Sistema Canal de Denúncias para Pequenas Empresas

Como o Canal de Denúncias impacta o colaborador em trabalho híbrido ou home office?

O Canal de Denúncias é uma tecnologia necessária para garantir proteção e liberdade de expressão ao colaborador, principalmente em home office.

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Como o Canal de Denúncias impacta o colaborador em trabalho híbrido ou home office?

Como o Canal de Denúncias impacta o colaborador em trabalho híbrido ou home office?

A consolidação do modelo híbrido de trabalho, que inclui o home office e o trabalho presencial, tornou-se uma realidade com diversas dificuldades e desafios para inúmeras empresas brasileiras. 

Durante o último ano, o teletrabalho – que parecia ser passageiro – tornou-se permanente. E agora? Como a empresa conseguirá proteger seus colaboradores contra irregularidades como assédio moral, sexual e bullying, uma vez que eles estão trabalhando a distância ou apenas alguns dias presenciais? 

Para responder questões como essas, nosso post de hoje mostrará a você como o Canal de Denúncias tem se mostrado necessário e efetivo para o desenvolvimento da cultura de integridade nas empresas. 

A ferramenta impacta na prevenção e correção de desvios de conduta que, atualmente, são mais frequentes do que imagina-se, mesmo em ambientes corporativos on-line.  

Se você procura por um canal profissional e seguro, conheça a Contato Seguro. 

Canal de Denúncias: tecnologia a favor da cultura de integridade

“Se existe algo que costuma faltar aos compliance officers é braço. Como a grande maioria deles conta com equipes muito reduzidas (quando conta), é impossível gerir o negócio sem o apoio da tecnologia, que permite organizar e automatizar alguns processos mais operacionais do que estratégicos.”

Revista LEC

A tecnologia só se torna realmente relevante quando agrega valor para o cliente, assim como para todos os envolvidos no processo de investigação da denúncia (denunciante, gestor responsável e diretores).

A informação é do diretor de TI, Mateus Hass. Segundo ele, toda inovação e propostas de melhorias em tecnologia visam:

  • Otimizar
  • Ajudar
  • Automatizar
  • Economizar tempo e dinheiro  

Hass afirma que a tecnologia do Canal de Denúncias da Contato Seguro garante:

  1. Segurança da informação: prevenção e detecção de ataques. A criptografia de ponta dos dados torna quase impossível um ataque hacker.
  2. Automação: para otimizar trabalhos repetitivos e evitar retrabalhos.  
  3. Facilidade: a fim de transformar o difícil em fácil.  
  4. Qualidade: com um produto top de mercado, os clientes da Contato Seguro utilizam os melhores padrões para desenvolver sua área de Compliance (ou Mecanismo de Integridade).

Leia mais no blog: Por que a tecnologia é um elemento fundamental para um Canal de Denúncias efetivo?

Como o Canal de Denúncias ajuda a desenvolver uma cultura de integridade que engaje e gere resultados?

A evolução do entendimento de integridade tem desempenhado um papel importante na evolução das empresas.

A implementação de Programas de Integridade deve ser movida à base de regras claras, gestão transparente, reconhecimento às boas práticas e aos comportamentos que, de fato, espelham os valores da companhia.

“Devido à pandemia do COVID-19, onde o regime de teletrabalho e home office tornaram-se comum, de acordo com diferentes fontes de pesquisas realizadas no Brasil, como o Tribunal Superior do Trabalho (“TST”) e o Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental (“IPRC”), houve aumento considerável nos relatos sobre assédio sofrido no ambiente remoto corporativo.”

LEC | Legal Ethics & Compliance

Portanto, queremos ressaltar que importa mostrar que sugestões, consultas ou denúncias devem ser sempre apreciadas, em qualquer ambiente de trabalho. 

Realizar ações que transmitam valores e comunicá-las internamente gera uma cultura de integridade orgânica. 

Um Canal de Denúncias oferece às empresas a possibilidade de reforçar sua imagem de integridade perante todos os seus públicos (internos, externos e parceiros). 

E para obter sucesso nesta comunicação, é preciso haver clareza, por meio da consolidação de atributos tangíveis como:

  • Segurança
  • Satisfação
  • Reputação
  • Efetividade 

Quando a empresa dispõe de uma ferramenta de integridade como um Canal de Denúncias, ela garante que todos os públicos tenham acesso a uma voz!

O canal da Contato Seguro também aceita sugestões de melhorias. Assim, mais do que encontrar o que está errado, a solução cria um senso de comunidade e colaboração.

Afinal, é um orgulho trabalhar em uma empresa que aposta em fomentar a integridade, mostrando que uma cultura íntegra também gera resultados para os negócios.

Campanha de divulgação personalizada 

A ferramenta da Contato Seguro entrega peças semiprontas de campanhas que irão ajudar a comunicar e fortalecer essa cultura.  

Seus clientes recebem uma comunicação capaz de impactar e instruir de forma adequada os colaboradores, líderes e fornecedores.

Veja o que dizem os especialistas Hítalo Silva e Jaqueline Romano: 

“Ainda, dentre os pilares do Programa de Compliance dispõe-se de Treinamento e Comunicação, assim como Canal de Denúncia, que possuem um papel fundamental para aproximar os colaboradores das iniciativas de Compliance da companhia, e com isso buscar conscientizar os colaboradores sobre comportamentos e práticas abusivas no ambiente de trabalho remoto. Através de um Programa de Compliance estruturado, a empresa demonstrará a importância de um ambiente preocupado com a saúde física, mental e emocional de seus colaboradores.”

Saiba mais em Como o Canal de Denúncias torna o ambiente profissional mais humano e justo.

Conheça o canal da Contato Seguro aqui.

Conclusão

Apesar das dificuldades dos modelos híbrido e home office, o Canal de Denúncia é uma solução tecnológica que oferece ao colaborador o orgulho de trabalhar em uma empresa que promove a cultura da integridade, gerando mais resultados para a sua empresa.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você e sua empresa. 

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