Sistema Canal de Denúncias para Pequenas Empresas

Compliance e Lei Anticorrupção nas Empresas

Buscando saber mais sobre Compliance e Lei Anticorrupção nas Empresas? Então confira este pequeno conteúdo, que foi criado especialmente para auxiliar você!

Compliance

O significado da palavra Compliance está relacionado à conduta de uma empresa e sua conformidade com as normas dos órgãos reguladores.

Este conceito abrange todas as políticas, regras, controles internos e externos aos quais uma organização deve estar em conformidade. Quando em conformidade, as atividades de uma organização estarão sempre de acordo com as regras e leis aplicadas aos seus processos.

Tanto a empresa quanto seus funcionários, colaboradores e até mesmo fornecedores, precisam se comportar de acordo com as normas aplicadas pelo setor de Compliance.

Lei Anticorrupção nas Empresas

Já a Lei Anticorrupção (12.846/2013) é a Lei que define as responsabilidades administrativas e civis das Pessoas Jurídicas em relação aos atos que podem lesar a administração pública, sendo ela nacional ou estrangeira. Logo, podemos dizer que tratam-se de sanções a serem aplicadas contra as organizações que pratiquem atos de corrupção pública.

Dentro destes dois fatores, existe o Canal de Denúncias, que torna-se uma solução quando os atos de corrupção, por exemplo, são praticados sem o conhecimento dos diretores. É uma plataforma em que todos os colaboradores podem denunciar atos considerados ilegais ou imorais de seus colegas ou chefes, mantendo o anonimato.

Entre em contato conosco para saber mais!