Canal de Denúncias: Proteção contra fraude corporativa

Canal de Denúncias Proteção contra fraudes

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Tempo de Leitura: 6 Minutos

A fraude corporativa representa um grande risco para empresas de todos os setores, resultando em prejuízos econômicos e morais que impactam negativamente tanto as organizações quanto a sociedade.

Segundo o relatório “Occupational Fraud 2022: A Report to the Nations” da ACFE, os esquemas de fraude ocupacional mais comuns na América Latina e no Caribe são corrupção (59%), fraude nas demonstrações financeiras (17%) e cobrança (15%). 

Além disso, as denúncias são responsáveis por detectar 41% dos casos, quase o dobro do segundo método mais utilizado, a auditoria interna (23%).

As fraudes corporativas não são exclusivas de nenhum setor específico, região ou modelo de negócio. É um desafio global que demanda vigilância constante de indicadores de risco e alertas, tanto internos quanto externos.

Diante dessas dificuldades, as organizações buscam soluções eficazes para proteger suas operações. O Canal de Denúncias surge como resposta por ser uma ferramenta capaz de oferecer segurança ao denunciante e incentivar a exposição de irregularidades sem medo de represálias.

Leia o artigo completo para entender como um Canal de Denúncias pode, na prática, proteger sua empresa contra fraude corporativa e aprender dicas para implementar essa ferramenta de forma eficaz!

Como as empresas podem evitar fraude corporativa?

Compreender o que é fraude corporativa e os fatores que a influenciam é o primeiro passo para sua prevenção.

Fraude corporativa se refere a atos ilícitos cometidos por indivíduos ou grupos dentro de uma organização com a intenção de obter ganhos financeiros ou outros benefícios indevidos.

Portanto, a fraude corporativa não ocorre por acaso. Ela resulta da combinação de diversos fatores, como:

  • Racionalização: É a maneira como os fraudadores convencem a si mesmos de que suas ações são aceitáveis ou justificáveis;
  • Motivação: O que leva um indivíduo a considerar a prática de fraude como uma solução para suas necessidades ou problemas. Isso inclui pressões financeiras, pessoais ou profissionais que impulsionam o comportamento fraudulento;
  • Oportunidade: A situação ou conjunto de circunstâncias que permitem a um indivíduo cometer uma fraude, seja fraquezas ou lacunas nos controles internos e sistemas que permitem que a fraude ocorra sem ser detectada;
  • Capacidade: A habilidade ou conhecimento necessário para executar uma fraude e manter seu encobrimento;
  • Disposição ao Risco: A tendência ou predisposição de um indivíduo para assumir os riscos de ser pego e enfrentar as consequências de suas ações fraudulentas.

Alguns exemplos de fraudes em empresas são falsificação de documentos financeiros, desvio de recursos, fraudes em licitações, manipulação de balanços contábeis e suborno.

Para evitar fraudes, as entidades podem adotar várias práticas eficazes. Uma das principais medidas é a implementação de um Canal de Denúncias externo e seguro.

O Canal permite que colaboradores e terceiros relatem atividades suspeitas de forma anônima, dando condições para que aconteça uma investigação imparcial, baseada em evidências, e sejam aplicadas ações corretivas.

Como Wagner Giovanini, diretor de Compliance da Contato Seguro, destaca: “É fundamental promover uma cultura de respeito às regras, integrando o cumprimento das normas como elemento central da estrutura organizacional junto a adoção de ferramentas tecnológicas para prevenir fraudes.”

A Contato Seguro, com mais de 15 anos de experiência, oferece um Canal de Denúncias com tecnologia de ponta, sendo pioneira na implementação e gestão de valores éticos para proteção contra fraudes no Brasil.

A empresa continua a liderar o mercado ao fornecer soluções personalizadas que ajudam organizações a se protegerem contra atos fraudulentos, garantindo um ambiente de trabalho mais seguro e íntegro.

O que fazer para combater as fraudes?

Para combater eficazmente a fraude corporativa, é importante implementar estratégias abrangentes que vão além de simplesmente reagir a incidentes já ocorridos.

A começar pelo Canal de Denúncias terceirizado, que desempenha um papel fundamental ao permitir que colaboradores e demais partes interessadas relatem suspeitas de irregularidades de forma confidencial.

Quando divulgada corretamente, a ferramenta de Compliance é capaz de acelerar a identificação de problemas internos que ainda estão na fase inicial, expondo questões sensíveis como assédio, discriminação e conflitos de interesse de acordo com a legislação, como a Lei 14.457/22.

Em seguida, é essencial que ocorra uma revisão regular do código de conduta da empresa para garantir que seja claro e aplicável a todos os colaboradores.

A criação de políticas internas anticorrupção e a realização de campanhas educativas sobre ética corporativa são igualmente importantes.

Iniciativas como essas estabelecem padrões de comportamento desejados pela empresa, promovendo uma cultura organizacional que valoriza a transparência e a integridade.

Por fim, garanta também que as políticas disciplinares se apliquem igualmente a todos. Renato Santos, especialista em fraudes e corrupção, alerta para a falta de consequências severas, o que pode criar um ambiente de impunidade, aumentando “a disposição ao risco de quem estiver disposto a cometer uma fraude”.

10 Dicas práticas para um Canal de Denúncias Antifraude

Para implementar e manter um Canal de Denúncias eficaz na prevenção de fraudes corporativas, aqui estão algumas boas práticas e recomendações de especialistas da Contato Seguro:

  1. Garanta que o Canal permita denúncias anônimas e confidenciais para encorajar a participação sem medo de retaliação;
  1. Disponibilize o Canal em diversos idiomas e plataformas acessíveis (web, aplicativo, WhatsApp, etc) para facilitar o uso por todos os interessados;
  1. Eduque os colaboradores sobre a existência do Canal, seus objetivos e como usá-lo através de treinamentos regulares e campanhas de conscientização;
  1. Estabeleça um processo claro de triagem e investigação para responder rapidamente às denúncias recebidas com transparência;
  1. Implemente um sistema de gestão para monitorar e analisar as denúncias, gerando relatórios periódicos para identificar padrões e áreas de risco;
  1. Alinhe o Canal de Denúncias com outras iniciativas de compliance da empresa, como códigos de conduta, políticas anticorrupção e treinamentos éticos;
  1. Estabeleça um ciclo de feedback com os denunciantes para melhorar continuamente o Canal, respondendo às preocupações levantadas e implementando melhorias sugeridas;
  1. Realize auditorias regulares no Canal para garantir sua eficácia e conformidade com as normas éticas e regulatórias vigentes;
  1. Mantenha uma equipe jurídica especializada disponível para orientar e apoiar as investigações de denúncias, garantindo processos justos e imparciais;
  1. Comunique os resultados das investigações e mantenha a prestação de contas em relação às medidas tomadas para resolver os casos reportados.

Conclusão

Sabemos que enfrentar o desafio das fraudes corporativas não é fácil, mas o desafio pode ser superado com a ajuda das ferramentas certas. A implementação de um Canal de Denúncias robusto ajuda a detectar e interromper fraudes precocemente enquanto fortalece a cultura de ética e conformidade organizacional.

Ao promover um ambiente onde os colaboradores se sintam seguros para denunciar irregularidades, a empresa protege seus ativos e reputação, demonstrando o seu compromisso com a transparência e integridade.

A Contato Seguro pode ser a sua parceira nesta jornada. A nossa plataforma traz recursos únicos, como disponibilidade ininterrupta para receber denúncias e inteligência artificial (IA) em um atendimento humanizado pelo WhatsApp.

Estamos comprometidos em implementar Canais de Denúncias eficazes como medida preventiva contra fraudes, facilitando o trabalho de gestores e profissionais de RH preocupados com o bem-estar da organização e dos colaboradores.
Entre em contato conosco pelo formulário ao lado e descubra como implementar um Canal de Denúncias seguro na sua empresa. Estamos aqui para apoiá-lo no fortalecimento da governança e na promoção de um ambiente corporativo ético e responsável!to conosco e saiba mais como implementar um Canal de Denúncias, como a Contato Seguro!

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