A imagem corporativa de uma empresa é um dos ativos mais valiosos no mundo dos negócios. Ela reflete a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, o compromisso da empresa com valores éticos e influencia a decisão dos consumidores.
Segundo dados do Opinion Box, 73% dos consumidores pesquisaram a reputação de uma marca antes de realizar uma compra entre 2022 e 2023. Isso intensifica a busca por manter uma imagem empresarial positiva.
O primeiro passo é ter ferramentas de responsabilidade social eficientes na organização, como um Canal de Denúncia capaz de ser um meio seguro e confidencial para relatar comportamentos antiéticos, como assédio, fraude e discriminação cometidos dentro da organização.
Se o Canal de Denúncias ajuda a promover uma cultura organizacional íntegra, ele também está apto para proteger a reputação da empresa, certo?
Leia mais para descobrir como essa ferramenta pode ser um diferencial competitivo e pode fortalecer a credibilidade da sua organização!
O que é imagem corporativa de uma empresa?
A imagem corporativa de uma empresa é a forma como ela é percebida pelo público em geral, incluindo clientes, colaboradores, investidores e concorrentes.
Essa “opinião pública” é construída ao longo do tempo com base nas impressões e experiências que as pessoas têm da marca ao interagir com ela, por exemplo, em eventos, por meio de publicidade na TV, redes sociais ou durante as etapas de compra de um produto ou serviço.
Gerir a imagem corporativa vem se tornando um ponto cada vez mais essencial para os empregadores se destacarem no mercado, pois afeta diretamente o sucesso do negócio.
E há fatores que devem ser analisados com maior cuidado dentro desse tema quando consideramos o cenário em que vivemos atualmente.
A velocidade ultrarrápida de criar e consumir notícias no meio digital permitiram que as pessoas tenham mais acesso a informações sobre as empresas e possam facilmente avaliar sua reputação online, seja por comentários em redes sociais ou avaliações no Google e em plataformas especializadas, como Reclame Aqui e Glassdoor.
As empresas precisam estar atentas à gestão de sua imagem para evitar uma percepção negativa que possa impactar sua credibilidade e competitividade no mercado.
Quais são os impactos na imagem empresarial ao ter um Canal de Denúncias?
Ter um Canal de Denúncias pode beneficiar a imagem empresarial de uma organização, o que se desdobrará em mais impactos positivos para os resultados da empresa. Aqui estão alguns:
1) Prevenção de crises
Ao resolver problemas internos antes que se tornem crises públicas, utilizando um Canal de Denúncias eficiente para uma investigação imparcial, as empresas demonstram compromisso com a ética e o bem-estar de todos os envolvidos, ganhando a confiança do público interno e externo à entidade.
Uma imagem corporativa positiva tem o poder de atrair e fidelizar o consumidor brasileiro. É o que aponta o relatório “In Good Company: The Value of Conscious Consumers “, feito pela Union+Webster em 2017.
De acordo com a pesquisa, cerca de 87% da população brasileira prefere comprar produtos e utilizar serviços de empresas sustentáveis.
Por empresas sustentáveis, podemos entender como organizações que integram práticas e políticas para adotar uma gestão ética nas suas operações e promover o bem-estar social, enquanto minimizam seu impacto negativo no meio ambiente.
Logo, se as denúncias relatadas pelos trabalhadores de uma empresa não forem tratadas de maneira eficaz ou se forem divulgadas publicamente, isso pode prejudicar a reputação da marca.
2) Atração e Retenção de Talentos
Em um mercado no qual a reputação é crucial, a capacidade de promover uma cultura organizacional livre de assédios e desvios de conduta pode ser um diferencial na atração e retenção de talentos.
Um ambiente de trabalho percebido como antiético ou injusto resulta em alta rotatividade de colaboradores, perdendo profissionais qualificados que buscam ambientes mais saudáveis e transparentes.
“Após o assassinato de George Floyd, vimos as avaliações dos funcionários falando sobre diversidade, justiça racial e tópicos relacionados aumentarem 63% no Glassdoor”, disse Scott Dobroski, porta-voz da plataforma, ao portal VentureBeat.
Como solução, um Canal de Denúncias com processos bem definidos e acompanhado de uma campanha de divulgação para os colaboradores entenderem o seu uso reforça o posicionamento da empresa com a ética nas relações trabalhistas.
Aliás, a legislação brasileira vem se atualizando para tornar obrigatório o Canal de Denúncias no ambiente de trabalho corporativo. A Lei 14.457/2022, por exemplo, estabelece penalidades para as empresas com CIPA que ainda não se adequaram à implementação desse tipo de canal.
3) Criação de uma cultura ética
Uma cultura ética é fundamental para criar e manter um local de trabalho saudável. Para isso, a presença de um Canal de Denúncias incentiva os funcionários a agirem de maneira responsável.
No entanto, se as denúncias não forem acolhidas com sensibilidade e tratadas de forma justa — ou ainda se os manifestantes sofrerem retaliação —, a moral e o engajamento podem ser prejudicados.
A transparência na divulgação dos resultados das práticas de integridade também previnem acusações de governança washing, termo que descreve entidades que parecem transparentes, mas na verdade ocultam ou distorcem evidências.
É preciso ter atenção ao Canal escolhido, pois ele deve ser confiável, externo e qualificado para gerar relatórios com dados reais, como a plataforma da Contato Seguro, empresa pioneira e líder desse setor no Brasil.
4) Melhoria contínua
Por fim, o Canal de Denúncias desempenha um papel valioso no processo de inovação da empresa por fornecer feedbacks que podem ajudar a identificar áreas de aprimoramento em práticas e políticas internas.
Ao analisar os relatos recebidos, a empresa pode detectar padrões e tendências, permitindo a implementação de medidas corretivas eficazes.
Ao resolver questões levantadas pelas denúncias de forma rápida e eficiente, a entidade evita custos financeiros significativos com processos judiciais, multas e outras penalidades — como danos à sua imagem corporativa!
Conclusão
Um Canal de Denúncias pode ser uma ferramenta valiosa para fortalecer a imagem e a cultura ética de uma empresa, mas é essencial que seja implementado e gerenciado de forma eficaz para evitar consequências negativas para a reputação e os negócios.
Quando o programa de integridade da empresa não conta com um Canal de Denúncias confidencial, seguro e eficaz, o empregador não tem condições de ter dados reais sobre a cultura e o clima organizacional.
Portanto, na hora de optar por serviço terceirizado, escolha uma empresa especializada em implementar Canais de Denúncia com tecnologia avançada, como a Contato Seguro.
Estamos presente em mais de 2 mil empresas de diferentes setores que estão atentas às demandas do mercado e da legislação brasileira, encontrando em nossa plataforma personalizável um ótimo custo-benefício.
Saiba mais sobre nossos processos de segurança com anonimato ao denunciante e criação de relatórios gerenciais detalhados em tempo real entrando em contato conosco pelo formulário ao lado!
A imagem corporativa é a forma como a empresa é percebida pelo público em geral, incluindo clientes, colaboradores, investidores e concorrentes, com base nas impressões e experiências que as pessoas têm ao interagir com a marca.
Um Canal de Denúncias pode beneficiar a imagem empresarial ao prevenir crises, atrair e reter talentos, criar uma cultura ética e promover a melhoria contínua na organização.
Ao resolver problemas internos antes que se tornem crises públicas, utilizando um Canal de Denúncias eficiente para uma investigação imparcial, as empresas demonstram compromisso com a ética e o bem-estar de todos os envolvidos.
Um ambiente de trabalho percebido como ético e justo, promovido por um Canal de Denúncias eficaz, pode ser um diferencial na atração e retenção de talentos, evitando a alta rotatividade de colaboradores.
A presença de um Canal de Denúncias incentiva os funcionários a agirem de maneira responsável, desde que as denúncias sejam acolhidas com sensibilidade, tratadas de forma justa e os resultados divulgados com transparência.
O Canal de Denúncias fornece feedbacks que podem ajudar a identificar áreas de aprimoramento em práticas e políticas internas, permitindo a implementação de medidas corretivas eficazes e evitando custos financeiros significativos.