Sua empresa precisa seguir regras, legislações internas e externas, e de proteção contra irregularidades e más condutas.
Implementar um Canal de Denúncias é um passo fundamental para manter os padrões, prevenir desvios e muito mais.
Neste artigo, descubra 7 razões pelas quais o Canal de Denúncia é essencial para a sua empresa!
Boa leitura!
O que é um Canal de Denúncias?
Um Canal de Denúncias é uma ferramenta para captação, gestão e apuração de relatos numa organização.
Ter um meio de comunicação para manifestações diversas é uma forma de garantir a transparência e o fluxo de informações importantes e manter o bom funcionamento dos processos da empresa.
Entenda agora 7 razões para implementar um Canal de Denúncias na sua empresa!
Conheça as 7 razões para que sua empresa tenha um Canal de Denúncias
Implementar um Canal de Denúncias para ficar a par das irregularidades e tomar medidas para combatê-las já é um demonstrativo importante de compromisso pela integridade e ética.
Mais que isso, a ferramenta em si é um meio prático para o fortalecimento da cultura ética na organização.
Quando há um Canal de Denúncias, trabalhadores, fornecedores e parceiros entendem que há uma vigilância e uma preocupação com o fazer correto no ambiente laboral.
Isso significa que todos ficarão mais atentos quanto às formas certas de realizar seus trabalhos e, é claro, atentos às irregularidades, desvios e más condutas.
As medidas disciplinares aplicadas a casos onde é identificada uma irregularidade servem para controlar potenciais infratores, e os treinamentos regulares reforçam valores éticos que criam uma força geradora de cultura ética.
Já se sabe que, na prática, empresas éticas são mais produtivas, mais lucrativas e mais duradouras no mercado. Portanto, a primeira razão para estruturar um bom Canal de Denúncias é fortalecer a cultura ética da empresa.
2 – Promove a transparência e a confiança
Uma empresa que observa a correção das condutas de cada colaborador e se esforça para conhecer o cotidiano da sua organização nos seus pontos mais frágeis é uma empresa confiável.
Com um Canal de Denúncias, a transparência se potencializa: os diretores assumem a responsabilidade de prevenir e combater irregularidades, os colaboradores assumem o dever de denunciar, e os efeitos são altamente benéficos.
Transparência é isto: o deixar fluir das informações mais cruciais, mesmo que sejam desagradáveis, para manter um bom clima, tornar saudável o ambiente de trabalho e gerar inúmeros benefícios para a organização.
A confiança (da organização para com os colaboradores, fornecedores e parceiros, e vice-versa), é um desses frutos. E, como sabemos, toda relação de sucesso é baseada na confiança.
3 – Previne perdas financeiras
Sem um Canal de Denúncias, a empresa fica exposta a diversos riscos: discriminação, assédio, descumprimento de normas, desvios. Todas essas más condutas têm um resultado negativo sobre as vítimas e sobre a própria empresa.
Vítimas de discriminação e assédio perdem a saúde, a motivação e a produtividade; desvios e descumprimentos levam ao desperdício de tempo e materiais, e assim por diante; fraudes são responsáveis pela perda de cerca de 5% do faturamento anual de empresas.
Por isso, um grande motivo para ter um Canal de Denúncias é a prevenção a perdas financeiras.
4 – Detecta fraudes e desvios de conduta
O Canal de Denúncias é um instrumento poderoso para o combate a fraudes numa organização.
O Relatório das Nações da ACFE (Associação de Examinadores Certificados de Fraudes, em português) mostra que empresas que não possuem Canal de Denúncias levam cerca de 6 meses a mais para descobrir a existência de uma fraude — levando-a a maiores prejuízos financeiros e outros problemas.
A fraude é uma das irregularidades mais comuns no mundo corporativo. Desvios de conduta também causam danos diversos à organização.
Detectar esses dois problemas precocemente evitará dores de cabeça, problemas financeiros e jurídicos.
5 – Reduz os riscos de multas e penalidades
Irregularidades levam a multas e penalidades.
O Código Civil, no inciso III de seu artigo 932, prevê a responsabilidade do empregador pelas ações dos empregados no exercício de sua função.
Isso significa que, frequentemente, a empresa paga, literalmente, pelas falhas de seus colaboradores.
Obrigatoriedades legais em geral usam a multa e outras penalidades como medidas de responsabilização pelo descumprimento.
Um Canal de Denúncias ajuda a sua empresa a se alinhar com a legislação, se atentar a possíveis práticas nocivas que levam a multas e penalidades.
6 – Protege a reputação e a integridade da sua empresa
Mais que nunca, hoje as pessoas se preocupam com a integridade e a reputação das empresas com as quais se relacionam.
Quando há um Canal de Denúncias em pleno funcionamento na organização, a prontidão em corrigir desvios e evitar irregularidades ampara a empresa contra choques reputacionais.
Escândalos de fraudes, discriminação, assédio e outros tipos de irregularidades destroem a imagem de uma empresa e podem comprometer seus negócios de forma irreversível.
7 – Identifica e soluciona problemas antes que se tornem crises
O Canal de Denúncias agiliza o processo de detecção de problemas. No contexto organizacional, isso é imprescindível, pois quanto mais tempo se demora para detectar, por exemplo, uma fraude, mais volumoso se torna o problema.
Questões como fraudes, assédio sexual e moral e desvios tendem a piorar exponencialmente, causando prejuízos diversos, que dão muito mais trabalho para corrigir posteriormente.
Por isso o foco de um Canal de Denúncias deve ser preventivo: evitar ao máximo que eles iniciem e, caso já existam, evitar sua gravidade.
Conclusão
O Canal de Denúncias é uma peça-chave para iniciar ou continuar uma gestão íntegra e ética.
A ferramenta tem consequências em vários níveis da organização, auxiliando na produtividade, na boa utilização de materiais e mão de obra, fortalecendo a reputação e a boa imagem, e evitando problemas com o Ministério do Trabalho e com a justiça.
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Um Canal de Denúncias é uma ferramenta para captação, gestão e apuração de relatos numa organização, garantindo transparência e fluxo de informações importantes para o bom funcionamento da empresa.
Implementar um Canal de Denúncias fortalece a cultura ética, promove transparência, previne perdas financeiras, detecta fraudes, reduz riscos de multas e penalidades, protege a reputação e identifica problemas antes que se tornem crises.
Ele permite o fluxo de informações cruciais, onde diretores e colaboradores assumem responsabilidades, gerando um ambiente de trabalho saudável e transparente, e fortalecendo a confiança mútua.
A empresa pode evitar custos decorrentes de discriminação, assédio, descumprimento de normas e fraudes, que podem resultar em perda de produtividade, desperdício de recursos e danos financeiros significativos.
Ele é um instrumento poderoso para identificar irregularidades precocemente, permitindo a tomada de ações corretivas antes que os problemas causem danos financeiros e jurídicos maiores.
A prontidão em corrigir desvios e evitar irregularidades protege a empresa contra choques reputacionais, preservando sua integridade e a confiança dos stakeholders.