Como o Canal de Denúncia previne assédios no trabalho

Como o Canal de Denúncia previne assédios no trabalho
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No Brasil, 30% dos profissionais afirmam que já sofreram assédio no trabalho, segundo a KPMG.

A pesquisa, “Mapa do Assédio no Brasil” de 2024, contou com mais de 500 profissionais, que forneceram dados sobre essa irregularidade organizacional.

Os dados lançam luz sobre diversos tipos de assédio que podem ocorrer no ambiente laboral, e nos mostram que o assédio no trabalho continua sendo um problema de relevância.

É fundamental que as empresas se preparem com instrumentos efetivos, como o Canal de Denúncias, para lidar com o problema do assédio nas organizações.

Além de combater diretamente irregularidades já existentes, o Canal auxilia na prevenção, que deve ser o principal objetivo quanto ao assédio no trabalho.

Neste artigo, entenda como essa ferramenta faz toda a diferença nas estratégias de prevenção do assédio em seus diversos tipos.

Boa leitura!

Entendendo o assédio no ambiente de trabalho

O fenômeno do assédio no trabalho ocorre de diferentes maneiras e pode afetar qualquer colaborador, independentemente do cargo ou da função ocupada.

O assédio pode ser entendido como comportamentos inadequados, abusivos e intimidatórios, que podem objetivar prejuízos emocionais (no caso do assédio moral), algum tipo de satisfação sexual (no caso do assédio sexual).

Esses comportamentos tornam o ambiente de trabalho tóxico e altamente prejudicial para o desempenho profissional e resultados da empresa.

Por isso, as empresas têm a responsabilidade de combater esse problema, para proteger as pessoas e seu próprio negócio.

No Mapa do Assédio da KPMG, o tipo de assédio mais citado foi o assédio moral/psicológico, com quase 50% dos participantes; 14% afirmaram ter sofrido assédio sexual.

O dado mais alarmante, para a nossa reflexão, é o seguinte: 92% das pessoas que sofreram assédio não denunciaram.

Você tem dúvidas se o que está acontecendo com você é assédio moral? O advogado Ivan, da MDN advocacia, explica melhor e dá 14 exemplos nesse vídeo:

Isso significa que ainda falta muito trabalho no sentido da conscientização e, principalmente, no sentido de encontrar as ferramentas certas para lidar com o assédio no trabalho.

Apesar da Lei 14.457/22, por exemplo, que torna obrigatória a presença do Canal de Denúncias em empresas com CIPA, o que a pesquisa indica é que as empresas talvez precisem de mais informação, sobre o assédio, e sobre a própria ferramenta.

Vamos entender quais são os tipos mais comuns de assédio no trabalho, e então voltamos a discutir a importância de um Canal efetivo para combater e prevenir a irregularidade.

Tipos comuns de assédio no trabalho

Há diversos tipos de assédio que podem ocorrer no ambiente de trabalho.

A KPMG definiu categorias interessantes, ao incluir, além do assédio moral e do assédio sexual, manifestações de assédio por:

  • deficiência;
  • gênero;
  • questões etárias;
  • orientação sexual;
  • discriminação religiosa.

Vamos defini-los e entender melhor do que se trata cada um.

Assédio moral

O assédio moral é um comportamento abusivo, que consiste na perseguição de uma vítima, expondo-a a situações humilhantes e constrangedoras.

É caracterizado principalmente por ameaças, críticas excessivas, tratamento desigual, e alienação da vítima, gerando diversos prejuízos para sua saúde mental, para a saúde do ambiente de trabalho e para a organização.

Assédio sexual

O assédio sexual consiste na perturbação e perseguição da vítima com finalidade de obter vantagens sexuais.

Isso pode envolver chantagens ou intimidação, que pode ocorrer de formas diversas: palavras, gestos, toques inadequados e propostas, que humilham, pressionam e intimidam a vítima a satisfazer os desejos do agressor.

Assédio discriminatório

O assédio discriminatório é o tratamento humilhante, constrangedor ou degradante de uma pessoa, com base em alguma discriminação, como estabeleceu também o estudo da KPMG.

Portanto, entende-se que o assédio discriminatório de gênero é a violência psicológica e moral da pessoa por ela ser ou homem ou mulher.

O assédio discriminatório de raça é a violência psicológica e moral da vítima com base em sua raça/etnia, e assim por diante.

Efeitos do assédio sobre colaboradores e empresas

O assédio no ambiente de trabalho pode gerar consequências sérias para colaboradores e organizações.

Dentre os prejuízos, destacam-se:

  • Para os colaboradores: estresse, ansiedade, depressão, perda de autoestima, possível afastamento do trabalho e diminuição do desempenho e resultados profissionais.
  • Para as empresas: rotatividade alta, aumento do absenteísmo, processos trabalhistas, multas e sanções, prejuízo à reputação e queda da performance e consequentemente nos resultados.

Como o Canal de Denúncia previne assédios no trabalho

Como o Canal de Denúncia previne assédios no trabalho

Canais de Denúncias bem estruturados e efetivos são uma ferramenta fundamental para o combate e prevenção ao assédio.

Fornecer um espaço seguro para que colaboradores relatem irregularidades é a forma que mais amplia a identificação desses comportamentos no ambiente de trabalho.

Sem um Canal de Denúncias seguro, as pessoas não vão falar sobre as irregularidades.

Assim, a presença do Canal de Denúncias aumenta as chances de detecção e combate ao assédio no trabalho.

Na Contato Seguro, sabemos que a ferramenta mais efetiva para escutar o coração das empresas é o Canal, e que somente ouvindo os funcionários é possível criar segurança, confiança e bem-estar no ambiente de trabalho.

Nesse contexto, apostamos fortemente nas medidas de prevenção de irregularidades.

Identificação precoce de situações de assédio

O assédio deixa marcas e sinais sutis.

Se uma empresa possui um Canal de Denúncias e um programa educativo voltado para irregularidades que acompanha a ferramenta, as chances de um colaborador identificar precocemente situações de assédio aumentam em muito.

Isso é fundamental pois, se a empresa demora a detectar a situação, os prejuízos se agravam e, em certa altura, algumas perdas são irreversíveis (o pedido de demissão da vítima, por exemplo).

Assim, o Canal serve para mapear essas situações o mais rápido possível e impedir sua escalada em gravidade.

Importância do anonimato no Canal de Denúncia

O Canal é um instrumento tão efetivo porque possui anonimato e confidencialidade.

Sem essa segurança, as pessoas não denunciam. Por outro lado, com toda segurança e com informações essenciais, elas podem relatar de maneira qualificada.

Isso significa que as informações sobre irregularidades chegam com alta qualidade à direção, permitindo ações e estratégias efetivas para combatê-las e preveni-las.

Garantindo a confidencialidade das denúncias

Assim, reafirmamos a importância de um aparato robusto de segurança de dados para o Canal de Denúncias da sua organização.

Recentemente, aqui na Contato Seguro, nós chegamos a uma conquista importantíssima: a Certificação da ISO 27001.

Essa ISO se relaciona diretamente com a confidencialidade dos dados nos canais de denúncia ao:

  • proteger dados sensíveis (identidade dos denunciantes);
  • garantir segurança para receber e armazenar as denúncias;
  • proteger registros e provas, armazenando-os com criptografia e acesso controlado;
  • diminuir riscos de vazamento ou adulterações durante a apuração.

É necessário fortalecer a segurança do seu Canal de Denúncias e reforçar a comunicação sobre o anonimato e a confidencialidade sempre que possível e necessário.

Isso irá garantir o aumento no volume de denúncias qualificadas e a resolução de problemas com irregularidades organizacionais.

Benefícios do Canal de Denúncia Corporativo na prevenção de assédios

Diversos benefícios são associados à implementação do Canal de Denúncias corporativo e o combate a irregularidades organizacionais.

Os mais importantes são:

  • melhoria do ambiente organizacional: quando os colaboradores contam com uma ferramenta segura e eficiente para relatar comportamentos abusivos e assédio, a empresa demonstra seu compromisso em combater essas práticas.

Os trabalhadores se sentem acolhidos e ouvidos, e as irregularidades são efetivamente combatidas.

Isso gera bem-estar psicológico, mais motivação e produtividade, qualidade de vida, e equipes mais unidas e mais felizes.

  • fortalecimento da confiança entre colaboradores: com equipes unidas e mais felizes, o rendimento do trabalho aumenta significativamente.

Sabemos que talvez a condição mais importante para produzir resultados, reputação e sucesso organizacional é a qualidade da cultura.

Com uma cultura de ética, segurança, e de tolerância zero para com más condutas e assédio, os colaboradores passam a confiar mais nos colegas e na própria empresa, e investem mais em seu trabalho, tornando-se mais produtivos.

Conheça a plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro

A Contato Seguro oferece uma plataforma especializada em Canal de Denúncia, que garante sigilo, anonimato e segurança para escutar o coração da sua empresa.

Essa escuta delicada e especializada é a principal medida para assegurar a qualidade de vida e o bem-estar no trabalho.

Temos uma interface intuitiva e suporte especializado

Assim que você implementa o Canal, ganha os primeiros treinamentos de conscientização para implementar com seus colaboradores.

Já ajudamos mais de 3 mil empresas na prevenção do assédio e na promoção de um ambiente de trabalho ético e respeitoso.

Invista na segurança dos seus colaboradores e fortaleça a cultura organizacional da sua organização com a Contato Seguro.

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FAQ: Canal de Denúncia pode previnir assédios no trabalho

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