Gestão de pessoas: 8 estratégias para alinhar e melhorar os resultados

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

Entenda a importância da gestão de pessoas, bem como as melhores práticas para engajar os colaboradores e potencializar os ganhos organizacionais!

Uma gestão de pessoas eficaz, que prepara e engaja continuamente os colaboradores, é o caminho para o sucesso dos negócios.

Afinal, toda empresa é feita de pessoas. E elas, por sua vez, precisam de um ambiente saudável e dos recursos certos para prosperar.

Neste artigo, vamos abordar as estratégias que fazem a diferença nessa jornada, especialmente quando o objetivo é otimizar resultados e alinhar a equipe em uma mesma direção.

Aproveite a leitura!

Importância da gestão de pessoas nas empresas

Como o próprio nome já indica, a gestão de pessoas é uma área que existe para administrar e desenvolver o capital humano de uma empresa.

Na prática, isso significa oferecer as condições adequadas para que todos os colaboradores cresçam, se sintam motivados e, assim, consigam contribuir para os resultados do negócio.

Quando a gestão de pessoas é pensada de forma estratégica, as organizações conseguem obter as seguintes vantagens:

  • Maior alinhamento entre a equipe e os objetivos organizacionais;
  • Times mais engajados e com um alto desempenho;
  • Desenvolvimento contínuo de habilidades-chaves;
  • Ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo;
  • Aumento da retenção de talentos valiosos.

Como o RH contribui para uma gestão eficaz 

Falar sobre gestão de pessoas sem mencionar o RH é praticamente impossível. Afinal, o setor é o grande responsável por estruturar as práticas e políticas que sustentam esse processo dentro das empresas.

É o RH, por exemplo, que ajuda a promover uma comunicação interna transparente, planeja ações de treinamento e desenvolvimento, prepara os líderes e incentiva uma cultura de feedback contínuo.

Todas essas ações fazem parte de uma gestão eficaz, pois impactam diretamente o engajamento, o desempenho, o bem-estar e a satisfação dos colaboradores.

Estratégias de Gente e Gestão para otimizar os resultados 

A área de Gente e Gestão é responsável por diversas ações. Mas, quando se trata de potencializar resultados, há algumas iniciativas que não podem faltar.

São elas:

1.       Desenvolvimento de líderes

O sucesso da gestão de pessoas está diretamente ligado à atuação dos líderes, uma vez que são eles que acompanham de perto os colaboradores, oferecendo orientação e suporte.

Nesse sentido, uma das principais estratégias para motivar a equipe é desenvolver uma liderança que possua habilidades como comunicação eficaz, empatia, capacidade de mediar conflitos e inteligência emocional.

No vídeo abaixo, o terapeuta, escritor e palestrante, Gabriel Carneiro, explica como algumas dessas competências ajudam a manter os times engajados:

2.      Capacitação contínua do time

Para otimizar os resultados do negócio, não basta apenas ter líderes bem preparados. Os colaboradores também precisam ter acesso a oportunidades contínuas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D).

Além de prepará-los para as transformações do mercado, essas ações fazem com que os profissionais se sintam mais valorizados pela organização.  

3.       Apoio ao bem-estar dos colaboradores

Não existe engajamento e produtividade sem saúde física e mental. Por isso mesmo, a otimização de resultados também passa pelo cuidado com o bem-estar dos colaboradores.

Esse trabalho começa com a construção de um ambiente seguro, acolhedor e aberto ao diálogo, onde as pessoas se sintam ouvidas e respeitadas.

4.      Programas de reconhecimento

Quando os colaboradores têm seus esforços reconhecidos, a tendência é que eles se sintam motivados a manter o nível de dedicação e desempenho.

Ou seja, uma boa gestão de pessoas também precisa levar em conta estratégias para valorizar e recompensar a equipe por seus esforços e conquistas.

Melhores práticas de Gestão de Pessoas para alinhar metas 

Agora que já vimos quatro estratégias para otimizar resultados, vamos a mais quatro que cumprem com outro propósito da gestão de pessoas: o alinhamento entre a equipe e os objetivos organizacionais.

1.   Definir e comunicar as metas de forma transparente

Para que todos saibam em qual direção seguir, sem que haja ruídos ou dúvidas, é importantíssimo que as metas da empresa sejam bem definidas e comunicadas com clareza.

2.   Estabelecer objetivos individuais alinhados ao coletivo

Nada como conectar os objetivos individuais às metas da organização para gerar mais propósito, engajamento e foco nas entregas.

O motivo é simples: quando os colaboradores entendem o impacto real do próprio trabalho, a motivação deles costuma ser maior.

3.   Acompanhar o progresso regularmente

Para que o alinhamento se mantenha ao longo do caminho, também é fundamental monitorar os avanços de perto.

O objetivo, aqui, é conseguir identificar possíveis desvios de rota e realizar ajustes rapidamente, na medida em que surgem.

4.   Oferecer feedback e suporte contínuos

Feedbacks construtivos e apoio no dia a dia são outras estratégias indispensáveis para manter o alinhamento com as metas, esclarecer possíveis dúvidas e incentivar a melhoria contínua.

Incentivando a participação dos colaboradores na Gestão de Pessoas

Quanto mais atento o RH e as lideranças estiverem atentos às práticas acima, maiores as chances de a empresa obter os ganhos em alinhamento e produtividade.

Mas outra estratégia indispensável para garantir isso é ouvir os colaboradores, seja para entender suas necessidades, acolher sugestões ou identificar preocupações. 

Também é fundamental oferecer um espaço seguro para que eles possam relatar situações que estejam em desacordo com as políticas, normas e valores da organização

É aí que entra a importância de ter um Canal de Denúncia Empresarial.

Implementando um Canal de Denúncia para Empresas na Gestão de Pessoas 

O Canal de Denúncias é o instrumento mais eficiente para combater e prevenir irregularidades que podem colocar a gestão de pessoas em risco.

A seguir, vamos mostrar todos os benefícios associados ao uso desta ferramenta. Mas, antes disso, queremos convidar você a baixar nosso Checklist de Como implantar um Canal de Denúncias

Faça o download do Checklist aqui!

Benefícios do Canal de Denúncia na Gestão de Pessoas

Lembra quando falamos que apoiar o bem-estar dos colaboradores é uma das principais estratégias para otimizar os resultados corporativos?   

Bom, um dos recursos que reforça esse cuidado é justamente o Canal de Denúncia nas Empresas.

Em geral, essa ferramenta oferece um espaço seguro e confidencial para que o time relate qualquer irregularidade que fira os valores da organização e causem danos aos funcionários, tais como assédio moral e sexual, discriminação e fraudes.

Entre os benefícios associados ao seu uso, estão:

  • Melhora da comunicação interna;
  • Prevenção e combate de condutas prejudiciais ao ambiente de trabalho;
  • Aumento da confiança entre os colaboradores e a gestão;
  • Fomento de uma cultura acolhedora e transparente, que prioriza o bem-estar da equipe.

Como o Canal de Denúncia Corporativo fortalece a gestão de pessoas 

Além de ser um meio para assegurar que as políticas de Compliance sejam, de fato, colocadas em prática, o Canal de Denúncias também é uma maneira de fortalecer o compromisso da empresa com as pessoas.

Resumindo, ele é uma forma concreta de ouvir, proteger e engajar os colaboradores, promovendo uma gestão de pessoas mais humanizada e um ambiente de trabalho mais saudável e íntegro.

Conheça a Plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro 

A Contato Seguro se orgulha de ser a pioneira no fornecimento de plataformas para denúncias no Brasil.

Nossa ferramenta oferece tudo o que você precisa para ouvir o coração da sua empresa, incluindo: sigilo absoluto, atendimento pelo WhatsApp com IA Generativa e funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana.

Quer saber mais? Então, preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um dos nossos especialistas!

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