Como a Tecnologia do Canal de Denúncias apura os horários dos relatos?
Entender que o Canal de Denúncias precisa atender seus usuários a qualquer dia e hora faz uma diferença extrema na condução das irregularidades dentro das empresas.
Nosso post de hoje mostrará a você a importância da apuração dos horários das denúncias e porque uma empresa deve possuir um canal externo disponível 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana.
Boa leitura!
A importância do horário de atendimento do Canal de Denúncias externo da empresa
“O conflito interno que as pessoas vivenciam até decidirem denunciar é muito intenso. Se alguém quiser falar às 4h da manhã de domingo, temos que garantir que alguém esteja lá para ouvir.”
A afirmação é da psicóloga, Supervisora de Ouvidoria da Contato Seguro, Lúcia Marques. Segundo ela, um Canal de Denúncias efetivo precisa possibilitar ao profissional que passa o dia no ambiente de trabalho, chegar em sua casa a qualquer hora do dia ou da noite e ter a liberdade de ligar para o canal.
“Somente assim o denunciante se sentirá livre para falar tudo o que sabe, incluindo nomes, datas e testemunhas”, acrescenta Lúcia.
Seria inviável exigir que alguém falasse abertamente sobre uma irregularidade (muitas vezes cometida pelo colega da mesa ao lado), sabendo que o denunciado poderia entrar na sala a qualquer momento e criar uma situação, no mínimo, constrangedora.
“Denunciar é um ato de coragem, é uma decisão difícil para a maioria de nós e não pode esperar.”
Por isso, é preciso oportunizar um local seguro para que o profissional fale, assim que tomar a decisão de trazer à tona uma inconformidade.
Em quais situações o denunciante prefere o canal terceirizado?
Veja como em muitas situações corriqueiras, o Canal de Denúncias externo da empresa pode mudar o desfecho de uma história.
De acordo com a Supervisora, é comum as pessoas criarem afinidades no convívio corporativo.
Entretanto, por mais “normal” que isso seja, também pode ser um fator de inibição na hora da pessoa realizar a denúncia. Especialmente em situações que envolvam profissionais com certo ‘poder’ dentro da organização.
Vamos imaginar que o responsável pela ouvidoria interna da empresa almoce diariamente com um gerente que desvia recursos.
Quais seriam as garantias de um subordinado a esse gerente (ciente da irregularidade) buscar o ouvidor que, claramente, possui uma relação próxima com o denunciado?
Certamente o colaborador se sentiria mais seguro ao relatar o fato para alguém que garanta seu anonimato e não tenha qualquer relação com o(s) envolvido(s).
Canal de Denúncias da Contato Seguro: atendimento 24h / 7 dias
A Supervisora de Ouvidoria da Contato Seguro afirma que um volume bastante expressivo de ligações é recebido à noite, de madrugada e aos finais de semana.
O que evidencia a importância do canal estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A tecnologia permite que o Canal de Denúncias funcione ininterruptamente. Isso é essencial, pois as pessoas podem sentir a necessidade de fazer uma denúncia em horários não convencionais, como no meio da noite ou durante os finais de semana.
Muitos funcionários preferem fazer denúncias fora do horário de trabalho para evitar situações constrangedoras ou retaliações. A tecnologia do Canal de Denúncias assegura que eles possam fazer suas denúncias em um ambiente seguro e anônimo, garantindo a proteção de suas identidades.
A tecnologia do Canal de Denúncias da Contato Seguro garante que as ligações sejam atendidas imediatamente, evitando atrasos ou longos períodos de espera. Isso é fundamental para que o denunciante não desista de fazer a denúncia devido a possíveis demoras ou inconveniências.
Conclusão
Para quem busca a excelência no atendimento do Canal de Denúncia da sua empresa, contar com uma ferramenta robusta e especializada é essencial. Por isso, a Contato Seguro tornou-se referência neste mercado. Faça contato!