O processo de tomada de decisões dentro das empresas pode envolver um único responsável ou um grupo de pessoas.
As decisões devem ser tomadas constantemente e com cautela, já que é através delas que se alcança a efetividade nas diversas áreas e em todas as relações empresariais, internas ou externas.
As tomadas de decisão são feitas com:
- habilidades cognitivas;
- técnicas de resolução de problemas;
- técnicas de negociação;
- dedução; e
- informações sólidas e confiáveis.
Neste artigo, entenda mais sobre tomada de decisões e descubra por que o Canal de Denúncias é um instrumento indispensável para suporte desse processo.
A Importância do Canal de Denúncia na Tomada de Decisões
O Canal de Denúncias é um instrumento fundamental para assegurar a comunicação entre direção e colaboradores.
As empresas são compostas por pessoas — principalmente por seus funcionários.
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Existem diversas instâncias em que o trabalhador pode ser ouvido, mas o Canal de Denúncias garante uma escuta transparente e aberta, chegando até o coração das pessoas e de suas necessidades.
Sendo assim, o Canal é uma ferramenta fundamental para coletar informações valiosas.
Como o Canal de Denúncia Fornece Informações Valiosas
Por ser uma ferramenta segura, e à medida que transmite efetivamente confiança aos colaboradores, o Canal de Denúncias é a melhor ferramenta para captar informações valiosas dentro das organizações.
Colaboradores, fornecedores e terceiros podem relatar qualquer situação dentro da organização que pode apresentar um risco a eles mesmos, e à organização.
O Canal de Denúncias garante o anonimato e a confidencialidade, o que torna os relatos 100% seguros para os colaboradores. Eles não terão sua identidade revelada em nenhum momento.
Por isso, podem falar o que percebem ser um risco dentro da organização.
Essa é uma forma segura que a direção dispõe de coletar informações relevantes e fundamentais para as tomadas de decisão empresariais.
Impacto do Canal de Denúncia na Gestão Empresarial
Isso potencializa diversos processos da gestão empresarial.
Para resolver qualquer problema, ou se posicionar quanto a qualquer situação, todas as informações disponíveis sobre o assunto devem ser coletadas.
E, de que outra forma a direção coletaria dados sobre irregularidades, desvios e outros riscos?
Sabemos que, se não há uma ferramenta segura para relatos, as pessoas não irão dizer nada que seja comprometedor ou arriscado para sua reputação e posição social na empresa.
Por isso, o Canal de Denúncias dá à direção o acesso a informações exclusivas, que somente colaboradores, fornecedores e terceiros poderiam prover.
Com essas informações, o processo de tomada de decisão é facilitado, e consequentemente, a gestão empresarial se torna ainda mais efetiva.
Benefícios do Canal de Denúncia para Empresas
O Canal de Denúncias é o instrumento mais efetivo para:
- detectar;
- combater; e
- prevenir irregularidades empresariais.
Por isso, ele ajuda a construir um clima organizacional positivo, com maior segurança, confiança e bem-estar no ambiente de trabalho.
Com um Canal de Denúncias efetivo, a empresa ganha em:
- produtividade;
- motivação dos colaboradores;
- saúde e bem-estar;
- confiança e segurança;
- transparência e ética.
Esses são, de maneira resumida, os benefícios criados com um Canal de Denúncias e com um bom clima organizacional.
A seguir, vamos focar em dois fatores que influenciam diretamente na qualidade da tomada de decisões: a transparência e a ética corporativa.
Melhoria da Transparência e Ética Corporativa
A transparência organizacional é a plena disposição e o desejo de compartilhar informações.
Empresas podem tentar esconder informações de seus colaboradores por falta de confiança, por ignorância ou em razão de preconceitos diversos.
No entanto, entende-se que quanto mais informações estão à disposição dos colaboradores, melhor se torna a gestão, as tomadas de decisão, fluxo de trabalho e os resultados.
Evidentemente, nem todas as informações precisam ser divulgadas. No entanto, aquelas que forem relevantes devem ser comunicadas, incentivando o uso do Canal.
O Canal de Denúncias gera uma atmosfera propícia para o compartilhamento de informações.
Com o instrumento, qualquer mal uso de informações pode ser identificado e denunciado. Da mesma maneira, qualquer outra irregularidade tem prazo curto de duração.
Dessa forma, a empresa pode confiar nos colaboradores e ser mais transparente, sabendo que os colaboradores também estão comprometidos em passar todas as informações que detêm sobre irregularidades e outros riscos.
Integrando o Canal de Denúncia à Cultura Organizacional
O Canal de Denúncias gera diversos benefícios para as organizações, como já apontamos.
Para gerar esses benefícios, no entanto, o instrumento deve estar plenamente integrado à cultura organizacional.
Mas, o que isso significa?
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Engajamento dos Colaboradores no Uso do Canal de Denúncia
Para isso, os colaboradores precisam: saber como o Canal funciona, saber utilizar a plataforma efetivamente, entender a sua função e os resultados da ferramenta.
Sabendo que estão 100% protegidos e que a escuta estabelecida através da ferramenta é uma forma de melhorar o ambiente de trabalho, o engajamento com o Canal de Denúncias começa a acontecer, e os benefícios são consequências diretas.
Boas Práticas para Implementação Eficaz
Por isso, para implementar de forma eficaz o Canal de Denúncias, a organização precisa investir em treinamentos, em comunicação e na constante discussão e aprofundamento da ferramenta.
Reforçar o anonimato e a confidencialidade também é importante, até que se construa a confiança total na plataforma.
Por fim, tomar feedbacks dos colaboradores e demais usuários do Canal é importante para que a empresa saiba quais são as dúvidas restantes e demais dificuldades.
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FAQ: Tomada de decisões apoiada pelo Canal de Denúncia
Ele fornece informações valiosas sobre irregularidades e riscos, permitindo que a gestão tome decisões estratégicas com base em dados confiáveis.
Relatos sobre assédio, fraudes, desvios, corrupção, discriminação, conflitos internos e outras práticas que impactam a organização.
Sim, a confidencialidade e o anonimato são protegidos, garantindo que colaboradores possam relatar problemas sem medo de retaliações.
Ele promove uma cultura de comunicação aberta, permitindo que os colaboradores relatem irregularidades e fortaleçam a ética corporativa.
Aumento da produtividade, melhoria do clima organizacional, maior segurança e transparência, além da redução de riscos e problemas jurídicos.
Investindo em treinamentos, comunicação interna, reforço sobre a confidencialidade e mostrando os impactos positivos das denúncias resolvidas.