação e propostas de melhorias em tecnologia visam:
- Otimizar
- Ajudar
- Automatizar
- Economizar tempo e dinheiro
Hass afirma que a tecnologia do Canal de Denúncias da Contato Seguro garante:
- Segurança da informação: prevenção e detecção de ataques. A criptografia de ponta dos dados torna quase impossível um ataque hacker.
- Automação: para otimizar trabalhos repetitivos e evitar retrabalhos.
- Facilidade: a fim de transformar o difícil em fácil.
- Qualidade: com um produto top de mercado, os clientes da Contato Seguro utilizam os melhores padrões para desenvolver sua área de Compliance (ou Mecanismo de Integridade).
Como o Canal de Denúncias ajuda a desenvolver uma cultura de integridade que engaje e gere resultados?
A evolução do entendimento de integridade tem desempenhado um papel importante na evolução das empresas.
A implementação de Programas de Integridade deve ser movida à base de regras claras, gestão transparente, reconhecimento às boas práticas e aos comportamentos que, de fato, espelham os valores da companhia.
“Devido à pandemia do COVID-19, onde o regime de teletrabalho e home office tornaram-se comum, de acordo com diferentes fontes de pesquisas realizadas no Brasil, como o Tribunal Superior do Trabalho (“TST”) e o Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental (“IPRC”), houve aumento considerável nos relatos sobre assédio sofrido no ambiente remoto corporativo.”
LEC | Legal Ethics & Compliance (4)
Portanto, queremos ressaltar que importa mostrar que sugestões, consultas ou denúncias devem ser sempre apreciadas, em qualquer ambiente de trabalho.
Realizar ações que transmitam valores e comunicá-las internamente gera uma cultura de integridade orgânica.
Um Canal de Denúncias oferece às empresas a possibilidade de reforçar sua imagem de integridade perante todos os seus públicos (internos, externos e parceiros).
E para obter sucesso nesta comunicação, é preciso haver clareza, por meio da consolidação de atributos tangíveis como:
- Segurança
- Satisfação
- Reputação
- Efetividade
Quando a empresa dispõe de uma ferramenta de integridade como um Canal de Denúncias, ela garante que todos os públicos tenham acesso a uma voz!
O canal da Contato Seguro também aceita sugestões de melhorias. Assim, mais do que encontrar o que está errado, a solução cria um senso de comunidade e colaboração.
Afinal, é um orgulho trabalhar em uma empresa que aposta em fomentar a integridade, mostrando que uma cultura íntegra também gera resultados para os negócios.
Campanha de divulgação personalizada
A ferramenta da Contato Seguro entrega peças semiprontas de campanhas que irão ajudar a comunicar e fortalecer essa cultura.
Seus clientes recebem uma comunicação capaz de impactar e instruir de forma adequada os colaboradores, líderes e fornecedores.
Veja o que dizem os especialistas Hítalo Silva e Jaqueline Romano(5):
“Ainda, dentre os pilares do Programa de Compliance dispõe-se de Treinamento e Comunicação, assim como Canal de Denúncia, que possuem um papel fundamental para aproximar os colaboradores das iniciativas de Compliance da companhia, e com isso buscar conscientizar os colaboradores sobre comportamentos e práticas abusivas no ambiente de trabalho remoto. Através de um Programa de Compliance estruturado, a empresa demonstrará a importância de um ambiente preocupado com a saúde física, mental e emocional de seus colaboradores.”
Conclusão
Apesar das dificuldades dos modelos híbrido e home office, o Canal de Denúncia é uma solução tecnológica que oferece ao colaborador o orgulho de trabalhar em uma empresa que promove a cultura da integridade, gerando mais resultados para a sua empresa.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você e sua empresa.
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A tecnologia do Canal de Denúncias da Contato Seguro oferece segurança da informação, automação e facilidade de uso. Isso inclui prevenção contra ataques de hackers, automatização de tarefas operacionais e uma interface amigável, melhorando a eficiência do processo de denúncia.
Com a adoção do teletrabalho e home office, o risco de assédio e outras condutas impróprias no ambiente corporativo remoto aumentou. O Canal de Denúncias permite que funcionários relatem essas questões de forma segura e confidencial. Isso reforça os valores da empresa e ajuda a criar uma cultura de integridade e respeito, essencial para um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
A Contato Seguro oferece campanhas de comunicação personalizadas para ajudar a promover o Canal de Denúncias. Essas campanhas são projetadas para educar e incentivar os colaboradores a usar o canal, reforçando a mensagem de que a empresa valoriza a integridade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho seguro e justo para todos.
Fontes:
(1) https://tinyurl.com/yc5e25t5
(2) https://lec.com.br/banca-reforca-time-de-compliance-com-contratacao-de-novo-socio/
(3) https://www.linkedin.com/in/mateus-haas/
(4 e 5) https://lec.com.br/assedio-moral-no-teletrabalho-e-home-office-o-importante-papel-do-compliance/