A sobrevivência no mercado tornou-se desafio diário, com as empresas buscando constantemente saídas para problemas visíveis, entretanto, impossível resolver matéria oculta. Aqui há uma fonte inesgotável de perdas e desperdícios, além de riscos crescentes envolvendo aspectos humanos.
Fraudes, furtos e uso indevido de ativos da empresa são exemplos corriqueiros e representam, na média, perda de 5% do faturamento bruto anual, como mostram as estatísticas (*).
Já os assédios, discriminação e bullying, por exemplo, consistem em perigo iminente, pois, além do mal causado às pessoas, a mídia e as redes socias são implacáveis com esse tipo de desvio de conduta, podendo gerar a ira incontrolável de clientes, consumidores e sociedade.
O Canal de Denúncias é a solução para identificar esse tipo de situação que, normalmente, se manifesta longe dos olhos da Direção. Assim, o Canal permite à empresa corrigi-la a tempo ou, melhor ainda, evitá-la.
Porém, para ser efetiva, essa ferramenta precisa conquistar a confiança das pessoas, com atributos como:
- garantia de confidencialidade e proteção contra retaliação;
- permissão ao anonimato;
- acessibilidade 24h/dia e 7 dias por semana;
- segurança da informação;
- atendentes qualificados, etc.
A Contato Seguro atende empresas de qualquer natureza e tamanho, sendo seu parceiro confiável no fornecimento de Canais de Denúncias.
O Canal de Denúncias é essencial para identificar fraudes, furtos e uso indevido de ativos, que representam, em média, perda de 5% do faturamento bruto anual de uma empresa. Além disso, ao detectar e corrigir problemas como assédio, discriminação e bullying, o Canal de Denúncias pode prevenir danos à reputação da empresa, que podem ter um impacto financeiro significativo, especialmente em uma era onde a mídia e as redes sociais podem amplificar rapidamente qualquer desvio de conduta.
Para ser eficaz, um Canal de Denúncias deve garantir confidencialidade e proteção contra retaliações, oferecer a possibilidade de anonimato, ser acessível 24 horas por dia e 7 dias por semana, assegurar a segurança da informação e contar com atendentes qualificados. Esses atributos são fundamentais para conquistar a confiança dos colaboradores e incentivá-los a relatar quaisquer irregularidades.
A Contato Seguro se destaca por ser um parceiro confiável para empresas de todos os tamanhos e naturezas, fornecendo Canais de Denúncias que cumprem com todos os requisitos essenciais para eficácia. A empresa garante a confidencialidade, permite o anonimato, e oferece uma plataforma acessível e segura, com atendimento qualificado, garantindo que as denúncias sejam tratadas de maneira profissional e eficiente.
(*) Fonte: ACFE – 2020 Report to the Nations – 2020 Global Study on Occupational Fraud and Abuse.