Além da boa reputação: Canal de Denúncias torna o ambiente profissional mais humano e justo
Houve um tempo em que, para reivindicar seus direitos, era preciso que os trabalhadores promovessem uma grande manifestação. Não havia dúvidas do preço a se pagar por exigir melhores condições de trabalho e o cumprimento das leis envolvidas nas atividades: retaliação, demissão e uma provável marca negativa no currículo.
Para fazer com que a legislação deixasse de ser apenas normas escritas e fosse efetivamente aplicada, passaram a existir medidas de integridade cada vez mais articuladas, como as ferramentas trazidas pelo que chamamos de Compliance – ou Programa de Integridade.
Um bom exemplo dessas ferramentas é o Canal de Denúncias, que não só protege a empresa de uma série de prejuízos como também cria uma rede de apoio aos colaboradores, refletindo positivamente em sua qualidade de vida, produtividade e clima organizacional.
Na Contato Seguro, a ouvidoria é independente
Na prática, o Canal de Denúncias da Contato Seguro conta com um time de atendentes qualificados, para o qual os funcionários de uma empresa podem reportar, de forma anônima, as mais diversas irregularidades, que vão desde o desvio de verbas até casos de bullying, abusos e ações ofensivas.
O impacto positivo de ter um espaço sigiloso para que os colaboradores exponham livremente os riscos ou as irregularidades no âmbito interno é comprovado no dia a dia das empresas que adotam o Compliance. E, por receber relatos que afetam diretamente o estado psicológico dos profissionais, o Canal de Denúncias é fundamental para tornar o mercado de trabalho mais civilizado, equilibrado e humano.
Mudança de cultura a partir das denúncias
No momento em que um funcionário sabe que será ouvido com respeito e seriedade, todo o ambiente à sua volta se transforma: um código de conduta vai se construindo no alicerce da organização. A partir daí, empatia, senso de justiça, responsabilidade e ética se tornam básicos no dia a dia profissional, modificando toda a atmosfera interna da empresa.
Quando o funcionário começa a conviver com relações mais saudáveis e gentis, sua autoestima, confiança e desempenho aumentam consideravelmente. Isso porque o estado de medo, sensação de injustiça e constrangimento típicos de situações hostis dão lugar ao sentimento de valorização, segurança e compreensão.
Na maioria dos casos, as situações trazidas para o Canal de Denúncias não são problemas meramente individuais. Quase sempre, as queixas reproduzem práticas enraizadas na cultura de cada segmento de mercado. Questões como assédio, discriminação, abuso de poder e conflito de interesses são, muitas vezes, normalizadas dentro de determinadas áreas, podendo escapar aos olhos da direção da empresa. Por isso é preciso reeducar desde os gestores e líderes até o colaborador lá da ponta.
É pensando nisso que a Contato Seguro conta com atendentes especializados, tornando a escuta qualificada e sensível. “Oportunizamos acolhimento àqueles que nos procuram, assim como damos voz a quem não é ouvido diariamente em seu mais variado contexto”, garante a psicóloga e ouvidora da Contato Seguro, Waleska Pedruzzi.
Canal de Denúncias: um espaço de acolhimento
Por ser independente da organização contratante, os atendentes da Contato Seguro inspiram mais confiança em quem precisa denunciar qualquer prática inadequada. Afinal, como expor um caso de assédio moral quando o agressor é justamente o seu chefe? Sem um espaço como o Canal de Denúncias, essas situações acabam sendo silenciadas e os efeitos vão além de uma organização com reputação manchada quando vêm à tona: afetam a saúde mental dos envolvidos, geram revolta dentro da empresa, além de possíveis ações trabalhistas, sem contar com o risco gigantesco de uma mídia negativa nas redes sociais.
Da mesma forma, a presença de psicólogos torna o ato de denunciar mais leve e assertivo, considerando que os denunciantes frequentemente estão fragilizados ao fazer contato. “O profissional de psicologia possui repertórios teórico e técnico para receber as demandas apresentadas com o acolhimento, diligência e imparcialidade imprescindíveis nesse trabalho”, avalia o psicólogo-ouvidor Robson Antônio Gonçalves.
Esse suporte acaba encorajando o profissional a compartilhar questões que, sem o Canal de Denúncias, acabam se arrastando por anos – até que se tornem tão sérias que acabam vindo a público. O resultado é a humanização de setores reconhecidamente abusivos, opressores e antiéticos.
Conclusão
Ao reeducar toda a estrutura organizacional com base em valores morais claros, os colaboradores se sentem amparados e, consequentemente, mais confiantes para exercer o seu potencial ao máximo. Além disso, ao se habituarem com essa nova realidade, os funcionários passam a se comportar como os principais agentes de Compliance, fazendo da empresa um local ético, íntegro e em constante evolução.
O Canal de Denúncias da Contato Seguro oferece um espaço sigiloso e respeitoso para que colaboradores possam reportar irregularidades como bullying, abusos e outras ações prejudiciais. Isso ajuda na criação de um ambiente de trabalho mais civilizado, equilibrado e humano, transformando a cultura organizacional e incentivando relações mais saudáveis e respeitosas entre os funcionários.
O Canal de Denúncias ajuda a estabelecer um código de conduta na organização, promovendo empatia, senso de justiça, responsabilidade e ética. Isso leva a mudanças significativas na atmosfera interna da empresa, onde a valorização, segurança e compreensão tornam-se elementos básicos no dia a dia profissional. Além disso, contribui para a reeducação de gestores e líderes, abordando questões normalizadas em certos segmentos de mercado.
A presença de psicólogos no Canal de Denúncias da Contato Seguro proporciona um acolhimento qualificado e sensível às pessoas que relatam irregularidades. Isso facilita a comunicação de questões delicadas e garante que os denunciantes sejam ouvidos de maneira empática e imparcial. Os profissionais de psicologia têm a formação e a habilidade para lidar com as demandas emocionais dos denunciantes, tornando o processo de denúncia mais confortável e eficaz.