Todas as organizações têm a obrigação de praticar a transparência.
Transparência corporativa significa, entre outras coisas, o cumprimento de leis, regulamentos e normativas; divulgação de informações pertinentes a diferentes partes interessadas; a acessibilidade das informações.
Pode-se medir a transparência de uma empresa pelo quão claramente o público externo e as partes interessadas podem observar suas movimentações, decisões, valores, objetivos, dados e informações.
Sendo um valor fundamental da governança, a transparência eleva os níveis de confiabilidade e de reputação de uma organização, tornando-a mais produtiva, mais aberta para relacionamentos com outras empresas, e protegida contra problemas de ordem legal.
O Canal de Denúncias é um instrumento essencial para a manutenção da transparência.
Neste artigo, você vai entender a importância do Canal de Denúncias na era da transparência, os benefícios da plataforma e os desafios na sua implementação.
Boa leitura!
A Era da Transparência
Estamos na era da informação. A internet, os smartphones, as redes sociais transformaram completamente a forma com que nos relacionamos.
E não só de pessoa para pessoa: a proximidade virtual das pessoas com as empresas também aumentou, e isso teve consequências importantes para a forma que as organizações se posicionam no mercado.
Atualmente, empresas precisam se mostrar muito mais do que antes: o nível de exigência para a transparência e a integridade se elevou, já que uma só pessoa — cliente ou outra parte interessada — pode afetar sua imagem positiva ou negativamente em escala global.
Além disso, os meios e tecnologias da informação hoje permitem que dados fiquem mais acessíveis.
Com acessibilidade e pessoas estão cada vez mais conscientes dos padrões de qualidade e de integridade aos quais uma empresa deve se alinhar, a transparência torna-se um valor necessário.
Se antes dessas mudanças era normal que organizações mantivessem o máximo de segredo possível para proteger vantagens competitivas ou fugir da má publicidade, hoje a transparência é o que garante essas vantagens e a credibilidade do público, acionistas e outras partes interessadas.
A necessidade de transparência para organizações aparece, identicamente, nas relações internas da organização; no ambiente de trabalho.
Dentro da empresa, a transparência se manifesta como:
- comunicação clara;
- responsabilização;
- divulgação de informações; e
- acessibilidade.
O que é um Canal de Denúncia?
Objetivos do Canal de Denúncia
Um Canal de Denúncias objetiva detectar, prevenir e combater irregularidades dentro de uma empresa.
Pessoas que foram vítimas de más condutas ou testemunharam alguma irregularidade podem relatar esses acontecimentos dentro de uma plataforma específica para denúncias.
O Canal assegura o anonimato e a confidencialidade, evitando a retaliação e vazamento de dados.
Dessa forma, é um meio seguro para reportar irregularidades dentro da organização sem colocar as pessoas em risco pessoal por se manifestarem.
Como um Canal de Denúncia promove a transparência?
O Canal de Denúncias promove a transparência por ser uma ferramenta de detecção de fatores que possam interferir com a transparência.
Dessa forma, as obrigações de transparência: comunicação, divulgação de informações, acessibilidade de informações e a responsabilização são ativamente demandadas de todos os colaboradores.
Com o Canal, as pessoas que engajam em irregularidades perturbadoras da transparência ficam inibidas de cometer os desvios e, se os cometerem, são rapidamente descobertas e devidamente responsabilizadas.
Benefícios do Canal de Denúncia para as organizações
O Canal de Denúncias participa da construção da integridade empresarial de forma geral.
A presença de um mecanismo de detecção de irregularidade aumenta o nível moral para todos da organização, e as expectativas sobre o “fazer o certo” ficam mais claras — tornam-se mais sólidas na cultura organizacional.
Assim, evitam-se os desvios, as fraudes, assédio, discriminação, dentre outras irregularidades, promovendo:
- melhor clima organizacional;
- maior produtividade;
- reputação mais forte;
- melhor imagem no mercado; e
- melhores lucros e resultados.
Como implementar um Canal de Denúncia eficaz
Um Canal de Denúncias eficaz possui alguns atributos fundamentais:
- confidencialidade e anonimato: o Canal precisa permitir que as denúncias sejam ou anônimas (impossibilidade de identificar o relator) ou confidenciais (garantia da proteção da identidade). Somente assim as pessoas terão confiança para denunciar, e o Canal poderá funcionar bem.
- acessibilidade: um Canal de Denúncias de sucesso deve estar sempre disponível para acesso. Isso significa que um colaborador, fornecedor ou parceiro pode enviar uma denúncia a qualquer hora do dia, e por vários meios.
Assim, o Canal deve funcionar 24 horas por dia, e ter ligações telefônicas (0800), e-mails, formulários e whatsapp como formatos para denunciar. Isso evita as resistências e a desistência de se relatar uma irregularidade. - ótima infraestrutura: a plataforma deve contar, em seus aspectos mais técnicos, com um nível de segurança elevado. O sistema deve permitir pesquisas, relatórios e consultas, além de impossibilitar o vazamento de dados.
- capacidade de compreensão e codificação da Denúncia: os psicólogos-ouvidores devem ter um treinamento de ponta, e estarem prontos para atender situações delicadas ou demasiadamente complexas. O modelo e o método de atendimento devem assegurar a confiança e segurança do manifestante, bem como a qualidade dos dados fornecidos a respeito da denúncia.
- ambiente propício na empresa: o ambiente da empresa deve fomentar e estimular o bom uso do Canal de Denúncias. Confiar na empresa, na plataforma e na integridade do processo são pontos fundamentais. Os Códigos de Conduta, os treinamentos e demais iniciativas educacionais são de bom tom.
- IA Generativa: a IA generativa potencializa todos os atributos fundamentais do sucesso de um Canal, ao melhorar ainda mais o acesso, e facilitar a denúncia com o auxílio de um assistente virtual, etc.
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A Contato Seguro é a sua parceira na implementação de um Canal de Denúncias efetivo, que gera os melhores resultados para a sua empresa.
Desde a Lei 14.457/22, o Canal de Denúncias é obrigatório para todas as empresas com CIPA.
Portanto, implementar um bom Canal é uma exigência legal e que trará diversos benefícios para todas as áreas da sua organização, levando-a a atingir o nível de transparência que assegura o sucesso de uma organização na Era da Transparência e da Informação.
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Contrate um Canal de Denúncias!
Um Canal de Denúncias é uma plataforma onde pessoas podem relatar irregularidades, garantindo anonimato e confidencialidade, sem risco de retaliação.
Detectar, prevenir e combater irregularidades dentro de uma empresa, promovendo um ambiente de transparência e integridade.
Ele detecta fatores que interferem na transparência, demandando comunicação clara, divulgação de informações e responsabilização de todos os colaboradores.
Melhora o clima organizacional, aumenta a produtividade, fortalece a reputação, melhora a imagem no mercado e gera melhores lucros e resultados.
Confidencialidade, anonimato, acessibilidade, ótima infraestrutura, capacidade de compreensão e codificação da denúncia, e um ambiente propício na empresa.
A IA generativa facilita o acesso e a denúncia, oferecendo assistência virtual e melhorando a eficiência do processo.