A importância do Canal de Denúncias na era da transparência

A importância do canal de denúncias na era da transparência

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

Todas as organizações têm a obrigação de praticar a transparência.

Transparência corporativa significa, entre outras coisas, o cumprimento de leis, regulamentos e normativas; divulgação de informações pertinentes a diferentes partes interessadas; a acessibilidade das informações.

Pode-se medir a transparência de uma empresa pelo quão claramente o público externo e as partes interessadas podem observar suas movimentações, decisões, valores, objetivos, dados e informações.

Sendo um valor fundamental da governança, a transparência eleva os níveis de confiabilidade e de reputação de uma organização, tornando-a mais produtiva, mais aberta para relacionamentos com outras empresas, e protegida contra problemas de ordem legal.

O Canal de Denúncias é um instrumento essencial para a manutenção da transparência.

Neste artigo, você vai entender a importância do Canal de Denúncias na era da transparência, os benefícios da plataforma e os desafios na sua implementação.

Boa leitura!

A Era da Transparência

Estamos na era da informação. A internet, os smartphones, as redes sociais transformaram completamente a forma com que nos relacionamos.

E não só de pessoa para pessoa: a proximidade virtual das pessoas com as empresas também aumentou, e isso teve consequências importantes para a forma que as organizações se posicionam no mercado.

Atualmente, empresas precisam se mostrar muito mais do que antes: o nível de exigência para a transparência e a integridade se elevou, já que uma só pessoa — cliente ou outra parte interessada — pode afetar sua imagem positiva ou negativamente em escala global.

Além disso, os meios e tecnologias da informação hoje permitem que dados fiquem mais acessíveis.

Com acessibilidade e pessoas estão cada vez mais conscientes dos padrões de qualidade e de integridade aos quais uma empresa deve se alinhar, a transparência torna-se um valor necessário.

Se antes dessas mudanças era normal que organizações mantivessem o máximo de segredo possível para proteger vantagens competitivas ou fugir da má publicidade, hoje a transparência é o que garante essas vantagens e a credibilidade do público, acionistas e outras partes interessadas.

A necessidade de transparência para organizações aparece, identicamente, nas relações internas da organização; no ambiente de trabalho.

Dentro da empresa, a transparência se manifesta como:

  • comunicação clara;
  • responsabilização;
  • divulgação de informações; e
  • acessibilidade.

O que é um Canal de Denúncia?

Objetivos do Canal de Denúncia

Um Canal de Denúncias objetiva detectar, prevenir e combater irregularidades dentro de uma empresa.

Benefícios do canal de denúncias para organizações
Benefícios do canal de denúncias para organizações

Pessoas que foram vítimas de más condutas ou testemunharam alguma irregularidade podem relatar esses acontecimentos dentro de uma plataforma específica para denúncias.

O Canal assegura o anonimato e a confidencialidade, evitando a retaliação e vazamento de dados.

Dessa forma, é um meio seguro para reportar irregularidades dentro da organização sem colocar as pessoas em risco pessoal por se manifestarem.

Como um Canal de Denúncia promove a transparência?

O Canal de Denúncias promove a transparência por ser uma ferramenta de detecção de fatores que possam interferir com a transparência.

Dessa forma, as obrigações de transparência: comunicação, divulgação de informações, acessibilidade de informações e a responsabilização são ativamente demandadas de todos os colaboradores.

Com o Canal, as pessoas que engajam em irregularidades perturbadoras da transparência ficam inibidas de cometer os desvios e, se os cometerem, são rapidamente descobertas e devidamente responsabilizadas.

Benefícios do Canal de Denúncia para as organizações

O Canal de Denúncias participa da construção da integridade empresarial de forma geral.

A presença de um mecanismo de detecção de irregularidade aumenta o nível moral para todos da organização, e as expectativas sobre o “fazer o certo” ficam mais claras — tornam-se mais sólidas na cultura organizacional.

Assim, evitam-se os desvios, as fraudes, assédio, discriminação, dentre outras irregularidades, promovendo:

  • melhor clima organizacional;
  • maior produtividade;
  • reputação mais forte;
  • melhor imagem no mercado; e
  • melhores lucros e resultados.

Como implementar um Canal de Denúncia eficaz


Um Canal de Denúncias eficaz possui alguns atributos fundamentais:

  • confidencialidade e anonimato: o Canal precisa permitir que as denúncias sejam ou anônimas (impossibilidade de identificar o relator) ou confidenciais (garantia da proteção da identidade). Somente assim as pessoas terão confiança para denunciar, e o Canal poderá funcionar bem.
  • acessibilidade: um Canal de Denúncias de sucesso deve estar sempre disponível para acesso. Isso significa que um colaborador, fornecedor ou parceiro pode enviar uma denúncia a qualquer hora do dia, e por vários meios.

    Assim, o Canal deve funcionar 24 horas por dia, e ter ligações telefônicas (0800), e-mails, formulários e whatsapp como formatos para denunciar. Isso evita as resistências e a desistência de se relatar uma irregularidade.
  • ótima infraestrutura: a plataforma deve contar, em seus aspectos mais técnicos, com um nível de segurança elevado. O sistema deve permitir pesquisas, relatórios e consultas, além de impossibilitar o vazamento de dados.
  • capacidade de compreensão e codificação da Denúncia: os psicólogos-ouvidores devem ter um treinamento de ponta, e estarem prontos para atender situações delicadas ou demasiadamente complexas. O modelo e o método de atendimento devem assegurar a confiança e segurança do manifestante, bem como a qualidade dos dados fornecidos a respeito da denúncia.
  • ambiente propício na empresa: o ambiente da empresa deve fomentar e estimular o bom uso do Canal de Denúncias. Confiar na empresa, na plataforma e na integridade do processo são pontos fundamentais. Os Códigos de Conduta, os treinamentos e demais iniciativas educacionais são de bom tom.
  • IA Generativa: a IA generativa potencializa todos os atributos fundamentais do sucesso de um Canal, ao melhorar ainda mais o acesso, e facilitar a denúncia com o auxílio de um assistente virtual, etc.

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A Contato Seguro é a sua parceira na implementação de um Canal de Denúncias efetivo, que gera os melhores resultados para a sua empresa.

Desde a Lei 14.457/22, o Canal de Denúncias é obrigatório para todas as empresas com CIPA.

Portanto, implementar um bom Canal é uma exigência legal e que trará diversos benefícios para todas as áreas da sua organização, levando-a a atingir o nível de transparência que assegura o sucesso de uma organização na Era da Transparência e da Informação.

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Como combater irregularidades com o Canal de Denúncias

Tempo de Leitura: 4 Minutos As irregularidades contribuem para que a empresa perca dinheiro, competitividade, fique com uma imagem negativa no mercado e, ainda, veja seus profissionais talentosos se despedirem da organização. Neste artigo você vai descobrir como a Contato Seguro ajuda seu negócio a combater as irregularidades com o Canal de Denúncias.

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