Segundo o Conselho Nacional de Justiça, nos últimos 3 anos, de 2020 até 2023, a Justiça do Trabalho julgou 400 mil casos de assédio moral e sexual.
A consciência sobre a presença e a gravidade dessa má conduta dentro dos ambientes de trabalho vem crescendo, e as empresas estão acompanhando esse progresso.
Em 2022, a Lei 14.457 tornou obrigatória a presença de Canais de Denúncias em todas as organizações com CIPA para o combate ao assédio sexual e outras formas de violência no trabalho.
Em 2023, o uso do Canal de Denúncias também foi indicado para acolher casos de desigualdade salarial pela Lei 14.611.
Assim, a ferramenta apresenta-se como uma solução estratégica contra o assédio (sexual e moral) e outras más condutas dentro das empresas.
Neste artigo, te daremos uma visão geral sobre o assédio nas organizações e como o Canal pode ajudar a combatê-lo.
Boa leitura!
Como o Canal de Denúncia é uma solução estratégica contra assédios
O Canal de Denúncias é um instrumento altamente efetivo para o combate do assédio nas organizações, porque ele é uma plataforma especializada de denúncias, e garante que o denunciante permaneça seguro durante o processo.
A importância do Canal de Denúncia na proteção contra assédios
Conscientizar, treinar e aumentar a sensibilidade sobre o tema são ações importantes, mas somente o Canal de Denúncias detecta e combate efetivamente os casos.
É preciso ter um instrumento que garanta que os agressores são denunciados e posteriormente, responsabilizados por seus atos.
Como o Canal de Denúncia facilita a identificação de casos de assédio
O Canal de Denúncias protege efetivamente o denunciante ao garantir o anonimato e a confidencialidade, e evitar a retaliação.
Por isso, as pessoas, sejam elas vítimas ou testemunhas de um caso de assédio, podem contar livremente o que ocorreu, sem medo de perderem seus empregos ou de serem taxados como “dedo-duro”, e terem sua reputação manchada.
O papel do anonimato e confidencialidade no combate ao assédio
Para denunciar um agressor de assédio sexual ou moral, é indispensável ter a opção pelo anonimato.
Fazer uma denúncia 100% anônima significa que, em nenhum momento do processo, os dados de identidade do denunciante estarão em jogo.
Na denúncia anônima, ninguém sabe quem realizou o relato.
Mas, mesmo que o denunciante opte por compartilhar seus dados (às vezes isto é importante para a pessoa, ou para a apuração da denúncia), a confidencialidade é essencial.
A confidencialidade no processo de denúncia significa que o recebedor da denúncia jamais pode compartilhar esses dados, e deve manter o completo sigilo sobre o relato.
Com a confidencialidade, os dados de identidade são sigilosos e protegidos.
Como tanto no assédio moral quanto sexual frequentemente estão envolvidas questões de poder e hierarquia, essa proteção do denunciante é fundamental.
Vantagens do Canal de Denúncia para Empresas na prevenção de assédios
Com um Canal de Denúncias efetivo, o combate e a prevenção de assédio na organização torna-se parte da rotina.
Em primeiro lugar, para que o Canal comece a funcionar, é preciso realizar uma série de comunicações e treinamentos sobre esse tipo de irregularidade na empresa.
Portanto, gestores e líderes irão planejar uma rotina de treinamentos, que podem envolver:
- palestras;
- panfletos;
- e-books;
- estudos de caso;
- etc.
Tudo isso para capacitar, sensibilizar e conscientizar todos os colaboradores do que é o assédio, da importância de combatê-lo, e dos benefícios gerados pelo uso do Canal de Denúncias com esse fim.
Assim, há o fortalecimento da cultura de respeito e ética, bem como a redução de riscos relacionados à reputação da empresa.
Fortalecimento da cultura de respeito e ética nas empresas
Uma vez que todas as pessoas foram sensibilizadas, estão conscientes do problema do assédio na organização, e o Canal de Denúncias está em funcionamento, todos os que sofrerem ou testemunharem casos de assédio irão denunciar.
Com isso, a empresa estabelece uma política de zero tolerância para com o assédio.
As chances de essa má conduta voltar a ocorrer diminuem drasticamente, já que há consequências para o agressor, as pessoas observam e protegem umas às outras, e cria-se uma cultura de integridade na organização.
Redução de riscos relacionados à reputação corporativa
Um dos pontos mais positivos que se geram na implementação de um Canal de Denúncias é o fortalecimento da reputação corporativa.
Muitas empresas se permitem parasitar por más condutas desse tipo, e acabam sendo expostas pelas mídias, e amplamente conhecidas por esses problemas.
Com um Canal de Denúncias eficiente, esse problema fica sob constante vigilância, protegendo os colaboradores e a própria organização, e criando uma imagem positiva e uma reputação sólida.
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A Contato Seguro fornece um Canal de Denúncias completo, com todos os atributos necessários para seu pleno funcionamento e geração de resultados tangíveis para as organizações.
Benefícios da solução Contato Seguro para prevenir assédios
A Contanto Seguro busca sempre tornar a experiência da implementação do Canal mais fácil para a empresa, e a experiência da denúncia mais cômoda para o usuário.
Por isso, para a empresa:
- temos uma plataforma personalizável, para que o seu Canal fique a cara da sua empresa;
- fornecemos os treinamentos necessários para os seus objetivos;
- e você irá contar com o suporte de especialistas em todo o processo de implementação.
E para o colaborador/usuário:
- temos uma plataforma intuitiva e de fácil utilização;
- psicólogos-ouvidores para o melhor acolhimento da denúncia;
- possibilidade de realizar a denúncia pelo WhatsApp, com o auxílio de uma assistente virtual conectada a uma IA generativa.
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FAQ: Canal de Denúncia: solução estratégica contra assédios
Ele garante anonimato, confidencialidade e segurança, permitindo que vítimas e testemunhas denunciem sem medo.
Facilita a identificação de casos, promove conscientização e reforça a política de zero tolerância ao assédio.
Protege o denunciante contra retaliações, especialmente em casos que envolvem hierarquia e poder.
Reduz riscos de exposição negativa e fortalece a imagem corporativa com uma cultura de ética e respeito.
Oferece uma plataforma personalizável, suporte de psicólogos-ouvidores e possibilidade de denúncia pelo WhatsApp.
Cria uma cultura de integridade e respeito, onde colaboradores se sentem protegidos e valorizados.