Tomada de decisões apoiada pelo Canal de Denúncia

Tomada de decisões apoiada pelo Canal de Denúncia
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Tempo de Leitura: 5 Minutos

O processo de tomada de decisões dentro das empresas pode envolver um único responsável ou um grupo de pessoas.

As decisões devem ser tomadas constantemente e com cautela, já que é através delas que se alcança a efetividade nas diversas áreas e em todas as relações empresariais, internas ou externas.

As tomadas de decisão são feitas com:

  • habilidades cognitivas;
  • técnicas de resolução de problemas;
  • técnicas de negociação;
  • dedução; e
  • informações sólidas e confiáveis.

Neste artigo, entenda mais sobre tomada de decisões e descubra por que o Canal de Denúncias é um instrumento indispensável para suporte desse processo.

A Importância do Canal de Denúncia na Tomada de Decisões

O Canal de Denúncias é um instrumento fundamental para assegurar a comunicação entre direção e colaboradores.

As empresas são compostas por pessoas — principalmente por seus funcionários.

A Importância do Canal de Denúncia na Tomada de Decisões

Existem diversas instâncias em que o trabalhador pode ser ouvido, mas o Canal de Denúncias garante uma escuta transparente e aberta, chegando até o coração das pessoas e de suas necessidades.

Sendo assim, o Canal é uma ferramenta fundamental para coletar informações valiosas.

Como o Canal de Denúncia Fornece Informações Valiosas

Por ser uma ferramenta segura, e à medida que transmite efetivamente confiança aos colaboradores, o Canal de Denúncias é a melhor ferramenta para captar informações valiosas dentro das organizações.

Colaboradores, fornecedores e terceiros podem relatar qualquer situação dentro da organização que pode apresentar um risco a eles mesmos, e à organização.

O Canal de Denúncias garante o anonimato e a confidencialidade, o que torna os relatos 100% seguros para os colaboradores. Eles não terão sua identidade revelada em nenhum momento.

Por isso, podem falar o que percebem ser um risco dentro da organização.

Essa é uma forma segura que a direção dispõe de coletar informações relevantes e fundamentais para as tomadas de decisão empresariais.

Impacto do Canal de Denúncia na Gestão Empresarial

Isso potencializa diversos processos da gestão empresarial.

Para resolver qualquer problema, ou se posicionar quanto a qualquer situação, todas as informações disponíveis sobre o assunto devem ser coletadas.

E, de que outra forma a direção coletaria dados sobre irregularidades, desvios e outros riscos?

Sabemos que, se não há uma ferramenta segura para relatos, as pessoas não irão dizer nada que seja comprometedor ou arriscado para sua reputação e posição social na empresa.

Por isso, o Canal de Denúncias dá à direção o acesso a informações exclusivas, que somente colaboradores, fornecedores e terceiros poderiam prover.

Com essas informações, o processo de tomada de decisão é facilitado, e consequentemente, a gestão empresarial se torna ainda mais efetiva.

Benefícios do Canal de Denúncia para Empresas

O Canal de Denúncias é o instrumento mais efetivo para:

  • detectar;
  • combater; e
  • prevenir irregularidades empresariais.

Por isso, ele ajuda a construir um clima organizacional positivo, com maior segurança, confiança e bem-estar no ambiente de trabalho.

Com um Canal de Denúncias efetivo, a empresa ganha em:

  • produtividade;
  • motivação dos colaboradores;
  • saúde e bem-estar;
  • confiança e segurança;
  • transparência e ética.

Esses são, de maneira resumida, os benefícios criados com um Canal de Denúncias e com um bom clima organizacional.

A seguir, vamos focar em dois fatores que influenciam diretamente na qualidade da tomada de decisões: a transparência e a ética corporativa.

Melhoria da Transparência e Ética Corporativa

A transparência organizacional é a plena disposição e o desejo de compartilhar informações.

Empresas podem tentar esconder informações de seus colaboradores por falta de confiança, por ignorância ou em razão de preconceitos diversos.

No entanto, entende-se que quanto mais informações estão à disposição dos colaboradores, melhor se torna a gestão, as tomadas de decisão, fluxo de trabalho e os resultados.

Evidentemente, nem todas as informações precisam ser divulgadas. No entanto, aquelas que forem relevantes devem ser comunicadas, incentivando o uso do Canal.

O Canal de Denúncias gera uma atmosfera propícia para o compartilhamento de informações.

Com o instrumento, qualquer mal uso de informações pode ser identificado e denunciado. Da mesma maneira, qualquer outra irregularidade tem prazo curto de duração.

Dessa forma, a empresa pode confiar nos colaboradores e ser mais transparente, sabendo que os colaboradores também estão comprometidos em passar todas as informações que detêm sobre irregularidades e outros riscos.

Integrando o Canal de Denúncia à Cultura Organizacional

O Canal de Denúncias gera diversos benefícios para as organizações, como já apontamos.

Para gerar esses benefícios, no entanto, o instrumento deve estar plenamente integrado à cultura organizacional.

Mas, o que isso significa?

Integrando o Canal de Denúncia à Cultura Organizacional

Engajamento dos Colaboradores no Uso do Canal de Denúncia

Para isso, os colaboradores precisam: saber como o Canal funciona, saber utilizar a plataforma efetivamente, entender a sua função e os resultados da ferramenta.

Sabendo que estão 100% protegidos e que a escuta estabelecida através da ferramenta é uma forma de melhorar o ambiente de trabalho, o engajamento com o Canal de Denúncias começa a acontecer, e os benefícios são consequências diretas.

Boas Práticas para Implementação Eficaz

Por isso, para implementar de forma eficaz o Canal de Denúncias, a organização precisa investir em treinamentos, em comunicação e na constante discussão e aprofundamento da ferramenta.

Reforçar o anonimato e a confidencialidade também é importante, até que se construa a confiança total na plataforma.

Por fim, tomar feedbacks dos colaboradores e demais usuários do Canal é importante para que a empresa saiba quais são as dúvidas restantes e demais dificuldades.

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FAQ: Tomada de decisões apoiada pelo Canal de Denúncia

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