O Canal de Denúncias é um grande aliado no combate à corrupção nas empresas.
A corrupção significa, de forma geral, utilizar-se de meios indevidos para obter vantagens pessoais impróprias; também é comumente definida como “abuso de poder”.
Isso pode acontecer de maneiras diversas dentro de uma organização: suborno, peculato, corrupção ativa e passiva.
Neste artigo, vamos definir os tipos de corrupção possíveis nas empresas, e demonstrar como o Canal de Denúncias tem se provado eficiente para o combate a esse tipo de irregularidade.
Boa leitura!
O papel do Canal de Denúncia no combate à corrupção nas empresas
Um dos fatores de manutenção da corrupção em qualquer ambiente é a impunidade.
Nesse sentido, o principal papel do Canal de Denúncias no combate à corrupção nas empresas é o de estabelecer medidas justas e proporcionais ao infrator, ou seja, políticas de sanções.
E, é claro, para a empresa, ter um instrumento eficaz de detecção reduz os riscos de grandes perdas e escândalos, e o Canal ainda gera um efeito preventivo muito eficiente.
Entendendo o que é o Canal de Denúncia
O Canal de Denúncia é uma forma de detecção ativa, de combate e prevenção de irregularidades dentro de uma organização.
A ferramenta é a forma mais eficiente para identificar irregularidades que levariam muito mais tempo a serem descobertas por outros meios, como a auditoria.
O Canal de Denúncias pode servir para detectar:
- assédio moral e sexual;
- discriminação;
- fraudes;
- corrupção;
- descumprimentos de normativas;
- e outros desvios.
Sendo assim, o Canal é uma forma de centralizar e especializar o processo de identificação de desvios e más condutas, e determinar ações práticas para combatê-los e preveni-los dentro de uma empresa.
Corrupção e seus impactos nas empresas
Wagner Giovanini, no livro Compliance: a excelência na prática, observa que o combate à corrupção é um dos focos principais do Compliance (e, portanto, do Canal de Denúncias) nas empresas.
Para o autor, o conceito mais abrangente de corrupção é: qualquer processo de deterioração de valores e práticas que acompanham e sinalizam essa degradação.
No contexto das organizações, sejam elas públicas ou privadas, a corrupção trata de atos mais específicos, como:
- Suborno: oferecer ou receber dinheiro, bens ou favores com o intuito de influenciar decisões, ou ações de outra pessoa.
- Extorsão: forçar alguém a fazer ou deixar de fazer algo por meio de ameaças, ou violência, para obter alguma vantagem (geralmente econômica).
- Nepotismo: favorecer parentes, amigos ou pessoas próximas em prejuízo de alguém mais qualificado (numa contratação ou nomeação).
- Tráfico de influência: é o uso indevido da própria posição na organização para obter vantagens indevidas.
- Utilização de informação privilegiada para fins pessoais: utilizar vantagens indevidas, por exemplo, de dentro da empresa onde se trabalha, para influenciar em situações que geram um benefício pessoal.
Atos de corrupção têm variadas formas, e todos têm a capacidade de destruir uma organização, distorcendo seus processos internos e afetando a vida de milhares de pessoas.
A corrupção é altamente nociva para as empresas, porque além de causar prejuízos financeiros, normativos e legais, pode gerar um impacto negativo profundo em sua reputação, além do impacto social.
Um caso de corrupção em empresas pode causar:
- perda de ativos;
- elevação dos custos de produção;
- prejudica outras empresas, em razão da distorção da concorrência;
- impacto social e econômico negativo;
- dentre outros.
Principalmente no Brasil, a corrupção é com frequência associada à esfera pública, onde suas consequências graves ficam mais claras para a população, mas também é um fenômeno da esfera privada.
Importância do Canal de Denúncia para Empresas
O Canal de Denúncias tem um papel fundamental para empresas de todos os tipos e portes, e de qualquer ramo.
Toda empresa pode sofrer com irregularidades, desvios e más condutas.
Sem um Canal de Denúncias terceirizado e especializado para acolher relatos, o processo de detecção fica moroso e as consequências negativas das irregularidades expandem.
Ao deixar a corrupção, o assédio, as fraudes e os descumprimentos tomarem conta da empresa, ela perde recursos financeiros, perde em reputação, perde recursos humanos e produtividade.
Benefícios do Canal de Denúncia Corporativo na prevenção da corrupção
Para prevenir eficientemente a corrupção nas empresas, o Canal de Denúncias é altamente eficiente, porque age diretamente nas causas subjacentes.
Entenda alguns benefícios da ferramenta a seguir.
Promoção da transparência e ética
A primeira tarefa quando se implementa um Canal de Denúncias é estabelecer um Código de Conduta e comunicá-lo.
Muitas empresas passam anos sem investir nessa prática, porque não compreendem ou desconhecem o seu verdadeiro poder.
Assim que se estabelece o Código de Conduta, todos os colaboradores são chamados a obedecer a certos limites de comportamentos, e a procurar realizar certas ações: são os valores e as expectativas.
Não raro, diretores e líderes deparam-se com a necessidade de solicitar de seus funcionários atitudes básicas, esperadas em todo ambiente de trabalho, mas não cumpridas por seus liderados.
Isso reflete a falta de um Código bem estruturado e bem comunicado, que transmita a todas as pessoas o que é esperado de seu comportamento, e quais as sanções possíveis para quem descumpre os valores da empresa.
Dessa maneira, com o Código de Conduta e o Canal de Denúncias para detectar os que insistem em descumprir as diretivas, a empresa fomenta e promove a transparência e os comportamentos éticos.
Detecção antecipada de irregularidades
A agilidade é um dos maiores benefícios do Canal de Denúncias. Irregularidades que levariam às vezes anos para serem descobertas podem ser relatadas pela plataforma e prontamente investigadas.
A detecção torna-se mais ágil, e os problemas advindos de irregularidades deixam de tomar proporções impossíveis de se manejar.
Conformidade com as Leis anticorrupção
Na Lei Anticorrupção brasileira (12.846/13), o Programa de Integridade, do qual o Canal de Denúncias é parte fundamental, é apontado como o programa ideal para detecção de irregularidades e remediação de atos lesivos, e pode ser um motivo de redução das sanções aplicáveis.
Outras leis, tanto estaduais como municipais, indicam também a necessidade da presença do programa de integridade com o Canal de Denúncias para, por exemplo, celebrar contratos de licitação com o Estado.
Dessa forma, a empresa que possui o Canal de Denúncias já possui benefícios dessa natureza.
Como implementar um Canal de Denúncia nas empresas
Para que o Canal gere todos os benefícios que pode, algumas medidas de implementação são necessárias.
Passos essenciais para a implementação
8 passos são essenciais para a implementação do Canal de Denúncias nas organizações:
- Escolha um fornecedor externo de Canal de Denúncia;
- Ofereça a opção de anonimato no Canal de Denúncias Empresarial;
- Proteja as informações fornecidas pelos denunciantes;
- Comprometa-se com a ética e o compliance no Canal de Denúncias;
- Garanta apoio da liderança na promoção do Canal de Denúncia Corporativo;
- Envolva os colaboradores nas campanhas de conscientização;
- Esclareça dúvidas sobre o Canal de Denúncia;
- Facilite o acesso ao Canal de Denúncia.
Com esses elementos, o Canal conquista os seus propósitos, permitindo que todas as pessoas possam denunciar com segurança, e que todos os relatos sejam apurados.
Conheça a plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro
A plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro é implementada seguindo o passo a passo mais efetivo para os melhores resultados da sua organização.
É uma ferramenta fácil de usar e personalizável que, além de coletar e organizar os dados sobre as denúncias, também gera relatórios com gráficos para identificação de padrões, tendências e informações importantes para outras intervenções.
Para os colaboradores, o instrumento também é super acessível! Com possibilidade de anonimato e denúncias por WhatsApp, garante a maior comodidade e segurança do denunciante.
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É só preencher o formulário ao lado e iniciar o melhor plano de prevenção à corrupção e outras irregularidades que a sua empresa poderia implementar.
FAQ: Canal de Denúncia e o combate à corrupção nas empresas
É uma ferramenta que permite a comunicação segura e confidencial de irregularidades, como corrupção, fraudes e assédio, dentro das organizações.
Ele detecta irregularidades de forma ágil, promove transparência, reforça a ética corporativa e auxilia na aplicação de sanções aos infratores.
Suborno, nepotismo, tráfico de influência, utilização de informação privilegiada e outros atos que distorcem os valores organizacionais.
Promove transparência, detecção antecipada de irregularidades, conformidade com leis anticorrupção e fortalecimento da governança corporativa.
Ele integra o Programa de Integridade, indicado pela Lei 12.846/13, que pode reduzir sanções e facilitar a celebração de contratos públicos.
Escolher um fornecedor externo, garantir anonimato, proteger informações, envolver a liderança e promover campanhas de conscientização.