3 motivos para baixa utilização do Canal de Denúncias na sua empresa

Grupo de 5 pessoas sérias, de braços cruzados, encarando a câmera

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Tempo de Leitura: 4 Minutos

A sua empresa possui uma baixa utilização do Canal de Denúncias?

É inegável o avanço da cultura da ética no ambiente corporativo. Assim, o Compliance tem se tornado cada vez mais conhecido, ganhando espaço nas organizações de diversos portes e segmentos. 

Na sua implementação, o Canal de Denúncia merece destaque, não apenas por ser um dos requisitos da Lei Anticorrupção Brasileira, a Lei N.o 12.846/13, mas por assumir papel vital no Mecanismo de Integridade.

 Se o canal não operar bem, haverá prejuízo para todo o Sistema de Compliance.

Na prática, entretanto, há situações de a empresa não receber manifestações via canal ou ver a participação das pessoas ficar muito abaixo da média de mercado

Ao contrário do pensamento de alguns, assumindo não haver problemas para serem relatados, o fato revela um funcionamento deficiente do canal, significando perda considerável. 

A experiência mostra que há 3 principais motivos para a baixa utilização do Canal de Denúncias.

Confira!

1. Comunicação não efetiva

Se for priorizada a implementação do canal e o treinamento para o responsável pelo monitoramento, mas, esquecer-se de uma comunicação precisa e clara para quem efetivamente deverá usar o canal, os esforços iniciais serão perdidos.

 As pessoas devem, no mínimo, conhecer:

  • As funcionalidades do canal, sua importância e benefícios para todos. 
  • O compromisso com a confidencialidade, possibilidade de anonimato e proibição de retaliação.
  • O empenho para apurar todas as denúncias e, se houver comprovação, a certeza de não haver impunidade.
  • O esforço da organização para fazer o certo e a necessidade do apoio de todos.

2. Falta de apoio dos superiores

A expressão “Tone at the top”, explicada como “O exemplo vem de cima”, está intimamente ligada ao sucesso do Canal de Denúncias. 

Apoiar e promover o assunto configuram-se em aspecto fundamental para a Alta Direção. 

Todavia, no dia a dia, esse apoio deve ser complementado pelos líderes, supervisores e gerentes, pois é justamente nesse nível da organização onde há maior concentração de pessoas.

Portanto, há mais possibilidade de conhecimento das irregularidades, desvios, fraudes, assédios, roubos e outros delitos, passíveis de ocorrer sem conhecimento dos superiores.

Com o auxílio da comunicação e treinamento, o responsável pelo tema deve incentivar a discussão do assunto nos diversos níveis hierárquicos.

Além de disseminar a percepção sobre a seriedade no uso do canal, profissionalismo e independência no tratamento das informações, garantia no cumprimento dos compromissos assumidos e, principalmente, da validade e aplicação das regras para todos.

3. Credibilidade do canal

As pessoas vão usar o canal se sentirem confiança nesse instrumento e perceberem o engajamento da empresa em fazer o certo, visando coibir qualquer desvio de conduta, seja de quem for.

De início, possuir um canal externo, confere  segurança relativa à confidencialidade, manutenção do anonimato, isenção no recebimento de uma denúncia ou suspeita, respeito pela opinião do manifestante, entre outras vantagens.

Mas, a partir daí, a instituição precisa demonstrar a seriedade no tratamento do processo do início ao fim, com apuração correta de todas as denúncias e, quando comprovadas, na aplicação pertinente das medidas, sejam disciplinares, corretivas, educativas ou simplesmente para melhoria.

Canal de Denúncia e seus benefícios

Organizações que usam adequadamente os Canais de Denúncia usufruem de benefícios muito superiores aos investimentos necessários para a sua adoção

Eles permitem conhecer irregularidades, ilicitudes, desvios de condutas que, se não identificados, significariam:

  • Riscos enormes: por exemplo, em casos de corrupção, suborno, cartel, vazamento de dados pessoais.
  • Perdas materiais: como fraudes, roubos de ativos, vazamento de informações sigilosas, custos desnecessários e desperdícios.
  • Insatisfação e deterioração do clima organizacional: em casos de assédio, discriminação, favorecimento pessoal, perseguição, conflito de interesse.
  • Perda de competitividade: por exemplo, no favorecimento de compras de fornecedores não competitivos, no recrutamento de “amigos”, nepotismo, não adoção das melhores práticas (baixa produtividade), falta de cumprimento de regras por parte de funcionários, etc.

Portanto, não deixe a sua empresa perder a oportunidade de ter esses benefícios!

Para saber mais sobre o universo do Canal de Denúncias e os motivos que o tornam fundamental, fale com um de nossos especialistas.

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