Pesquisar
Close this search box.

Diferença entre Canal de Denúncias e Canal da Ética

mulher loira, de óculos, vestindo camisa jeans, com a mão esquerda em cima da mesa, apontando para um papel
Tempo de Leitura: 4 Minutos

Canal de Denúncias e Canal de Ética: qual a diferença?

Se você deseja implementar um Canal de Denúncias em sua empresa e não sabe por onde começar, fale com um especialista da Contato Seguro.

Mas se você quiser saber o que é um Canal de Denúncias, o que ele tem a ver com o Canal de Ética e descobrir quais são seus maiores benefícios, nos acompanhe até o final deste post, porque este conteúdo é pra você!   

O que é Canal de Denúncias?

Canal de Denúncias, como é conhecido no mercado, é uma ferramenta essencial para empresas de todos os portes e segmentos que buscam obedecer a lei, proteger a empresa e  potencializar seus resultados.

O Canal de Denúncias faz parte de um Sistema de Integridade e Compliance(1), conforme exigência da Lei Anticorrupção(2) para as organizações.

A ferramenta serve para detectar problemas como fraudes, bullying, assédio moral/sexual, entre muitas outras irregularidades. 

Conforme dados da Association of Certified Fraud Examiners (ACFE), 60% das eventuais infrações corporativas deixam de acontecer quando a empresa possui um Canal de Denúncias. 

Porém, um canal interno, criado pela própria empresa, gera insegurança para o denunciante. Normalmente, o colaborador, por exemplo, tem medo de denunciar seu próprio gestor. 

Por isso, é fundamental que o canal seja externo, ofereça 100% de confidencialidade, anonimato e proteção contra retaliações.    

E quem pode denunciar? Colaboradores, gestores, fornecedores, parceiros, etc. Ou seja, todos os envolvidos direta ou indiretamente com a empresa.  

Portanto, se a ferramenta for robusta e confiável, será capaz de gerar diversos benefícios para o negócio e oferecer uma vantagem competitiva que o ajudará a fechar mais negócios, inclusive, com governos e grandes organizações.

Por isso, as pequenas e médias empresas também estão se beneficiando deste sistema, cada vez mais acessível pela Contato Seguro.

Os 10 maiores benefícios do Canal de Denúncias externo

Com a crescente democratização do Compliance entre empresas de todos os tamanhos, o Canal de Denúncias ganhou ainda mais relevância na busca pelo desenvolvimento de uma cultura baseada em valores éticos.

De acordo com o diretor da Contato Seguro, um Canal de Denúncia externo chega a ser 6 vezes mais usado do que um canal interno: 

“Nossos dados internos de mais de 2.000 clientes comprovam que o canal externo é seis vezes mais utilizado do que um canal interno”. 

Diego Galvão, sócio-diretor da Contato Seguro.

Isso porque o canal externo oferece mais vantagens. Confira o top 10 dos benefícios da ferramenta:

  1. Melhora a convivência e o clima organizacional.
  2. Gera mais segurança para todos.
  3. Melhora a reputação da marca. 
  4. Evita processos trabalhistas.
  5. Combate assédios, fraudes, desvios, etc.
  6. Melhora os processos.
  7. Aumenta a produtividade.
  8. Reduz custos.
  9. Fortalece o comprometimento com a empresa.
  10. Aumenta os resultados do negócio.

 

Leia também, matéria exclusiva da revista Exame(3), com mais informações sobre o Canal de Denúncias.

O que é Canal da Ética?

Canal da Ética é o nome dado ao Canal de Denúncias da Contato Seguro.

A ferramenta leva esse nome porque, além de receber as denúncias (como desvio de mercadorias, suborno, coação moral e discriminação),  também serve para registrar sugestões de melhorias dos processos. 

Esse tipo de informação normalmente não chega com facilidade aos ouvidos dos gestores do negócio. Então, o canal acaba facilitando o “raio x” da empresa como um todo.  

Um dos diferenciais da Contato Seguro (pioneira na prestação deste serviço no Brasil) é que antes de implantar um novo Canal da Ética, a empresa presta uma espécie de consultoria completa

Assim, a equipe de especialistas consegue entender melhor os objetivos do cliente e ajudá-lo a definir os comitês responsáveis por receber as eventuais denúncias, reclamações e sugestões.

Vale destacar que a Contato Seguro também oferece campanhas de comunicação para seus clientes. Já que é de suma importância apresentar a novidade para colaboradores, parceiros, fornecedores, prestadores de serviço e assegurar a efetividade da ferramenta.

Veja os diferenciais do Canal da Ética da Contato Seguro:

  • Atendimento 24h/365 dias por ano.
  • Recebimento das denúncias feito por psicólogos.
  • Soluções personalizadas com preço justo.
  • Gestão ágil e completa.
  • Acesso via aplicativo, website, 0800 e e-mail.

Como escolher um Canal de Denúncias realmente efetivo?

Cuidado para não ser enganado! O mercado está cheio de ofertas “milagrosas” com diversas promessas e pouquíssimos resultados. 

Segundo o especialista em Compliance, Wagner Giovanini:

“O mercado foi inundado de pseudoespecialistas, sem a devida experiência em implementação de mecanismos dessa natureza ou sem conhecimento apropriado para gerar valor de fato aos clientes. Além disso, ferramentas inadequadas podem produzir efeitos contrários nas pessoas, subtraindo a confiança e credibilidade tão necessárias nesse momento.”

Além disso, para o Canal de Denúncias ser efetivo na prática, é fundamental que todos na empresa conheçam, apoiem e não tenham receio de usá-lo.

Por isso, a comunicação e os treinamentos também possuem um papel crucial na instrução e sensibilização do tema para os públicos internos e externos. Vale a pena escolher uma empresa que entregue estes serviços, com excelência.

Conclusão

Agora que você já sabe a diferença entre um Canal de Denúncias comum e o Canal da Ética da Contato Seguro, será mais fácil avaliar e escolher a ferramenta que melhor atenda as necessidades da sua empresa!

Fonte:
(1) https://tinyurl.com/y5v7fwer
(2) https://tinyurl.com/bdz3bvkv
(3) https://tinyurl.com/dm39nevt

4.8/5 - 237 votos

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Saiba como contratar em apenas 3 passos: