Canal de Denúncia: como escolher o melhor fornecedor

Canal de denúncia como escolher o melhor fornecedor

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Um Canal de Denúncia externo é uma solução terceirizada que permite às empresas receberem, de forma segura e anônima, relatos de comportamentos inapropriados, irregularidades ou qualquer outra conduta que afete o ambiente de trabalho.

Optar por um fornecedor especializado em Canal de Denúncia para Empresas é um passo importante para criar uma estrutura eficaz e confiável, garantindo que colaboradores e parceiros comerciais tenham confiança para reportar situações delicadas e que a empresa consiga agir com agilidade e transparência.

O provedor do serviço ideal deve facilitar a implementação da ferramenta, o que influencia diretamente no impacto positivo que o Canal trará para a organização e seus usuários.

Para entender os principais fatores que merecem sua atenção na hora de selecionar um bom fornecedor, leia o artigo completo e saiba como estruturar um Canal de Denúncia que gere confiança e promova a ética no ambiente corporativo!

O que considerar ao escolher um fornecedor de Canal de Denúncia?

Fortalecer a confiança dos colaboradores, facilitar a detecção de irregularidades e demonstrar o compromisso da empresa com a ética e a transparência são apenas alguns dos principais benefícios que um Canal de Denúncia externo pode oferecer.

Mas, antes, é preciso garantir que a plataforma opere dentro da legislação vigente e utilize tecnologias de ponta! Veja a seguir quais critérios ajudam a escolher o fornecedor certo para sua organização.

Qualidade do suporte oferecido pelo fornecedor

O suporte oferecido pelo fornecedor é um aspecto fundamental a ser avaliado. Um bom fornecedor de Canal de Denúncia externo deve garantir atendimento ágil e especializado, pronto para resolver eventuais problemas que possam surgir na utilização da plataforma.

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Além disso, é importante que o suporte seja oferecido em múltiplos canais e com uma equipe experiente, que compreenda a importância da ferramenta e possa orientar tanto os usuários quanto os gestores da empresa.

Um dos motivos que tornaram a Contato Seguro referência no Brasil em Canal de Denúncia é a assistência integral aos clientes: treinamentos a equipe que irá gerir o Canal, capacitamos os colaboradores de acordo com a Lei 14.457 para o bom uso da plataforma e auxiliamos na criação de campanhas internas de divulgação do Canal”, explica Wagner Giovanini, diretor da empresa.

Portanto, é importante que o decisor do projeto pergunte aos fornecedores de interesse sobre:

  • Experiência de mercado;
  • Clientes atendidos do mesmo nicho;
  • Horários e formatos de atendimento;
  • Segurança do sistema de gestão;
  • Facilidade de personalização do sistema de gestão;
  • Consultoria para estruturação de todo fluxo das denúncias;
  • Apoio para divulgação e sensibilização dos colaboradores.

A reunião com o fornecedor pode apontar aspectos de como será o relacionamento com o possível provedor de Canal de Denúncia terceirizado.

Por isso, atente-se à postura dos profissionais da empresa durante a conversa, se a apresentação da plataforma inclui cases de sucesso e se o atendimento como um todo foi feito com excelência e objetividade.

Funcionalidades essenciais de um Canal de Denúncia

Como escolher melhor fornecedor canal de denúncia
Como escolher melhor fornecedor canal de denúncia

As funcionalidades da plataforma também são determinantes na escolha do fornecedor. O Canal de Denúncia deve ter recursos que facilitem o acesso e acompanhamento das denúncias, como o WhatsApp com IA Generativa da Contato Seguro e o número de protocolo gerado após o envio do relato.

Através da nossa assistente virtual “Mari”, é possível se informar sobre o andamento de uma denúncia registrada. O sistema não identifica e não registra as informações de contato.

Essa funcionalidade é um exemplo de como o fornecedor dá importância à experiência do usuário no Canal, além de possibilitar que a empresa atue de forma rápida e eficiente diante das denúncias recebidas.

Também é importante saber quais funcionalidades e recursos são dispensáveis, pois não contribuem para o sucesso do seu Canal de Denúncias, como:

  • Atendimento por gravação, uma vez que o manifestante pode se sentir inibido ter a voz gravada;
  • Atendimento em horário reduzido, considerando que grande parte das denúncias é realizada fora do horário comercial;
  • O fornecedor do Canal de Denúncia externo também realiza a investigação dos casos, apresentando risco de conflito de interesses.

Nível de anonimato e confidencialidade garantidos

Por fim, o nível de anonimato e confidencialidade oferecido pelo fornecedor é um dos aspectos mais críticos para que o sistema de denúncias funcione como o esperado.

É imprescindível que a plataforma assegure a proteção da identidade do denunciante e a confidencialidade das informações para que os manifestantes se sintam seguros ao fazer uma denúncia.

A Lei 14.457/22, que estabelece diretrizes para o combate ao assédio no ambiente de trabalho, também reforça a importância do anonimato em casos de denúncia. 

A norma de 2022 garante que os trabalhadores têm o direito de reportar situações de assédio e discriminação de forma anônima, sem medo de retaliações.

Portanto, um fornecedor confiável deve ter políticas rigorosas de proteção de dados e sistemas de segurança robustos que evitem o vazamento de informações e possíveis consequências legais e para a reputação da organização.

Além disso, o Canal de Denúncia para Empresas deve permitir que os relatos sejam feitos de maneira simples, rápida e segura, encorajando os colaboradores a se manifestarem sem receios de acordo com a cultura organizacional de ética e respeito que a gestão se deseja estabelecer.

Saiba mais sobre a Lei 14.457 com a Contato Seguro. Baixe agora o e-book gratuito “Impacto da Lei 14.457 de 2022 para empresas e funcionários” e descubra como essa legislação exige adaptações na gestão de pessoal, especialmente em empresas com CIPA!

Considerações finais para a escolha do fornecedor de Canal de Denúncia

Por fim, verifique se o contrato do fornecedor de Canal de Denúncia oferece um suporte completo em diversas frentes. A montagem do Comitê de Ética, por exemplo, deve contar com orientação especializada.

A adaptação do Código de Conduta é mais um aspecto a ser considerado, pois o fornecedor ideal deve apoiar a integração do Canal às políticas corporativas, alinhando-o aos valores da empresa. 

A arquitetura do fluxo de relatos deve priorizar a idoneidade e segurança do processo, e a estruturação e parametrização do Canal precisam incluir opções variadas e ajustadas conforme as necessidades da sua empresa.

Uma campanha de comunicação bem elaborada também é necessária, pois promove a adesão dos colaboradores e reforça a importância do Canal.

Na mesma linha, o desenvolvimento de um portal intuitivo e seguro facilita o uso por todos os colaboradores, promovendo um ambiente de confiança.

Conclusão

Como pudemos ver, a escolha de um Canal de Denúncia para Empresas deve passar por um processo de avaliação criterioso, considerando fatores como a qualidade do suporte, as funcionalidades disponíveis e o nível de confidencialidade garantido.

É por isso que a Contato Seguro se destaca no cenário nacional: oferecendo uma solução que se adapta às necessidades de empresas de diferentes setores, com atendimento ágil e alto nível de anonimato e confidencialidade.

Tais elementos são importantes para uma boa experiência do usuário e fundamentais para transformar o Canal de Denúncia em um verdadeiro pilar de ética e transparência dentro da organização.

Nosso sistema é personalizável e estruturado para fortalecer a confiança entre colaboradores e líderes, facilitar a detecção de má conduta e demonstrar o compromisso da alta administração com uma cultura organizacional saudável.

Um fornecedor especializado em Canal de Denúncia nas Empresas com mais de 16 anos de atuação pode oferecer experiência em compliance e um atendimento dedicado às denúncias, garantindo que todos os processos estejam em conformidade com a legislação vigente, como a Lei 14.457/22.

O suporte técnico e legal terceirizado servirá de base para que a sua empresa possa lidar adequadamente com qualquer situação que surja.

A sua plataforma de Canal de Denúncia será amparada por uma rígida política de segurança, com a Contato Seguro proporcionando a proteção de dados dos denunciantes e gestão otimizada e responsável das manifestações recebidas pela sua equipe.

Saiba mais sobre como a Contato Seguro pode ajudar sua empresa. Convidamos você a agendar uma demonstração agora e conversar com nossos especialistas.

Essa é uma oportunidade valiosa para sua organização estar no caminho certo, rumo à promoção da ética e transparência em todas as suas operações!

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