Você sabia que um Canal de Denúncias pode aumentar a produtividade da sua equipe?

grupo de pessoas com vestimenta empresarial sorrindo para uma foto em frente a uma janela do escritório

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

Neste artigo, você vai entender como um Canal de Denúncias pode aumentar a produtividade dos seus colaboradores e disseminar uma cultura de confiabilidade e integridade no mercado.  

Sabemos que qualquer empresa está suscetível a condutas antiéticas, uma vez que as empresas são compostas por pessoas, como menciona Wagner Giovanini

Assim, práticas como: assédio, bullying, desvios de conduta, discriminação e outros atos, além de contrariar as leis e as políticas que regem uma empresa, geram problemas nos indivíduos e podem levar a questões trabalhistas significativas. 

Essas irregularidades trazem prejuízos ao ambiente de trabalho, por exemplo: rotatividade, absenteísmo, insatisfação, descrédito na empresa, falta de comprometimento, entre outros. 

Às vezes, em alguns casos, tais situações têm foco localizado e em outros se disseminam muito mais rápido do que se pode imaginar. 

Tudo isso acontece, geralmente, longe dos olhos da direção. A condição parece normal, mas, ao examinarmos com minúcia, pode-se perceber o quanto as empresas perdem com atitudes antiéticas. 

Por isso, providências precisam ser tomadas, pois as consequências de irregularidades dessa natureza afetam os resultados da sua equipe — se não forem averiguadas e sanadas imediatamente.

Em uma pesquisa feita, em 2018, pela Deloitte Global Human Capital Trends, 43% das empresas disseram que programas e ferramentas para otimizar a qualidade de vida reforçam a missão e os valores empresariais.

Já 60% acreditam que tais práticas ajudam na retenção dos funcionários, e 61% disseram que ocorre a melhoria da produtividade e dos resultados financeiros.

Empresas, nos dias de hoje, que não valorizam e não investem na qualidade de vida de seus colaboradores correm perigo de perder posicionamento no mercado, sem contar o risco de perda de imagem e reputação, em casos de atitudes contrárias aos preceitos da empresa.

A partir disso, vamos entender, a seguir, a relação entre a qualidade de vida e o Canal de Denúncias. 

Pirâmide de Maslow e Canal de Denúncias: otimização da qualidade de vida

Primeiramente, devemos levar em conta que as necessidades humanas precisam ser atendidas antes mesmo de mencionarmos a satisfação pessoal no âmbito profissional.  

Para ilustrar isso, vamos usar a Pirâmide de Maslow(1), que demonstra as 5 necessidades básicas humanas.

Os aspectos fisiológicos, a segurança, as questões sociais, a estima e a autorrealização são pilares indispensáveis para a qualidade de vida. 

Quando não há o suprimento dessas necessidades no âmbito pessoal, somados à estrutura física do local de trabalho, à cultura organizacional e a boas práticas de comunicação, a qualidade de vida do colaborador pode ser ameaçada e muitas complicações podem ocorrer.

Visando a otimização da qualidade de vida do colaborador, é muito importante contar com uma ferramenta adequada e efetiva que possibilite ao colaborador o aumento da sua satisfação no seu dia a dia na empresa. 

Benefícios do Canal de Denúncias e a satisfação dos colaboradores

Sem um Canal de Denúncias apropriado, a maioria dos desvios de conduta permanecem ocultos, pois as pessoas não têm mecanismos confiáveis para trazer os casos à tona. 

Por outro lado, quando a empresa oferece um Canal de Denúncias seguro, que garante o anonimato, a confidencialidade e o compromisso com a apuração consequente dos fatos, as  pessoas se motivam a relatar as suspeitas de possíveis irregularidades.

Para quem pensa em cometer infrações, surge um obstáculo, pois a qualquer momento poderá ser flagrado pelo canal.

Para quem faz as coisas certas sempre, essa é a oportunidade adequada para contribuir com a empresa, na identificação de atos ou atitudes contrárias à ética e à integridade.

Por isso, o Canal de Denúncias se torna a principal ferramenta na detecção das irregularidades e, dessa maneira, assédios, bullying, discriminação, fraudes, furtos e mais uma série de delitos são evitados numa empresa. 

As consequências são óbvias: relações mais respeitosas entre as pessoas, clima de trabalho mais agradável, funcionários mais satisfeitos no dia a dia e, com isso, maior identificação do colaborador com a empresa e maior orgulho de se trabalhar nela.

Assim sendo, constrói-se espontaneamente um clima propício para aumento da produtividade

Isso ocorre de forma natural, sem que se exija nada. As pessoas proporcionam um resultado melhor, por conta própria, pois estão mais felizes!

Assim, um círculo virtuoso se instala, uma vez que satisfação gera resultado e o resultado gera satisfação. 

O Canal de Denúncias é o combustível desse movimento e estabelece relações de confiança, respeito, segurança, credibilidade, ética e integridade.

Outros benefícios do Canal de Denúncias 

Além desses benefícios, apontados para aumentar a produtividade, Angelita Feijó — Psicóloga, Gestora de Pessoas e Professora da ESPM(2) — menciona que ter um Canal de Denúncias ainda pode:

  • Reduzir a rotatividade estender o período de permanência do colaborador com ações éticas faz com que haja mais produtividade no trabalho.
  • Garantir a adesão e fidelidade do colaborador à empresa — ele segue e preza pela manutenção da cultura, da ética e das regras.
  • Eliminar denúncias fora do local apropriado — o discurso do colaborador sobre a empresa, fora da dependência empresarial, é respeitoso e motivado.
  • Criar o senso de valorização da empresa por parte da família do colaborador — a família valoriza e incentiva muito mais a permanência do colaborador na empresa.
  • Cuidar dos pertences da empresa — o colaborador cuida mais dos bens materiais da empresa, quando ele sente que a empresa cuida dele também.
  • Manter índices de reconhecimento compatíveis — há mais aumento de salário, resultados para empresa, e, no fim, todos ganham. 
  • Aumentar a reputação da empresa — a comunidade sabe que a empresa preza pelo respeito e credibilidade nos mais diferentes públicos e ambientes.

Quer dizer: ter um Canal de Denúncias vai impactar tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, uma vez que o seu colaborador vislumbra que o mundo também pode ser mais digno, ético e com altos valores de integridade.

CONCLUSÃO

As empresas transparentes, íntegras e com processos bem estruturados também são mais ágeis, eficientes e proporcionam mais bem-estar aos colaboradores.

Assim, a implementação de uma cultura ética, íntegra e honesta melhora as relações de trabalho, resultando em mais produtividade a curto, médio e longo prazo. E o Canal de Denúncias é o coração dessa cultura!

A Contato Seguro oferece uma solução customizada para a sua empresa. Além de assegurar o alcance de todos os benefícios citados neste artigo, o nosso Canal de Ética proporciona uma série de vantagens e diferenciais competitivos.

Agora que você já entendeu a importância de um Canal de Denúncias para alavancar e aumentar a produtividade dos seus colaboradores e encorajá-los a tomar sempre as melhores decisões de forma ética e responsável.

Fontes:
(1) https://www.pontotel.com.br/piramide-de-maslow/
(2) https://www.linkedin.com/in/angelitafeijo/

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