Tipos de Fraudes Financeiras

Certamente, identificar, se antecipar e interceptar golpes e outros Tipos de Fraudes Financeiras é o maior desafio desta era digital, apesar do rápido avanço tecnológico ainda há muito no que evoluir no quesito cibersegurança, colaborando para a prevenção de fraudes.

Se você deseja implementar um Canal de Denúncias em sua empresa, fale agora mesmo com os especialistas da Contato Seguro.

As fraudes financeiras podem ser entendidas como qualquer tentativa de burlar ou obter vantagem financeira sobre qualquer entidade ou pessoa.

Os ataques e a expansão de exploração de pessoas vulneráveis, o financiamento ao terrorismo e lavagem de dinheiro são cada vez mais comuns e amaçam a estabilidade econômica dos países.

Isso ocorre porque, para facilitar a vida dos usuários, as organizações digitalizam os meios de pagamento e cadastramentos, isso está em evolução, com o advento da era digital, pagamentos através de aplicativos, biometria e praticamente todos os tipos de validação, são feitos hoje de maneira digital.

O aumento nas compras online e a pandemia também foram pratos cheios para corroborar com o aumento de investidas criminosas.

Se você não foi vítima de um golpe financeiro entre 2020 e 2021, definitivamente faz parte de uma minoria.

Entre os golpes mais aplicados, estão:

  • O Não recebimento de um produto ou serviço que foi adquirido – 41%
  • O Produto recebido tem especificações diferentes do que foi adquirido – 41%
  • Clonagem de cartões de crédito ou débito – 24%
  • Golpes ou tentativa aplicado por telefone, e-mail, whatsapp, sms, mensagem em aplicativo ou outros. 17%
  • Pagamento de falsa cobrança: 15%

Existem muitos Tipos de Fraudes Financeiras. As maneiras de abordagem mudam a todo instante e os malfeitores tem mente criativa para diversificar as suas investidas. Abaixo listamos mais alguns Tipos de Fraudes Financeiras:

5 Tipos de Fraudes Financeiras

  1. Clonagem de cartão: Os criminosos utilizam os dados de um cartão de crédito e insere outro. Desta forma, as compras são autorizadas e quem paga é a vítima.
  2. Pirâmide financeira: Trata-se de falsas promessas de altos ganhos financeiros onde as vítimas são convencidas e induzidas a, convencer e induz outras pessoas a participarem e investir uma quantia de dinheiro num serviço, produto ou retorno financeiro que é inatingível.
  3. Roubo de Dados e Informações pessoais via ligações telefônicas ou falsos sites: Os criminosos entram em contato com a vítima representando uma empresa confiável. É ofertado novo cartão, empréstimo pessoal, aumento de limite que eles garantem estar pré-aprovados, mas para ser liberado é necessária a confirmação de dados. Outro argumento muito utilizado é que os meliantes disfarçados garantem que a vítima possui alguma pendência financeira com a instituição e exigem a quitação da mesma.
  4. Boletos falsos: Geração de falso boleto de qualquer espécie, durante o ato da compra online, direcionando o valor, portanto, aos criminosos e não a loja responsável pela venda.Para evitar tais interferências é necessário que o usuário ou cliente verifique se as informações que constam no boleto estão de acordo com os dados do beneficiário.
  5. Falsos empréstimos: Os criminosos disfarçados de instituições bancárias ou outros, exigem antecipação no pagamento como uma espécie de entrada com a promessa de empréstimo de dinheiro.

Como Prevenir Fraudes Financeiras nas Empresas

A melhor maneira de se precaver de todos estes ataques e de outros Tipos de Fraudes Financeiras é a cautela e investimento, também é necessário tomar algumas outras medidas.

Para as empresas, é necessário investimento em cibersegurança, apesar de alto, o investimento é muito menor se comparado ao prejuízo que a empresa pode tomar caso esteja sob ataque.

Para as pessoas físicas é necessário o cuidado para não clicar em links sem saber a procedência, baixar arquivos na internet ou recebidos por aplicativos de troca de mensagens.

É imprescindível se munir de informações sobre a empresa da qual pretende adquirir algo.

Importante da mesma forma é conferir a segurança do site, se o mesmo não possui um URL suspeito e se possui um cadeado ao seu lado esquerdo. Verifique também se o site possui certificados de segurança.

São dicas simples mas que podem evitar que você herde um prejuízo imensurável e muitas vezes impagáveis por conta dos mais diversos Tipos de Fraudes Financeiras.

Canal de Denúncias para a Prevenção de Fraudes

A Contato Seguro tem experiência no mercado e possui uma poderosa ferramenta para evitar desvios de conduta e moral e agir de maneira antecipada a qualquer tipo de fraude e Tipos de Fraudes Financeiras.

O Canal de Denúncias funciona como um Canal de Ética pelo qual funcionários, investidores, fornecedores e clientes têm a oportunidade de atuar como fiscais das condutas empresariais e denunciar falhas. Fale com a Contato Seguro e entenda mais sobre o Canal de Denúncias.

4.8/5 - 145 votos