Sistema de Compliance

O Sistema de Compliance é um conjunto de leis e normas internas que funcionam de maneira lógica e ordenada para resguardar a ética empresarial e boas práticas.

Ele direciona a Organização por um caminho anticorrupção e é contrário a desvios.

É um setor ou iniciativa que todas as empresas deveriam implementar, é também responsável por manter as normas em conformidade com os processos, assegurando que tudo será cumprido de acordo com pedido / ordenado, observando tudo sempre com muita responsabilidade e com moral, evitando fraudes, irregularidades e corrupção.

Se você deseja implementar um Canal de Denúncias em sua empresa, fale agora mesmo com os especialistas da Contato Seguro.

Na prática, todos estes processos contribuem para manter a imagem da empresa ilibada, garantindo uma boa reputação da organização no mercado, o que eleva sua confiança por parte de seus clientes e fornecedores, essencial para manter o bom funcionamento do negócio.

Listamos abaixo os principais tipos de compliance:

  1. Setor ambiental: É um setor empresarial que tem a missão de inserir a preocupação com o meio-ambiente entre as normas da organização, cuidando que estas estejam em conformidade e em harmonia com a natureza.
  2. Regras de saúde e segurança no trabalho: Este setor é muito importante porque cuida da saúde dos colaboradores e segurança destes no ambiente de trabalho, que está diretamente relacionado com a produtividade e motivação dos colaboradores.
  3. Atuação anticorrupção: Setor responsável por pensar em estratégias e táticas que minimizem desvios de conduta da organização, parceiros e fornecedores.
  4. Responsabilidade social: Observa e cuida dos impactos que a atividade empresarial daquela organização exerce sobre a comunidade que ela está inserida.
  5. Controle de qualidade: Auxilia a empresa a se manter competitiva no mercado pensando em soluções que atendam as necessidades do consumidor moderno e cuide para que os serviços ou produtos oferecidos sejam eficazes e de qualidade.

A palavra “compliance” deriva do verbo em inglês “to comply” que significa literalmente “cumprir” seja uma ordem, um comando, uma norma. Estas regras variam de acordo com a atividade da empresa e nem sempre se resumem a evitar casos de corrupção.

O termo surgiu no início do século 20 na legislação americana no mesmo período do surgimento do banco central dos Estados Unidos (FED) para tornar o setor financeiro mais seguro e estável.

Nos anos 70 foram descobertos e aconteceram diversos escândalos de corrupção praticado por empresas privadas e governamentais. para evitar que futuros crimes ocorressem e a fim de evitar proporções maiores do que havia ocorrido, foi criada a Lei Anticorrupção Transacional, tornando mais rígidas as punições contra empresas que praticassem crimes de corrupção, ainda mais considerando o cenário competitivo em que as empresas estão inseridas.

Sistema de Compliance para Empresas

Conscientes desta importância todas as organizações deveriam buscar atuar com um Sistema de Compliance, pois é um diferencial estratégico para uma empresa que está preocupada com sua imagem no mercado.

Conte com a Contato Seguro para implementar em sua empresa um Sistema de Canal de Denúncias (Compliance). Entre em contato e saiba mais.

4.8/5 - 276 votos