A Lei 14.457/22 trouxe algumas mudanças para as empresas com CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio), e a implementação de um Canal de Denúncias é uma delas. Mas você sabe o que é, de fato, essa ferramenta?
Para criar um ambiente de trabalho livre de fraudes, irregularidades e violências como o bullying e o assédio, a plataforma pode ajudar a identificar as situações enquanto ainda estão acontecendo.
O que é Canal de Denúncias?
O Canal de Denúncias é uma plataforma onde colaboradores, fornecedores ou parceiros comerciais de uma empresa podem relatar qualquer tipo de irregularidade.
Fraudes, assédio, bullying e outros tipos de má conduta são registrados no Canal, o que ajuda a identificar problemas que representam riscos para o ambiente profissional e para os resultados do negócio.
Dessa forma, as práticas e ações antiéticas passam a ser conhecidas pela gestão, que pode tomar os próximos passos para corrigir e mitigar os comportamentos. O Canal de Denúncias, então, auxilia no controle da situação, além de ser aliado ao programa de Compliance.
Para que serve?
Um ambiente empresarial costuma envolver muitas pessoas diferentes. Cada uma delas apresenta caráter, interesses e ambições diversas.
Por isso, é dever da organização criar espaços de conscientização para que todos sigam um comportamento ético. Mas mesmo assim, não é possível garantir que as recomendações sejam respeitadas o tempo todo.
Se a empresa não possui um local seguro e específico para que as denúncias sejam feitas, quando acontece uma irregularidade, os colaboradores acabam não relatando a má conduta por medo de retaliação ou demissão.
Com a implementação de um Canal de Denúncias, cria-se um ambiente propício para trazer os problemas à tona, que normalmente estão distantes dos olhos da direção. É o primeiro passo para que eles sejam reparados e corrigidos. Com uma ferramenta segura, os colaboradores se sentem à vontade para denunciar.
Quando esse processo é iniciado e bem administrado, as organizações evitam o vazamento de informações, reduzem os prejuízos financeiros, aumentam a confiança dos colaboradores na instituição, melhoram o clima organizacional e muito mais.
Então, um Canal de Denúncias serve para que as empresas corrijam situações indesejadas, como frutos, fraudes, assédio, irregularidades e ilicitudes em geral, da melhor forma possível.
Como funciona?
O Canal de Denúncias que é operado por empresas terceirizadas, como a Contato Seguro, consegue garantir um processo mais isento e eficiente. Permitindo o anonimato e com o suporte dos psicólogos ouvidores especializados, estabelece um laço de confiança entre a ferramenta e os colaboradores da organização.
O registro de denúncias pode ser feito por meio de ligação telefônica (0800), pelo site ou pelo aplicativo. O atendimento está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
As ligações são gratuitas em qualquer lugar do país, e o denunciante não precisa se identificar. O Canal de Denúncias da Contato Seguro não compartilha o IP dos computadores e nem rastreia o telefone de origem das ligações recebidas.
Como implementar um Canal de Denúncias na sua empresa?
Para implementar um Canal de Denúncias terceirizado na sua organização, conte com a Contato Seguro.
Com a Lei 14.457/22, todas as empresas com CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio) precisam disponibilizar um Canal com garantia de anonimato para seus colaboradores.
Na Contato Seguro, a implementação acontece através de um portal online, que pode ser personalizado de acordo com a identidade de cada negócio.
Os relatos são recebidos pelo psicólogos ouvidores, que capturam os detalhes com precisão e são treinados para acalmar a vítima. Assim, o processo de análise pelo Comitê de Ética se torna mais ágil, e o procedimento como um todo se torna imparcial e sigiloso.
Conclusão
Agora que você já sabe como funciona e para que serve um Canal de Denúncias, que tal começar a implementação agora mesmo?
É um dever das organizações criar e manter um ambiente de trabalho mais saudável e íntegro para os colaboradores. Assim, garante um bom clima organizacional e que os melhores resultados sejam alcançados.
O Canal de Denúncias da Contato Seguro pode ser implementado em até 10 dias. Fale agora mesmo com um especialista.
Estabelecido pela Lei 14.457/22 para empresas com CIPA, o Canal de Denúncias é uma plataforma onde funcionários e parceiros podem relatar irregularidades como fraudes, assédio e bullying, contribuindo para identificar e resolver problemas que afetam o ambiente de trabalho.
O canal oferece um ambiente seguro e confidencial para denúncias, incentivando a comunicação de condutas antiéticas e ilegais sem medo de retaliação, ajudando assim a manter as práticas empresariais alinhadas com os valores éticos e legais.
O Canal de Denúncias, gerido por empresas especializadas como a Contato Seguro, garante anonimato e um atendimento especializado, com disponibilidade 24/7 via telefone, site ou aplicativo. A implementação envolve a criação de um portal online personalizado, facilitando a análise e o tratamento confidencial das denúncias.