Selo Mais Integridade: Canal de Denúncias é critério de premiação para o agronegócio

Selo Mais Integridade: Canal de Denúncias é critério de premiação para o agronegócio

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Tempo de Leitura: 7 Minutos

Quando o assunto é agropecuária, o Brasil é um país destaque: aqui, produzimos soja, café, cana-de-açúcar, laranja carne bovina e frango, e somos um dos maiores produtores e exportadores de commodities agrícolas do mundo. 

De 1975 a 2021, o setor agropecuário brasileiro teve uma média de crescimento anual de 3,31%¹.

Em 2023, o agronegócio alcançou o crescimento de 4,9% em relação ao ano anterior.

A importância desse setor para o desenvolvimento do nosso país é inegável.

Assim, é fundamental que as empresas agro tenham práticas de integridade, ética e transparência — valores que garantem a maior produtividade e a maior longevidade para todas as organizações.

O Selo Mais Integridade é uma iniciativa para o reconhecimento, incentivo e premiação dessas práticas para as empresas e cooperativas nacionais.

Neste artigo, entenda o que é o Selo Mais Integridade, seus benefícios, a importância do Canal de Denúncias, e a preparação necessária da cooperativa ou organização para essa conquista.

Boa leitura!

O que é o Selo Mais Integridade e quem se qualifica?

Contrate o Canal de Denúncias

O Selo Mais Integridade (Selo de Integridade do Ministério da Agricultura e Pecuária), é uma iniciativa do governo para o reconhecimento, incentivo e premiação de práticas de integridade para empresas e cooperativas do agronegócio.

O público-alvo do concurso são as empresas e cooperativas do agronegócio, instaladas no país, e dedicadas a práticas agropecuárias e pesqueiras de qualquer natureza.

As práticas de integridade avaliadas pelo Selo dizem respeito à responsabilidade social; sustentabilidade; ética; e esforço em mitigar fraudes e corrupção.

Atualmente, seguindo as tendências de compliance mais atuais, o critério para premiação também envolve ações de sustentabilidade ambiental como, por exemplo, a descarbonização de seus processos.

Para concorrer ao prêmio pela primeira vez, a organização ou cooperativa precisa comprovar que possui:

  • Programa de Compliance;
  • Código de Ética e Conduta;
  • Canais de Denúncia efetivos;
  • Acões com foco em responsabilidade social e ambiental; e
  • Rotina de treinamentos de melhoria da cultura organizacional.


Além disso, é necessário:

  1. Demonstrar que está em dia com as legislações e obrigações trabalhistas.
  2. Não ter sido multada por questões que envolvem obrigações trabalhistas.
  3. Não possuir histórico de adulteração/falsificação de processos e produtos com fiscalização de responsabilidade da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério.
  4. Ter ações de boas práticas agrícolas, estabelecidas pelas metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
  5. Não ter cometido crimes ambientais.

Esses critérios são analisados por meio de documentação, pelo Comitê Gestor do Selo, constituído por representantes de um conjunto de instituições públicas e privadas.

A documentação engloba, por exemplo:

– apresentação de um documento assinado por dirigente da alta administração que comprove a implementação e o apoio ao programa de integridade (programa de Compliance) pelos diretores da organização, especificando a data e a maneira como se chegou à decisão de implementar o compliance;

especificação do processo de seleção do profissional responsável pela área do Compliance;

– documentação da posição do responsável pelo programa de Compliance no organograma da empresa;

–  Código de Ética e Conduta aprovado e com ampla comunicação na organização;

Canal de Denúncias efetivo, implementado há mais de 12 meses da data final de inscrição.

O Canal de Denúncias é uma parte fundamental dessa avaliação, com critérios detalhados. Mais a frente, iremos delinear os critérios do Canal de Denúncias para concorrer ao Selo.

Benefícios de obter o selo para o agronegócio

O Selo Mais Integridade gera diversos benefícios para as empresas do agronegócio e cooperativas agrícolas

  • reconhecimento das boas práticas: se dá, por exemplo, pela divulgação da empresa na página oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e na citação do nome da organização em outros meios de comunicação e publicidade, e em ocasiões que deem destaque à premiação.
  • direito de utilizar o “Selo Mais Integridade”: em seus produtos, meios de comunicação, publicidade, etc.
  • relação da área de compliance com a Unidade de Gestão da Integridade do Ministério: para trocas sobre temas de Ouvidoria, Corregedoria e Ética e Integridade que sejam estabelecidos como interesse mútuo.

Essas são formas de reconhecer publicamente a empresa, dando a ela visibilidade, fortalecimento de reputação, maior acesso a investimentos nacionais e estrangeiros, e maior chance de aumento de clientela, e de estabelecer bons negócios com outras organizações.

Canal de Denúncias como critério para o Selo

O Canal de Denúncias é uma parte fundamental da avaliação para recebimento do Selo Mais Integridade.

Selo Mais Integridade: Canal de Denúncias para o agronegócio
Selo Mais Integridade: Canal de Denúncias para o agronegócio

A presença de um Canal de Denúncias efetivo é um requisito para obtenção do prêmio pela primeira vez, o “Selo Verde”. Para esse primeiro concurso, exige-se do Canal de Denúncias da organização:

  • identificação expressa do Canal de Denúncias no site da empresa ou cooperativa, com descritivo detalhado para acesso na página — ou seja, demonstrando a facilidade do acesso ao público, separado do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), e com a possibilidade e garantia de anonimato.
  • sumário sobre como se dá o tratamento das denúncias, com destaque das denúncias anônimas — expressando a segurança e a confidencialidade do denunciante, e a apuração adequada.
  • acesso ao Canal em outro idioma (inglês ou espanhol, no mínimo), ou em língua específica para as organizações que possuam outra língua oficial que não o Português.
  • dados de desempenho mensal dos últimos 2 anos, contendo a quantidade de denúncias registradas, analisadas e tratadas, descrição resumida da apuração, e relato sobre os treinamentos em canal de denúncias para colaboradores e dirigentes,.

Para receber o Selo Amarelo, ou seja, ser premiada pela segunda vez, a empresa precisa continuar comprovando e apresentando a efetividade do Canal de Denúncias por meio de:

  • quantidade de denúncias registradas, investigadas e tratadas;
  • descrição resumida da apuração dos fatos, com classificação em grandes categorias;
  • reporte detalhado da natureza do treinamento sobre o Canal para colaboradores e dirigentes.

Casos de Sucesso 

Dentre as vencedoras do prêmio, na edição 2022/2023, estão: 

➝ AGROBIOLÓGICA SOLUÇÕES NATURAIS LTDA (Agrobiológica Soluções)

➝ ALIANÇA AGRÍCOLA DO CERRADO S.A. (Aliança Agrícola do Cerrado – Sodrugestvo)

➝ BASF S.A. (BASF)

➝ CASTROLANDA – COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL LTDA

➝ COPACOL – COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL CONSOLATA

➝ LATICÍNIOS BELA VISTA LTDA (Piracanjuba)

➝ OURO FINO QUÍMICA S.A. (Ourofino Agrociência)

➝ SUINCO – COOPERATIVA DE SUINOCULTORES LTDA

Outras 16 empresas renovaram seu compromisso com a integridade, e receberam o Selo Amarelo. Destacamos algumas delas:

➝ AGRÍCOLA XINGU S.A. (Xinguagri)

➝ BSBIOS INDUSTRIA E COMERCIO DE BIODIESEL SUL BRASIL S.A. (BSBIOS – Energia Renovável)

➝ COMPANHIA NITRO QUÍMICA BRASILEIRA (Nitro)

➝ FRIGORÍFICO JAHU EIRELI (Frescatto Company)

➝ INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS SUPREMO LTDA (Supremo Carnes)

➝ MARFRIG GLOBAL FOODS S.A.

➝ MIG PLUS AGROINDUSTRIAL LTDA

➝ OURO FINO AGRONEGÓCIO LTDA

➝ TRÊS CORAÇÕES ALIMENTOS S.A.

➝ TRÊS TENTOS AGROINDUSTRIAL S.A. (Três Tentos)

O Canal de Denúncias é um instrumento essencial para a implementação de práticas de integridade e ética numa organização.

A ferramenta é considerada o “coração do Compliance” já que é por meio do Canal de Denúncias que se movimentam muitas ações que garantem esse compromisso.

Ele é uma plataforma para recebimento de relatos sobre irregularidades e más condutas. 

Ou seja, todos que testemunharem ou souberem de uma irregularidade dentro da organização (corrupção, fraudes, assédio e discriminação), podem relatar essas ocorrências no canal.

Uma vez encaminhada a denúncia, ela será apurada, e os responsáveis serão responsabilizados. O Canal permite o combate direto às irregularidades, mas também inibe a ocorrência destas, agindo como um fator de prevenção.

Com a garantia de anonimato, o colaborador tem a segurança de denunciar sem o risco de retaliação — isso permite que mais denúncias sejam realizadas, mitigando assim as situações que comprometem a integridade da organização.

Como preparar sua cooperativa/empresa para concorrer

Para preparar a sua empresa ou cooperativa para o Selo Mais Integridade, observe os pontos que aqui destacamos: implementação e comprovação de um programa de integridade, elaboração sólida do Código de Ética e Conduta, e a presença de um Canal de Denúncias efetivo.

Aqui no blog da Contato Seguro temos diversos conteúdos sobre como implementar o seu Canal de Denúncias, quais boas práticas seguir, e os atributos necessários para que a ferramenta seja um sucesso.

Portanto, para se tornar um concorrente do Selo, continue acompanhando as nossas publicações!

Conclusão

O Selo Mais Integridade é um importante incentivo para as organizações do agronegócio que pretendem se manter íntegras e éticas.

Hoje já é conhecimento estabelecido que práticas de integridade levam uma organização à maior produtividade, melhor desempenho, fortalecimento de reputação, maior presença de mercado e maior longevidade.

Sendo um dos pilares da economia brasileira, o agronegócio ético deve ser valorizado e incentivado para adotar cada vez melhores práticas de Integridade, Transparência e Ética.

A Contato Seguro parabeniza as instituições premiadas e convida as empresas que ainda não possuem soluções em Canal de Denúncias a conhecer os nossos produtos.

O Canal de Denúncias da Contato Seguro tem eficiência garantida porque conta com recursos de tratamento de dados com business intelligence (BI), ferramentas de Inteligência Artificial e chatbot, além de especialistas para suporte completo no processo de implementação.

Temos ainda o Programa de Integridade da Compliance Station — um facilitador da criação da Rede de Integridade para a sua cooperativa.
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