Um local de trabalho onde as denúncias podem ser feitas de maneira segura e confidencial é essencial para qualquer organização que busca manter altos padrões éticos.
Quando os colaboradores se sentem apoiados para utilizar o Canal de Denúncias, os benefícios para a empresa são diversos, desde a melhoria do clima organizacional até a redução de riscos legais, criando um local de trabalho mais saudável e transparente.
Conheça agora dicas valiosas para garantir que seu ambiente de trabalho seja saudável, onde todos se sintam encorajados a falar, sabendo que suas preocupações serão tratadas com seriedade e justiça.
Boa leitura!
O que promove um ambiente seguro de trabalho?
Para que o Canal de Denúncias seja efetivo, o ambiente de trabalho deve oferecer segurança psicológica. Em situações onde há insegurança, mesmo sabendo quem é culpado, as pessoas podem permanecer em silêncio por medo de retaliação.
O temor de represálias impede a denúncia de comportamentos inadequados, prejudicando a transparência e a justiça dentro da organização.
Por outro lado, quando há segurança psicológica no trabalho, os colaboradores se tornam mais engajados e colaborativos. Eles sentem que há liberdade e incentivo para expressar opiniões, apontar falhas e sugerir mudanças nos processos internos.
Veja a seguir quais ações são capazes de promover um ambiente de trabalho seguro, garantindo que os colaboradores se sintam confortáveis para usar o Canal de Denúncias empresarial e participar ativamente da melhoria contínua da empresa.
1) A liderança sendo um bom exemplo
De acordo com uma pesquisa da Gallup feita em 2022, 50% das pessoas pedem demissão por causa do chefe. O dado revela a importância de líderes que não apenas gerenciam, mas também inspiram e apoiam suas equipes.
Quando os líderes são claros, objetivos e transparentes, eles fomentam um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, onde as equipes se sentem valorizadas e motivadas a dar o seu melhor.
A presença de uma liderança que serve de bom exemplo ajuda a manter altos níveis de produtividade e satisfação no trabalho. Gestores que demonstram integridade e ética incentivam seus liderados a fazer o mesmo, criando uma cultura organizacional baseada na confiança e no respeito mútuo.
Isso não só melhora o clima organizacional, mas também aumenta a adesão ao Canal de Denúncias, já que os colaboradores se sentem seguros para reportar qualquer irregularidade.
2) Campanhas educativas sobre ética no trabalho
A ética no trabalho é uma questão cultural e precisa ser praticada coletivamente. Portanto, todos os membros da organização, desde a liderança até os liderados, devem estar comprometidos com valores que tornam o ambiente de trabalho verdadeiramente seguro e produtivo.
Uma maneira eficaz de promover a ética é publicar, em espaços visíveis da empresa, orientações claras sobre a conduta esperada em diversas situações de trabalho, como reuniões e momentos de colaboração.
A divulgação do Código de Ética feita de modo educativo, visual e com regularidade ajuda os colaboradores a entenderem como devem se comportar e quais atitudes podem/devem ser denunciadas pelo Canal da empresa.
3) Divulgação de resultados das ações corretivas originadas por denúncias
A transparência na divulgação dos resultados mostra aos colaboradores que a empresa está comprometida em tomar as medidas necessárias para corrigir comportamentos inadequados.
Por exemplo, em uma reunião de equipe, comunicado interno ou newsletter, a liderança pode informar que, após receber um feedback sobre a política de licença médica através do Canal de Denúncias, foi ajustado o processo para garantir maior acessibilidade e clareza para todos.
A divulgação regular dessas informações ajuda a criar uma cultura de transparência e responsabilidade.
Mas, vale ressaltar: É importante respeitar a confidencialidade das informações que embasaram a denúncia e a apuração do caso, garantindo que os envolvidos não sejam expostos ou prejudicados.
O Canal de Denúncias terceirizado desenvolvido pela Contato Seguro, por exemplo, ainda oferece a opção de denúncia anônima. Para a empresa líder em Canais de Denúncias no Brasil, a confidencialidade das informações é prioridade, assim como a integridade do processo de investigação.
4) Fortalecimento da cultura do feedback
De acordo com a pesquisa da FIA Employee Experience (FEEx) de 2020, cerca de 20% dos trabalhadores brasileiros sentem que não recebem feedback suficiente — um dado que destaca a necessidade de melhorias nessa área.
Uma cultura de feedback eficaz promove um ambiente aberto ao diálogo, onde os profissionais se sentem à vontade para discutir sua performance, comportamento, pontos de melhoria e pontos positivos.
A prática não só melhora o desempenho individual, mas também fortalece a confiança dos colaboradores na liderança, na organização e em seu sistema de denúncias.
Ao compreender que as técnicas de comunicação da empresa se baseiam na honestidade, no respeito e na objetividade, os trabalhadores se tornam mais propensos a utilizar o Canal de Denúncias para reportar quaisquer irregularidades, sabendo que há proatividade para se manter um ambiente de trabalho saudável.
5) Diversidade nas equipes
A diversidade nas equipes fortalece a empresa como um todo, trazendo uma variedade de perspectivas que enriquecem o processo de tomada de decisão e impulsionam a inovação.
Para que isso se concretize, é preciso criar um local seguro para a diversidade, desde o processo de contratação até a retenção de talentos na empresa.
A presença do Canal de Denúncias é uma via de mão dupla nesse contexto. Segundo Wagner Giovanini, diretor de Compliance da Contato Seguro, quando um ambiente é inclusivo e respeita as diferenças, os colaboradores se sentem mais seguros ao usar o Canal para reportar irregularidades.
O bom uso do Canal de Denúncias, por sua vez, reforça a cultura de inclusão e justiça, assegurando que a diversidade seja não apenas reconhecida, mas também apoiada e protegida.
Leis que regulamentam o Canal de Denúncias no Brasil
Lei 14.457/22 (Lei do Programa Emprega + Mulheres)
A Lei 14.457/22 introduz diretrizes importantes para criar um ambiente de trabalho mais equitativo e seguro para todos os trabalhadores, em especial, as mulheres e mães de crianças com até 5 anos de idade.
Uma das inovações trazidas pela norma de 2022 é a ampliação das responsabilidades da CIPA, agora denominada Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio.
Desde março de 2023, a CIPA agora deve atuar na prevenção e no combate ao assédio sexual e outras formas de violência no local de trabalho. A Lei 14.457 cita a criação de um Canal de Denúncias como medida obrigatória, assim como exige que as empresas integrem normas de conduta e políticas contra a violência em seus regulamentos internos.
Lei 14.611/23 (Lei da Igualdade Salarial)
A Lei 14.611/23 se concentra em estipular diretrizes para garantir igualdade salarial entre homens e mulheres que desempenham a mesma função ou realizam trabalho de igual valor.
Dentre as novas regras, as empresas devem informar ao Ministério do Trabalho e Emprego seus dados sobre critérios remuneratórios entre os sexos, publicar relatórios semestrais de transparência salarial e desenvolver um Plano de Ação em até 90 dias caso seja identificada a desigualdade salarial.
A Lei 14.611 também reforça a importância da implementação de Canais de Denúncias como ferramenta para assegurar que as empresas mantenham práticas salariais equitativas.
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Conclusão
A implementação eficaz do Canal de Denúncias, juntamente com práticas robustas como a liderança exemplar, campanhas educativas sobre ética, e o fortalecimento da cultura de feedback, cria um espaço onde os funcionários se sentem seguros para expressar suspeitas e contribuir para a integridade da empresa.
Ao adotar essas práticas e cumprir as regulamentações, as empresas demonstram empenho para com a justiça e a transparência. Isso resulta em um local de trabalho onde a ética é priorizada.
Para apoiar a criação e manutenção desse ambiente seguro, a Contato Seguro oferece soluções avançadas para a gestão de denúncias.
Nossa plataforma de Canal de Denúncias via WhatsApp com IA Generativa, aplicativo próprio e site é projetada para garantir que todas as preocupações dos colaboradores sejam tratadas com total confidencialidade e eficácia.
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Um ambiente seguro promove a transparência, a justiça e a confiança, encorajando os colaboradores a relatar irregularidades sem medo de retaliação, o que melhora o clima organizacional e reduz riscos legais.
A liderança deve ser um exemplo de integridade e transparência, promovendo uma cultura organizacional que valorize a ética e o respeito, o que encoraja os colaboradores a utilizar o Canal de Denúncias.
Práticas como campanhas educativas sobre ética, divulgação dos resultados das ações corretivas, fortalecimento da cultura de feedback, e promoção da diversidade são fundamentais para criar um ambiente seguro e inclusivo.
A transparência na divulgação dos resultados das denúncias mostra que a empresa leva as preocupações dos colaboradores a sério, aumentando a confiança no sistema e incentivando o uso do Canal de Denúncias.
A diversidade nas equipes cria um ambiente mais inclusivo e seguro, onde os colaboradores se sentem mais confortáveis para relatar irregularidades, sabendo que suas diferenças serão respeitadas e protegidas.
As Leis 14.457/22 e 14.611/23 regulamentam a criação e uso de Canais de Denúncias no Brasil, exigindo que as empresas implementem esses canais como parte de suas políticas de prevenção e combate ao assédio e à desigualdade salarial.