Sua organização está buscando por uma ferramenta de Compliance para PME? Então saiba que este pequeno conteúdo foi preparado especialmente para você! Aqui, falaremos sobre o assunto, explicando as principais vantagens de uma plataforma digital como essa para as estratégias de Compliance da empresa! Portanto, confira até o final para não perder a oportunidade de ter uma ferramenta de Compliance para PME de qualidade, trabalhando pelo seu negócio!
O Canal de Denúncias da Contato Seguro é uma ferramenta de Compliance para PME além dos benefícios citados como sendo uma solução externa, possui um diferencial que é um dos fatores que nos torna líderes em confiabilidade do mercado. Veja:
Psicólogos de prontidão: principalmente quando o teor da irregularidade possui relação com assédios morais ou sexuais, sabemos que a tensão da vítima/ denunciante, no momento da denúncia, pode estar em níveis altos. Isso pode atrapalhar o detalhamento do caso, por exemplo.
Por isso, o Canal de Denúncias nas Empresas da Contato Seguro possui uma equipe de psicólogos que ficam ao lado dos ouvidores, com o objetivo principal de baixar a tensão da conversa e acolher a pessoa, transformando a denúncia em um bate-papo, suavizando a situação.
Dessa forma, o profissional pode fazer perguntas inteligentes sobre o caso, pensando com a cabeça do investigador e obtendo as informações que auxiliarão quando a denúncia chegar nessa etapa do processo.
Fale com a Contato Seguro para saber como contar com a qualidade do Canal de Denúncias da Contato Seguro em sua empresa!
Compliance para PMEs refere-se às práticas e políticas que pequenas e médias empresas adotam para garantir que suas operações estejam em conformidade com leis, regulamentos e normas internas, promovendo um ambiente de negócios ético.
O compliance ajuda a prevenir fraudes, corrupção e outras irregularidades, protege a reputação da empresa, garante a conformidade legal e fortalece a confiança de clientes e parceiros de negócios.
Os principais desafios incluem recursos limitados, falta de conhecimento especializado, e a dificuldade de integrar uma cultura de compliance em estruturas organizacionais menores.
Os componentes essenciais incluem um código de ética, políticas e procedimentos claros, treinamentos regulares, canais de denúncia, e monitoramento contínuo para detectar e corrigir irregularidades.
Comece com o comprometimento da alta administração, crie um código de ética, ofereça treinamentos aos funcionários, estabeleça canais de denúncia e realize auditorias internas para garantir a conformidade.
Um canal de denúncias é uma ferramenta que permite que funcionários e terceiros relatem anonimamente irregularidades, como fraudes e assédio, sem medo de retaliação, ajudando a identificar e corrigir problemas rapidamente.
A alta administração deve liderar pelo exemplo, demonstrando comprometimento com a ética e a conformidade, e fornecendo os recursos necessários para a implementação e manutenção do programa de compliance.
Os benefícios incluem a redução de riscos legais, melhoria da reputação, maior confiança de clientes e parceiros, e um ambiente de trabalho mais ético e transparente.
Treinamentos em compliance educam os funcionários sobre políticas e procedimentos éticos, ajudam a identificar e mitigar riscos e asseguram que todos entendam a importância da conformidade.
Ao identificar uma violação, deve-se reportar imediatamente através do canal de denúncias. A equipe de compliance conduzirá uma investigação para tomar as medidas corretivas necessárias.
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