Canal de Denúncias torna o trabalho mais humano e justo

mulher de camisa listrada sentada à mesa com um notebook e com a mão no queixo em frente a um homem e sorrindo para ele

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Além da boa reputação: Canal de Denúncias torna o ambiente profissional mais humano e justo

Houve um tempo em que, para reivindicar seus direitos, era preciso que os trabalhadores promovessem uma grande manifestação. Não havia dúvidas do preço a se pagar por exigir melhores condições de trabalho e o cumprimento das leis envolvidas nas atividades: retaliação, demissão e uma provável marca negativa no currículo.

Para fazer com que a legislação deixasse de ser apenas normas escritas e fosse efetivamente aplicada, passaram a existir medidas de integridade cada vez mais articuladas, como as ferramentas trazidas pelo que chamamos de Compliance – ou Programa de Integridade.  

Um bom exemplo dessas ferramentas é o Canal de Denúncias, que não só protege a empresa de uma série de prejuízos como também cria uma rede de apoio aos colaboradores, refletindo positivamente em sua qualidade de vida, produtividade e clima organizacional. 

Na Contato Seguro, a ouvidoria é independente

Na prática, o Canal de Denúncias da Contato Seguro conta com um time de atendentes qualificados, para o qual os funcionários de uma empresa podem reportar, de forma anônima, as mais diversas irregularidades, que vão desde o desvio de verbas até casos de bullying, abusos e ações ofensivas. 

O impacto positivo de ter um espaço sigiloso para que os colaboradores exponham livremente os riscos ou as irregularidades no âmbito interno é comprovado no dia a dia das empresas que adotam o Compliance. E, por receber relatos que afetam diretamente o estado psicológico dos profissionais, o Canal de Denúncias é fundamental para tornar o mercado de trabalho mais civilizado, equilibrado e humano.

Mudança de cultura a partir das denúncias

No momento em que um funcionário sabe que será ouvido com respeito e seriedade, todo o ambiente à sua volta se transforma: um código de conduta vai se construindo no alicerce da organização. A partir daí, empatia, senso de justiça, responsabilidade e ética se tornam básicos no dia a dia profissional, modificando toda a atmosfera interna da empresa. 

Quando o funcionário começa a conviver com relações mais saudáveis e gentis, sua autoestima, confiança e desempenho aumentam consideravelmente. Isso porque o estado de medo, sensação de injustiça e constrangimento típicos de situações hostis dão lugar ao sentimento de valorização, segurança e compreensão.

Na maioria dos casos, as situações trazidas para o Canal de Denúncias não são problemas meramente individuais. Quase sempre, as queixas reproduzem práticas enraizadas na cultura de cada segmento de mercado. Questões como assédio, discriminação, abuso de poder e conflito de interesses são, muitas vezes, normalizadas dentro de determinadas áreas, podendo escapar aos olhos da direção da empresa. Por isso é preciso reeducar desde os gestores e líderes até o colaborador lá da ponta.

É pensando nisso que a Contato Seguro conta com atendentes especializados, tornando a escuta qualificada e sensível. “Oportunizamos acolhimento àqueles que nos procuram,  assim como damos voz a quem não é ouvido diariamente em seu mais variado contexto”, garante a psicóloga e ouvidora da Contato Seguro, Waleska Pedruzzi. 

Canal de Denúncias: um espaço de acolhimento

Por ser independente da organização contratante, os atendentes da Contato Seguro inspiram mais confiança em quem precisa denunciar qualquer prática inadequada. Afinal, como expor um caso de assédio moral quando o agressor é justamente o seu chefe? Sem um espaço como o Canal de Denúncias, essas situações acabam sendo silenciadas e os efeitos vão além de uma organização com reputação manchada quando vêm à tona: afetam a saúde mental dos envolvidos, geram revolta dentro da empresa, além de possíveis ações trabalhistas, sem contar com o risco gigantesco de uma mídia negativa nas redes sociais.

Da mesma forma, a presença de psicólogos torna o ato de denunciar mais leve e assertivo, considerando que os denunciantes frequentemente estão fragilizados ao fazer contato. “O profissional de psicologia possui repertórios teórico e técnico para receber as demandas apresentadas com o acolhimento, diligência e imparcialidade imprescindíveis nesse trabalho”, avalia o psicólogo-ouvidor Robson Antônio Gonçalves.

Esse suporte acaba encorajando o profissional a compartilhar questões que, sem o Canal de Denúncias, acabam se arrastando por anos – até que se tornem tão sérias que acabam vindo a público. O resultado é a humanização de setores reconhecidamente abusivos, opressores e antiéticos. 

Conclusão

Ao reeducar toda a estrutura organizacional com base em valores morais claros, os colaboradores se sentem amparados e, consequentemente, mais confiantes para exercer o seu potencial ao máximo. Além disso, ao se habituarem com essa nova realidade, os funcionários passam a se comportar como os principais agentes de Compliance, fazendo da empresa um local ético, íntegro e em constante evolução.

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