Líder de equipe e Canais de Denúncia: apoiando uma cultura antirretaliação

Líder de equipe e Canais de Denúncia apoiando cultura antirretaliação

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Tempo de Leitura: 6 Minutos

Qual é o verdadeiro papel de um líder de equipe?

A palavra “educação” é formada pelo prefixo “ex” que significa fora, ou exterior; e por “ducere” que significa “guiar” ou “conduzir”.

“Líder”, do Português, vem de “lead” do inglês que significa, justamente, guiar ou conduzir.

Isso não é uma coincidência: o líder é um educador. É aquele que “guia para fora” — que toma algo que já existe no outro, e o faz florescer.

O verdadeiro papel de um líder de equipe é fazer com que as pessoas sob a sua orientação encontrem aquilo que já existe em potencial em seu ser.

Não se trata de impor formas de agir, forçar o desenvolvimento de habilidades ou moldar o outro indivíduo.

Trata-se, ao contrário, de ajudá-lo a perceber e aprimorar seus talentos e qualidades; direcionar seus defeitos, melhorar suas fraquezas e, é claro, levar a sua equipe a alcançar os resultados necessários.

Papel do Líder na ética empresarial

Liderança e ética

02 Meses de Isenção

Especialmente quanto à implementação de uma cultura de integridade e ética numa organização, o líder de equipe é um eixo fundamental.

Ninguém pode forçar ninguém a ser ético e íntegro; afinal, a ética significa, precisamente, fazer o que é certo mesmo longe do olhar do outro.

Mas, pelo trabalho cuidadoso da orientação, do aconselhamento e do exemplo, mostrar que a ética e a integridade são os melhores caminhos a se seguir.

Liderar pelo exemplo

Para liderar bem, um profissional precisa, em primeiro lugar, ter autoconhecimento. Sem autoconhecimento é impossível se auto-educar, e portanto, impossível educar.

Por que tanto se diz que a melhor liderança vem do exemplo? 

Porque quando um líder está 100% engajado no seu processo de arquitetar a sua personalidade e fazer a coisa certa, ou seja, se auto-educa o tempo todo, pouco precisa se explicar a respeito de ética, integridade, desenvolvimento e aprimoramento: o líder incorpora esses valores e, em cada ato, demonstra a validade dos seus princípios.

Como já sabemos, o Canal de Denúncias é um instrumento fundamental para o reforço da ética e da integridade no contexto empresarial.

Portanto, o líder de equipe tem como atribuição essencial o apoio ao Canal de Denúncias e à cultura antirretaliação em qualquer organização.

Continue a leitura e entenda o porquê!

Entendendo o Canal de Denúncias e seu papel na empresa

O Canal de Denúncias é um instrumento de comunicação para os colaboradores relatarem questões numa organização.

Quando um colaborador sofre, vê ou fica sabendo de algum risco, ameaça, problema ou irregularidade, ele pode ir até o Canal e, com 100% de garantia do anonimato e da confidencialidade, enviarem a questão para apuração.

Esse é um mecanismo muito eficiente para garantir que as irregularidades sejam identificadas e que os responsáveis sofram as medidas cabíveis.

Com as denúncias anônimas, os relatores de boa fé não correm o risco de retaliação — podem denunciar livremente, com a certeza de que a situação será apurada e resolvida.

Por que um Canal de Denúncias?

Organizações ao redor de todo o mundo sofrem com irregularidades. Estas podem prejudicar o ambiente de trabalho, as relações externas, e a saúde financeira e reputacional de uma empresa.

Quais são as irregularidades a que uma empresa está sujeita?

São:

  • desvios;
  • furtos;
  • violação de normas e leis;
  • assédio (moral e sexual);
  • discriminação;
  • corrupção;
  • dentre outras.

Embora os controles internos, como a auditoria, possam contribuir com a identificação desses problemas, geralmente eles levam muito mais tempo para detectar as irregularidades e reagir a elas

Essa morosidade leva a maiores perdas financeiras, possíveis choques reputacionais e à perda da confiança dos colaboradores para com a organização, etc.

Os Canais de Denúncias são mais efetivos e resolvem o problema de maneira mais ampla, sendo os instrumentos perfeitos para:

  • detecção;
  • prevenção; e
  • combate.

E, além disso, trazem diversos benefícios para a organização.

Benefícios de um Canal de Denúncias eficaz

Apoio do líder ao uso dos Canais de Denúncia e cultura antirretaliação
Apoio do líder ao uso dos Canais de Denúncia e cultura antirretaliação

O Canal de Denúncias cria um ambiente de integridade porque age nos três níveis acima citados: detecção, combate e prevenção.

Isso reduz o número de irregularidades cometidas e, se elas ainda ocorrerem, são descobertas com mais velocidade.

Agora, imagine uma empresa em que assédio, violações a regras, corrupção e outros desvios e más condutas são prontamente denunciados e combatidos!

O resultado é:

  • um melhor clima organizacional;
  • mais saúde e bem-estar aos trabalhadores;
  • menos desperdício de tempo e materiais;
  • melhores resultados para as equipes;
  • reputação e imagem mais fortes no mercado;
  • mais lucros;
  • melhores relações externas.

Quando as irregularidades ficam sob controle, todo o fluxo de trabalho melhora, e o resultado é o sucesso da empresa em todas as frentes possíveis.

Líder de equipe e seu papel no incentivo ao uso dos Canais de Denúncia

A plataforma INDEED realizou uma pesquisa com mais de 500 tomadores de decisão em 2022.¹

O questionamento principal era o que eles buscavam numa liderança organizacional.

Setenta por cento (70%) deles afirmaram estar buscando líderes comprometidos com o desenvolvimento e crescimento profissional dos seus funcionários.¹

Paralelo a isso, um estudo da Gallup mostrou que 50% das pessoas pedem demissão por causa do líder de equipe.

Portanto, a liderança organizacional é um eixo para o desenvolvimento de qualquer estratégia dentro da empresa, e isso não seria diferente com o Canal de Denúncias.

Como líderes podem promover o uso do Canal de Denúncias

Como já vimos, o papel do líder é, através do exemplo, da orientação e do direcionamento, fazer com que as pessoas entendam qual é o melhor caminho a seguir.

A liderança nas organizações podem promover o uso do Canal de Denúncias com algumas estratégias:

  1. Reconhecendo o valor das denúncias para a empresa;
  2. Incentivando a participação dos funcionários;
  3. Incorporando a política de intolerância à retaliação.

Agora, vamos entender como essas estratégias se aplicam na prática.

Criando uma cultura que valoriza o Canal de Denúncia

Intolerância à retaliação

A retaliação não ocorre somente no contexto de denúncias formais. Um funcionário pode ser retaliado repetidamente quando dá sua opinião sobre uma questão, ou tenta tomar iniciativa.

Pior ainda: pode sofrer retaliação quando tenta conversar com seu superior sobre um risco potencial ou por uma irregularidade que observou.

Dessa forma, liderar pelo exemplo para criar uma cultura de não retaliação não é somente dizer que o Canal de Denúncias evita a retaliação: é agir de maneira íntegra em cada momento e, em seu próprio comportamento, não reproduzir ações antiéticas.

Dessa forma, os funcionários podem confiar nesse líder quando ele garante a proteção do Canal de Denúncias, e apoia as manifestações de boa fé.

Reconhecendo o valor das denúncias para a empresa

O líder de equipe deve ainda reconhecer publicamente e frequentemente o valor das denúncias para a empresa.

Implementar um Canal de Denúncias sempre passa por um período de treinamento e conscientização sobre a importância do Canal e do porquê as pessoas deveriam utilizá-lo.

A liderança no trabalho de incentivar o uso do Canal de Denúncias ao reconhecer sua eficiência, sua segurança e o valor da cultura de denúncia para a organização.

Incentivando a participação dos funcionários

Uma boa liderança organizacional precisa, além disso, incentivar a participação dos funcionários. Não somente ao denunciar!

Mas a participação no processo de compreensão do Código de Conduta, participação nos treinamentos e comunicação, realização de feedbacks relacionados ao Canal, e assim por diante.

Denunciar é importante, mas mesmo que um indivíduo jamais utilize diretamente o Canal, todos devem participar na criação da cultura que o sustenta.

Cada uma dessas três estratégias deve ser, primeiramente, incorporada à pessoa do líder que, só então, pode educar — conduzir, orientar, encaminhar — as pessoas para que elas venham a entender por si mesmas o quanto a cultura de integridade é primordial na organização.

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