Canal de Denúncias: gerando integridade corporativa com a Contato Seguro

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Tempo de Leitura: 4 Minutos

Gerar integridade numa empresa, prevenir irregularidades e preservá-la de prejuízos financeiros, reputacionais e legais pode ser um desafio.

Implementar controles internos, auditorias, treinar as equipes, dentre outras abordagens, podem funcionar bem.

Mas nenhuma estratégia é tão categórica quanto o Canal de Denúncias.

Escolher a melhor plataforma é fundamental para gerar todos os benefícios e a proteção da sua empresa.

Neste artigo, entenda como a Contato Seguro fornece um Canal de Denúncias completo e efetivo: quais são os atributos e os diferenciais da nossa marca.

Boa leitura!

Contato Seguro (Canal de Denúncias)

A Contato Seguro é a empresa brasileira pioneira na implementação de ferramentas para denúncias.

Contrate o Canal de Denúncias

Estamos presentes em mais de 2000 empresas ao redor do mundo, atendendo em 50 países, em 12 idiomas.

Oferecemos uma solução completa, com todos os atributos necessários, e com diferenciais decisivos para o sucesso da ferramenta na sua organização.

Veja, agora, o que é o Canal de Denúncias e quais são esses elementos fundamentais.

Canal de Denúncias da Contato Seguro

O Canal de Denúncias da Contato Seguro é uma plataforma que permite que colaboradores, parceiros e fornecedores denunciem irregularidades nas empresas.

Estudos demonstram que o principal método de detecção de más condutas dentro do trabalho (como assédio, fraudes, roubo, discriminação) é o Canal de Denúncias.

Sem a plataforma, a detecção fica mais lenta (ou nem chega a ocorrer), e os donos perdem o controle dos desvios presentes na empresa.

Existem, no entanto, alguns atributos indispensáveis para que o Canal funcione; ou seja, para que:

  • os colaboradores realmente denunciem;
  • as denúncias sejam apuradas justamente;
  • as medidas disciplinares sejam bem aplicadas;
  • a ferramenta intervenha nos três níveis: detecção, prevenção e combate.

Atributos dos quais a Contato Seguro (Canal de Denúncias) não abre mão

  1. Garantia do anonimato e confidencialidade: para denunciar com segurança, os colaboradores precisam da garantia do anonimato e confidencialidade. O medo de represálias é o principal impeditivo para a denúncia. O Canal de Denúncias da Contato Seguro assegura a escolha do anonimato quando é a preferência do manifestante, e a confidencialidade para todos os relatos.
  2. Acessibilidade 24h por dia, 7 dias por semana: outros estudos sobre Canais de Denúncias também demonstram que a maior parte dos relatos se dá fora do horário de trabalho e nos fins de semana. Portanto é importante manter o Canal totalmente acessível em qualquer horário.
  3. Personalização: uma boa plataforma permite a personalização de acordo com as necessidades, cultura e identidade da empresa. Empresas diferentes possuem demandas diferentes com relação à integridade. Portanto, personalizar o Canal conforme o usuário precisa é essencial.
  4. Gestão de alta qualidade: o papel do Canal de Denúncias é, além de receber os relatos, gerir as manifestações. Uma boa gestão da denúncia permite uma boa apuração, além de sustentar os relatórios customizados, tão importantes para a implementação de estratégias paralelas.
  5. Comunicação e treinamentos: a implementação do Canal de Denúncias na Contato Seguro conta com materiais de comunicação e treinamentos sobre irregularidades e desvios, e sobre a boa utilização do Canal. Comunicações e treinamentos são parte fundamental da implementação do Canal de Denúncias.
  6. Consultoria especializada: nós fornecemos, além disso, consultorias especializadas sempre que o cliente necessitar, auxiliando na adaptação e alinhamento de processos, e outras demandas. Contamos com profissionais altamente qualificados e com vasta experiência para o melhor aconselhamento e orientação.

Segundo Wagner Giovanini, especialista em Compliance e sócio-diretor da Contato Seguro, esses atributos são indispensáveis para a efetividade do Canal de Denúncias.

Portanto, eles devem estar presentes se a empresa realmente deseja se tornar mais íntegra e colher os benefícios advindos da ferramenta.

Contato Seguro (Canal de Denúncias) — diferenciais da nossa marca

Somos a empresa pioneira no fornecimento de Canais de Denúncias para organizações no Brasil.

Hoje, estamos presentes em mais de 2000 empresas, em 50 países ao redor do mundo. Atendemos em 12 idiomas e com cada vez mais qualidade.

Há mais de 10 anos ajudando a prevenir os impactos negativos das irregularidades nessas organizações, não deixamos de inovar e desenvolver nossa ferramenta para atender melhor aos nossos clientes e usuários do Canal.

Em 2024, lançamos a possibilidade de relatar via WhatsApp, com garantia de anonimato, segurança de dados, e integração a uma Inteligência Artificial generativa.

Agora, pelo WhatsApp, os usuários podem realizar uma denúncia com o auxílio da assistente virtual Mari, que pode tirar dúvidas, consultar protocolos, e tem a capacidade de inferir e compreender o denunciante, mesmo que ele erre a grafia das palavras ou não saiba conceitos importantes para o relato.

Dessa forma, a manifestação se torna mais completa e qualificada. Durante a conversa, pode-se anexar fotos e documentos (que podem servir de provas da ocorrência do desvio), e a Mari fornece feedback constante, para que o usuário saiba exatamente o que está sendo relatado.

Essa é mais uma forma de facilitarmos o processo de denúncia que, muitas vezes, pode ser delicado para os relatores.

O Canal de Denúncias da Contato Seguro ainda conta com psicólogos-ouvidores para o atendimento telefônico, que acolhem e utilizam de técnicas específicas para tornar o relato mais confortável.

Conclusão

A Contato Seguro busca sempre compreender e facilitar a vida de seus clientes e dos usuários do nosso Canal.

O aprimoramento é constante e não medimos esforços para levar a melhor ferramenta para dentro das organizações que confiam em nosso trabalho.

Nosso Canal de Denúncias possui os atributos indispensáveis e ainda conta com recursos exclusivos, melhorando a experiência do usuário e aumentando os resultados dos nossos clientes.

Portanto, se a sua empresa ainda não possui um Canal de Denúncias, fale com um de nossos especialistas

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