Canal de Denúncia e a transparência corporativa

Canal de Denúncias promovendo a transparência corporativa nas empresas.

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

A transparência corporativa ou organizacional pode ser resumida como a intenção e a prática de tornar transparente todos os processos de uma empresa.

Isso envolve informar colaboradores sobre o funcionamento interno da organização, o seu “porquê”, incluir funcionários nas tomadas de decisão importantes, estímulo à comunicação aberta e participativa, atualizações constantes quanto a alterações de processos, e etc.

Quando é transparente, a organização não somente estabelece essa abertura e esse fluxo interno, mas também para fora: se apresenta ao mercado de forma transparente.

Um Canal de Denúncias é um grande potencializador da transparência corporativa, o que, no fim, gera diversos benefícios para a organização.

Neste artigo, entenda como esse instrumento participa da criação de uma cultura de integridade e transparência corporativa.

Vamos começar? Boa leitura!

O que é o Canal de Denúncia e sua importância nas empresas

O Canal de Denúncias é um instrumento que permite a denúncia de irregularidades dentro de uma organização.

Contrate o Canal de Denúncias

Com o Canal, as pessoas que sofrem, testemunham ou suspeitam de uma atividade ilícita, má conduta ou desvio, podem reportar o fato dentro da ferramenta.

Após o recebimento da denúncia na plataforma, o relato será apurado e, a depender da falta e do nível de gravidade, o autor (ou autores) pode ser responsabilizado.

Além da responsabilização direta, outras estratégias e medidas de proteção podem ser aplicadas para evitar que o problema volte a ocorrer.

Ao detectar, prevenir e combater irregularidades empresariais, o Canal de Denúncias é um grande agente de promoção da transparência corporativa.

Como o Canal de Denúncia promove a transparência corporativa

Em primeiro lugar, o Canal promove a transparência corporativa ao revelar fatos ilícitos e desvios que, a princípio, estavam “encobertos”.

Transparência corporativa com a implementação de um Canal de Denúncias eficaz.
Transparência corporativa com a implementação de um Canal de Denúncias eficaz.

Irregularidades, evidentemente, passam muitas vezes despercebidas porque são feitas “por baixo dos panos”, como a fraude, o roubo e o mal uso de ativos; ou são mantidas em segredo da direção por medo, como acontece em casos de assédio moral ou sexual.

Só pelo fato de implementar o Canal, uma empresa já demonstra seu compromisso com a transparência corporativa.

Além disso, as denúncias e a apuração dos fatos podem trazer à tona processos inadequados ou insuficientes, e falhas no sistema interno da empresa que podem estar permitindo que irregularidades ocorram.

Portanto, o Canal de Denúncias é um instrumento que revela as próprias falhas organizacionais, e faz com que cada um se responsabilize radicalmente pela parte que lhe cabe na empresa.

Transparência corporativa, afinal, é isto: colocar as cartas na mesa, permitir que todos entendam o que está ocorrendo, tornar claros os processos e fornecer meios para que todos participem das melhorias necessárias.

Benefícios do Canal de Denúncia para Empresas

Com mais transparência e com o combate ativo de irregularidades, o Canal gera benefícios diversos, tanto para empresa quanto para colaboradores:

  • melhoria do clima organizacional;
  • aumento de motivação e produtividade;
  • agilização de processos e melhoria de performance;
  • resultados mais potentes;
  • mais lucro;
  • mais oportunidades de negócios; e
  • fortalecimento da reputação da empresa.

Empresas transparentes funcionam com mais ética e integridade, e por isso atraem talentos de alto nível moral, motivados e produtivos, são mais eficientes na implementação de estratégias e no alcance de objetivos.

Por isso, uma empresa com um Canal de Denúncias é mais perene, alcança resultados com mais facilidade, lucra mais e é considerada um ótimo lugar para se trabalhar.

Implementação do Canal de Denúncia nas Empresas

A implementação do Canal de Denúncia nas empresas deve seguir certos passos essenciais para que a ferramenta tenha sucesso e gere os resultados esperados.

São 6 os passos recomendados para uma implementação eficiente. Veja a seguir.

Passos essenciais para a implantação eficaz

  1. Planejamento e avaliação inicial: a empresa precisa definir seu foco, sua estratégia e um diagnóstico inicial para a implementação do Canal.
  2. Desenvolvimento da política de denúncias: estabelecer as irregularidades, o Comitê de Ética, e como se aplicarão as medidas disciplinares ou preventivas.
  3. Configuração do Canal de Denúncia: formato e estrutura da plataforma, bem como dos meios utilizados para a denúncia (0800, WhatsApp, formulário, site, etc.).
  4. Treinamento e conscientização: usuários do Canal precisam ser treinados e conscientizados sobre a importância da utilização e sobre como utilizar a plataforma da melhor maneira possível.

    Aqui também cabe lembrar os treinamentos do Comitê de Ética e demais profissionais responsáveis pelo Canal.
  5. Gestão e investigação da denúncia: aqui, a empresa precisa definir os profissionais especialistas mais qualificados para o processo da investigação, e mantê-los sempre preparados para levar os processos.
  6. Monitoramento e melhoria contínua: à medida que o Canal de Denúncia gera resultados e movimenta a organização, é possível monitorar seus sucessos e suas falhas, para aplicar mudanças e adaptações necessárias.

Dicas para incentivar o uso do Canal de Denúncia

Os dois principais aspectos do incentivo ao uso do Canal de Denúncia é:

  1. Garantir anonimato e confidencialidade: as pessoas só irão realizar a denúncia se estiverem completamente seguras. A identidade do denunciante não deve ser revelada jamais contra a sua vontade.
  2. Comunicação clara e assertiva sobre a importância e os elementos técnicos do Canal: todos devem saber que o Canal está em funcionamento, para que ele serve, sua importância, e como utilizá-lo.

Apostando, principalmente, nesses 2 tipos de incentivo, aumenta-se grandemente as chances de que o Canal seja utilizado sem problemas.

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