6 dicas para combater a fraude na prática

homem careca de óculos, sentado em frente ao computador tocando na tela mostrando para sua colega como combater a fraude na prática
Menu do Artigo
Tempo de Leitura: 7 Minutos

A fraude é, muito possivelmente, o crime financeiro mais frequente no ambiente corporativo e que causa o maior prejuízo em todo o mundo. 

A Associação dos Investigadores de Fraude Certificados(1) publicou seu Relatório das Nações de 2022(2), trazendo estatísticas globais sobre a fraude ocupacional (fraude interna) nesse ano.

Foram estudados 2.110 casos, em 133 países de 8 regiões do globo. No total, mais de 3,6 bilhões de dólares foram subtraídos das organizações, o que representa uma perda média de 1,783 milhões de dólares por cada caso.

Além dos prejuízos financeiros, a ocorrência de fraudes numa organização tem impacto sobre o social e o psicológico dos colaboradores, afetando sua produtividade, além de sujar a imagem e a reputação de uma empresa.

A área do Compliance, que se debruça sobre o estudo do como e porquê as pessoas seguem (ou deixam de seguir) regulamentos, normativas e leis, lança luz sobre o fenômeno da fraude e apresenta saídas possíveis para a prevenção e o combate a essa irregularidade.

O especialista em Compliance Helcio Coelho, sócio-fundador da HAC Consultoria e profissional conceituado por ter mais de 20 anos de experiência nas áreas de Compliance, Controles Internos e Auditoria em grandes empresas como Globo, Vale e KPMG, preparou para você 5 dicas para prevenir e combater a fraude corporativa.

Benefícios do Canal de Denúncias para evitar fraudes financeiras na sua empresa

O Canal de Denúncias é uma ferramenta crucial para empresas que desejam proteger-se contra fraudes financeiras. Com ele, é possível manter a equipe informada e segura, garantindo a integridade da empresa e de seus colaboradores. Neste sentido, é importante destacar que a utilização dessa ferramenta pode trazer inúmeros benefícios para as organizações, desde a prevenção de crimes até a promoção de um ambiente de trabalho mais ético e transparente. Confira a seguir alguns dos principais benefícios do Canal de Denúncias nas Empresas que desejam evitar fraudes financeiras:

  • Identificação precoce de possíveis fraudes;
  • Redução dos riscos de responsabilização legal e financeira;
  • Reforço da cultura ética e da transparência na empresa;
  • Criação de um ambiente de confiança e respeito entre colaboradores e gestores;
  • Possibilidade de investigação interna e resolução de problemas antes que eles se tornem maiores.

Benefícios do Canal de Denúncia para Empresas na prevenção de fraudes

Como o Canal de Denúncia auxilia na detecção de fraudes

O Canal de Denúncia para empresas é um mecanismo de controle que auxilia na prevenção e detecção de fraudes corporativas e outros incidentes de má conduta no trabalho, como assédio e discriminação.

“Quando gerido por um fornecedor terceirizado, ele oferece um espaço seguro, imparcial e sigiloso para que colaboradores, fornecedores e até clientes relatem práticas antiéticas”, ressalta Wagner Giovanini, diretor de compliance da Contato Seguro, fornecedora líder de Canais de Denúncias no Brasil.

O processo começa com o recebimento das denúncias por meio de plataformas externas que garantem o anonimato e a proteção dos dados fornecidos. Isso incentiva os denunciantes a expor problemas sem medo de retaliação.

Em seguida, os relatos são encaminhados para o Comitê de Ética da empresa, que deve contar com uma estrutura robusta para investigação, incluindo normas claras sobre as etapas do processo, responsabilidades dos investigadores e formulários adequados para registro das apurações.

Por fim, a tomada de decisão fica a cargo de um Comitê especializado, que analisa os resultados da investigação e determina as ações corretivas necessárias

Além de corrigir irregularidades, o Canal de Denúncias para empresas contribui para identificar padrões de comportamento, ajudando empregadores a evitar fraudes futuras e fortalecer sua integridade organizacional.

Vamos às dicas! 

1. Investir no fortalecimento da cultura ética 

A cultura de uma empresa é um reflexo de seus valores, normas e comportamentos. A organização deve criar uma cultura de integridade que encoraje os funcionários a fazerem a coisa certa e se manifestarem caso vejam algo errado.

Além disso, uma cultura de Compliance é implementada por um programa “top down”, do topo até a base, sendo que o exemplo deve ser dado desde a alta administração, que incorpora os princípios e práticas, até os funcionários, que receberão a boa influência do clima assim estabelecido. Portanto, fortalecer a cultura ética da empresa é criar uma direção sólida desde o topo da organização. 

2. Educar os funcionários

Programas regulares de treinamento e educação podem ajudar os funcionários a reconhecer e prevenir fraudes. 

As empresas devem educar seus funcionários sobre os sinais de alerta de fraude, sobre o perfil fraudador e fornecer a eles o conhecimento e as ferramentas para denunciá-los.

O aspecto do treinamento, principalmente relativo às ferramentas de denúncia, é fundamental para aumentar o sucesso na identificação e inibição de casos de fraude, como ficou claro no Relatório das Nações acima citado.

3. Estabelecer uma governança corporativa baseada em gestão de riscos

O modelo das três linhas de defesa fornece uma estrutura para identificar e gerenciar riscos de fraude de forma estruturada e coordenada. 

Cada linha de defesa desempenha um papel crítico na prevenção e detecção de fraudes. Assim, as organizações que implementam essa estrutura estão mais bem equipadas para prevenir e gerenciar os riscos de fraude. 

A primeira linha é a linha operacional, que inclui os funcionários e a gestão responsáveis pela execução dos processos de negócios. 

No âmbito da prevenção de fraudes, a primeira linha de defesa é responsável por identificar e gerir os riscos de fraude nas suas atividades diárias, bem como reportar qualquer atividade suspeita. 

A segunda linha de defesa fornece supervisão, orientação e ferramentas à primeira linha sobre como gerenciar e mitigar os riscos de fraude. 

A terceira linha, Auditoria Interna, fornece garantia independente de que a primeira e a segunda linhas de defesa estão gerenciando com eficácia os riscos de fraude. 

Eles avaliam a eficácia do programa de prevenção de fraudes e fornecem recomendações para melhorias.

4. Implementar um Canal de Denúncias  

Um Canal de Denúncias bem estabelecido que garanta a confidencialidade e proteja os denunciantes de retaliação é um componente essencial de um programa antifraude eficaz. 

Ele permite que as organizações detectem e resolvam práticas fraudulentas em tempo hábil, além de promover transparência, responsabilidade e boa governança.

Confira como funciona um Canal de Denúncias no vídeo a seguir:

5. Realizar verificação de antecedentes de potenciais funcionários e terceiros 

As verificações de antecedentes são uma ferramenta importante na luta contra a fraude. 

Ao identificar riscos potenciais antecipadamente, verificar informações e monitorar funcionários e terceiros ao longo do tempo, as organizações podem se proteger melhor contra o risco de fraude.

6. Utilizar-se de análise preditiva no combate à fraude

 A análise preditiva é uma ferramenta importante na luta contra a fraude. 

Ela pode ajudar as organizações a identificar potenciais riscos de fraude antecipadamente, melhorar a eficiência de seus esforços antifraude e melhorar continuamente seus programas antifraude. 

Ao aproveitar a análise de dados, as organizações podem obter informações valiosas que podem ajudá-las a prevenir e detectar fraudes com mais eficiência.

Como o Canal de Denúncias pode ajudar no combate à fraude?

Segundo o Relatório das Nações, 42% dos casos de fraude foram identificados por “dicas” de colaboradores, que informaram à diretoria sobre a suspeita da irregularidade, ou seja, via relato ou denúncia.

A detecção por denúncia identificou 3x mais casos do que o segundo método da lista, que é a auditoria interna.

Dessa forma, as organizações com Canais de Denúncias são mais rápidas em detectar as fraudes. Elas também acabam tendo menos perdas financeiras que organizações sem Canal de Denúncias.

Além disso, o treinamento no uso da ferramenta também aumenta a probabilidade de detecção de fraudes. 

Por isso, o Canal de Denúncias é a melhor ferramenta e estratégia para a prevenção e o combate à fraude nas organizações. 

Ter um sistema terceirizado, com o atendimento de especialistas e a possibilidade do relato anônimo aumenta em muito as chances da identificação precoce da fraude e outras irregularidades. Isso porque ele gera maior confiança nos colaboradores, promovendo assim um ambiente mais propício para as manifestações espontâneas. 

prevenir-fraudes-sistema-compliance

20% dos colaboradores sabem de alguma fraude. Como isso pode ajudar a empresa?

O dado é de um estudo da maior organização antifraude do mundo, a Association of Certified Fraud Examiners*(1), que apontou: a cada 100 funcionários, 20 sabem de alguma fraude cometida dentro da empresa, como assédios, bullying, desvio de verba, conflito de interesses, etc.

E neste contexto, o Canal de Denúncias é um pilar que ajuda o funcionário que conhece alguma irregularidade, mas tem dificuldade (ou medo) de contar o caso para o seu líder, ou para o colega de trabalho. Enquanto o colaborador não encontra um meio em que possa confiar, prefere guardar a informação para si…

No post de hoje você vai descobrir como ajudar seu funcionário a contribuir com a cultura ética e o crescimento do seu negócio.

*Global Fraud Study – 2020

Principais tipos de fraudes corporativas 

O medo de perder o emprego ou a preocupação de ser visto como um “dedo duro” são fatores que muitas vezes impedem o colaborador de relatar algum tipo de irregularidade no dia a dia da empresa.

Porém, existem mais fraudadores no mundo corporativo do que se tem notícia. Recentemente, o portal VocêRh(2) publicou os resultados de um estudo da KPMG* que constatou: 60% das fraudes nas empresas envolvem profissionais dos cargos de coordenação e gerência. 

Confira as irregularidades mais comuns identificadas pela pesquisa:

  • Furto ou roubo de ativos: 52%
  • Adulteração de documentos: 49%
  • Vazamento ou violação de dados: 24%
  • Pagamento de propina ou suborno: 23%

“Os resultados mostram também que quanto maior o tempo de empresa, mais confiante a pessoa se sente para cometer um desvio: 45% dos casos envolviam funcionários que já estavam na organização havia anos, de um a quatro, na época da fraude.”  

*A KPMG ouviu 120 empresários e líderes de cerca de 120 companhias. 

Conclusão

Por fim, é possível combater a fraude nas organizações com uma estratégia que ataque os principais pontos do problema. 

Fortalecer a cultura ética e investir na educação e conscientização dos colaboradores, estruturar uma governança baseada em gestão de riscos, observar melhor o perfil dos colaboradores e apostar num Canal de Denúncias são destaques desse empreendimento, por exemplo.

A presença do Canal de Denúncias aliada ao treinamento dos colaboradores para o uso da ferramenta foi o meio que mais identificou casos de fraude em todo o mundo. É claro, a prevenção e contenção de outras irregularidades também é uma consequência da utilização da ferramenta de relatos.

Portanto, para proteger a sua empresa e seus colaboradores da fraude e outras irregularidades, aposte nas dicas que destacamos e no Canal de Denúncias.

Fontes:

(1) https://www.withum.com/resources/2022-acfe-report-to-the-nations-fraud-trends-and-key-takeaways/
(2) https://legacy.acfe.com/report-to-the-nations/2022/

4.8/5 - 626 votos

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

plugins premium WordPress

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos: