Um Canal de Denúncia externo é uma solução terceirizada que permite às empresas receberem, de forma segura e anônima, relatos de comportamentos inapropriados, irregularidades ou qualquer outra conduta que afete o ambiente de trabalho.
Optar por um fornecedor especializado em Canal de Denúncia para Empresas é um passo importante para criar uma estrutura eficaz e confiável, garantindo que colaboradores e parceiros comerciais tenham confiança para reportar situações delicadas e que a empresa consiga agir com agilidade e transparência.
O provedor do serviço ideal deve facilitar a implementação da ferramenta, o que influencia diretamente no impacto positivo que o Canal trará para a organização e seus usuários.
Para entender os principais fatores que merecem sua atenção na hora de selecionar um bom fornecedor, leia o artigo completo e saiba como estruturar um Canal de Denúncia que gere confiança e promova a ética no ambiente corporativo!
O que considerar ao escolher um fornecedor de Canal de Denúncia?
Fortalecer a confiança dos colaboradores, facilitar a detecção de irregularidades e demonstrar o compromisso da empresa com a ética e a transparência são apenas alguns dos principais benefícios que um Canal de Denúncia externo pode oferecer.
Mas, antes, é preciso garantir que a plataforma opere dentro da legislação vigente e utilize tecnologias de ponta! Veja a seguir quais critérios ajudam a escolher o fornecedor certo para sua organização.
Qualidade do suporte oferecido pelo fornecedor
O suporte oferecido pelo fornecedor é um aspecto fundamental a ser avaliado. Um bom fornecedor de Canal de Denúncia externo deve garantir atendimento ágil e especializado, pronto para resolver eventuais problemas que possam surgir na utilização da plataforma.
Além disso, é importante que o suporte seja oferecido em múltiplos canais e com uma equipe experiente, que compreenda a importância da ferramenta e possa orientar tanto os usuários quanto os gestores da empresa.
“Um dos motivos que tornaram a Contato Seguro referência no Brasil em Canal de Denúncia é a assistência integral aos clientes: treinamentos a equipe que irá gerir o Canal, capacitamos os colaboradores de acordo com a Lei 14.457 para o bom uso da plataforma e auxiliamos na criação de campanhas internas de divulgação do Canal”, explica Wagner Giovanini, diretor da empresa.
Portanto, é importante que o decisor do projeto pergunte aos fornecedores de interesse sobre:
- Experiência de mercado;
- Clientes atendidos do mesmo nicho;
- Horários e formatos de atendimento;
- Segurança do sistema de gestão;
- Facilidade de personalização do sistema de gestão;
- Consultoria para estruturação de todo fluxo das denúncias;
- Apoio para divulgação e sensibilização dos colaboradores.
A reunião com o fornecedor pode apontar aspectos de como será o relacionamento com o possível provedor de Canal de Denúncia terceirizado.
Por isso, atente-se à postura dos profissionais da empresa durante a conversa, se a apresentação da plataforma inclui cases de sucesso e se o atendimento como um todo foi feito com excelência e objetividade.
Funcionalidades essenciais de um Canal de Denúncia
As funcionalidades da plataforma também são determinantes na escolha do fornecedor. O Canal de Denúncia deve ter recursos que facilitem o acesso e acompanhamento das denúncias, como o WhatsApp com IA Generativa da Contato Seguro e o número de protocolo gerado após o envio do relato.
Através da nossa assistente virtual “Mari”, é possível se informar sobre o andamento de uma denúncia registrada. O sistema não identifica e não registra as informações de contato.
Essa funcionalidade é um exemplo de como o fornecedor dá importância à experiência do usuário no Canal, além de possibilitar que a empresa atue de forma rápida e eficiente diante das denúncias recebidas.
Também é importante saber quais funcionalidades e recursos são dispensáveis, pois não contribuem para o sucesso do seu Canal de Denúncias, como:
- Atendimento por gravação, uma vez que o manifestante pode se sentir inibido ter a voz gravada;
- Atendimento em horário reduzido, considerando que grande parte das denúncias é realizada fora do horário comercial;
- O fornecedor do Canal de Denúncia externo também realiza a investigação dos casos, apresentando risco de conflito de interesses.
Nível de anonimato e confidencialidade garantidos
Por fim, o nível de anonimato e confidencialidade oferecido pelo fornecedor é um dos aspectos mais críticos para que o sistema de denúncias funcione como o esperado.
É imprescindível que a plataforma assegure a proteção da identidade do denunciante e a confidencialidade das informações para que os manifestantes se sintam seguros ao fazer uma denúncia.
A Lei 14.457/22, que estabelece diretrizes para o combate ao assédio no ambiente de trabalho, também reforça a importância do anonimato em casos de denúncia.
A norma de 2022 garante que os trabalhadores têm o direito de reportar situações de assédio e discriminação de forma anônima, sem medo de retaliações.
Portanto, um fornecedor confiável deve ter políticas rigorosas de proteção de dados e sistemas de segurança robustos que evitem o vazamento de informações e possíveis consequências legais e para a reputação da organização.
Além disso, o Canal de Denúncia para Empresas deve permitir que os relatos sejam feitos de maneira simples, rápida e segura, encorajando os colaboradores a se manifestarem sem receios de acordo com a cultura organizacional de ética e respeito que a gestão se deseja estabelecer.
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Considerações finais para a escolha do fornecedor de Canal de Denúncia
Por fim, verifique se o contrato do fornecedor de Canal de Denúncia oferece um suporte completo em diversas frentes. A montagem do Comitê de Ética, por exemplo, deve contar com orientação especializada.
A adaptação do Código de Conduta é mais um aspecto a ser considerado, pois o fornecedor ideal deve apoiar a integração do Canal às políticas corporativas, alinhando-o aos valores da empresa.
A arquitetura do fluxo de relatos deve priorizar a idoneidade e segurança do processo, e a estruturação e parametrização do Canal precisam incluir opções variadas e ajustadas conforme as necessidades da sua empresa.
Uma campanha de comunicação bem elaborada também é necessária, pois promove a adesão dos colaboradores e reforça a importância do Canal.
Na mesma linha, o desenvolvimento de um portal intuitivo e seguro facilita o uso por todos os colaboradores, promovendo um ambiente de confiança.
Conclusão
Como pudemos ver, a escolha de um Canal de Denúncia para Empresas deve passar por um processo de avaliação criterioso, considerando fatores como a qualidade do suporte, as funcionalidades disponíveis e o nível de confidencialidade garantido.
É por isso que a Contato Seguro se destaca no cenário nacional: oferecendo uma solução que se adapta às necessidades de empresas de diferentes setores, com atendimento ágil e alto nível de anonimato e confidencialidade.
Tais elementos são importantes para uma boa experiência do usuário e fundamentais para transformar o Canal de Denúncia em um verdadeiro pilar de ética e transparência dentro da organização.
Nosso sistema é personalizável e estruturado para fortalecer a confiança entre colaboradores e líderes, facilitar a detecção de má conduta e demonstrar o compromisso da alta administração com uma cultura organizacional saudável.
Um fornecedor especializado em Canal de Denúncia nas Empresas com mais de 16 anos de atuação pode oferecer experiência em compliance e um atendimento dedicado às denúncias, garantindo que todos os processos estejam em conformidade com a legislação vigente, como a Lei 14.457/22.
O suporte técnico e legal terceirizado servirá de base para que a sua empresa possa lidar adequadamente com qualquer situação que surja.
A sua plataforma de Canal de Denúncia será amparada por uma rígida política de segurança, com a Contato Seguro proporcionando a proteção de dados dos denunciantes e gestão otimizada e responsável das manifestações recebidas pela sua equipe.
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Essa é uma oportunidade valiosa para sua organização estar no caminho certo, rumo à promoção da ética e transparência em todas as suas operações!
É uma solução terceirizada que permite às empresas receberem denúncias de forma segura e anônima, facilitando o reporte de comportamentos inapropriados e irregularidades.
Avaliar a qualidade do suporte, funcionalidades disponíveis, confidencialidade, segurança dos dados e adequação à legislação.
O anonimato incentiva a confiança dos colaboradores, garantindo que denúncias possam ser feitas sem medo de retaliação.
É importante ter recursos como acompanhamento de denúncias, suporte multiplataforma e proteção de identidade do denunciante.
Ele fortalece a ética e transparência ao possibilitar a denúncia de irregularidades, criando um ambiente mais saudável e seguro.
A Contato Seguro oferece suporte completo, plataforma segura e personalizável, além de orientações para a divulgação e integração do canal.