Canal de Denúncia: ferramenta contra fraudes internas

Canal de Denuncia: Ferramenta Contra Fraudes Internas

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Fraudes internas são o tipo de irregularidade mais comum em empresas de todos os tipos.

Muitas empresas sofrem pela ocorrência de ações fraudulentas

E, no Brasil, o caso é mais grave: enquanto o percentual de empresas que sofreram fraudes e outros crimes econômicos pelo mundo é de 46%, no Brasil esse número chega a 62% (PwC Brasil LTDA).

Ou seja, aqui, esse tipo de conduta é muito mais prevalente.

Embora essas ações sejam cometidas por um número pequeno de pessoas dentro da empresa, elas podem causar perdas muito graves.

O combate à fraude empresarial passa pela criação de padrões de conduta mais éticos e íntegros, e pela presença de um sistema de detecção de irregularidades.

O Canal de Denúncia é a ferramenta mais competente para evitar maiores estragos associados a fraudes internas e diminuir substancialmente o volume de operações fraudulentas na organização.

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Neste artigo, entenda mais sobre fraudes internas e como o Canal de Denúncia auxilia na identificação, prevenção e combate desse problema.

Boa leitura!

O que são as fraudes internas?

As fraudes são crimes complexos e perniciosos.

Como conceito geral, pode-se entender a fraude como uma atividade desonesta, intencionalmente executada para gerar benefícios ilícitos.

Fraudes, em geral, envolvem a utilização de informações falsas ou enganosas, omissões de informações ou detalhes, violação de confiança ou abuso do poder.

Assim, fraudadores se aproveitam da ignorância alheia, da confiança alheia, e frequentemente de falhas em sistemas internos, e a falta de vigilância sobre a idoneidade dos processos internos em empresas.

Portanto, a ocorrência de fraude sempre acompanha a total consciência da ilegalidade da ação, e envolve modificação, manipulação, omissão ou desvio de dados e valores visando benefício pessoal.

Exemplos de fraudes

  • Apropriação indébita: ocorre quando um bem vem à posse da pessoa, e ela apropriar-se dele, mesmo não tendo direito a esse bem. Esse bem pode consistir em ativos da empresa, dinheiro ou matéria-prima.
  • Sabotagem: que visa comprometer ativos ou a reputação da empresa em benefício próprio.
  • Corrupção: também considerada como operação fraudulenta, consiste em subornar, oferecer propina ou acordar superfaturamento.
  • Despesas não autorizadas: podem começar pequenas, mas se acumular com o tempo e gerar um grande prejuízo para a organização.
  • Dentre outros.

Como combater as fraudes internas nas empresas?

Algumas ações ajudam ativamente a combater as fraudes internas nas empresas.

  • Promover a ética e a integridade dentro da cultura organizacional: em geral, estabelecer e exigir um padrão moral alto para os seus colaboradores é indicado logo de início.

Estabelecer um diálogo em que essas expectativas de condutas fiquem claras para todos é fundamental. Isso reforça o agir correto da maior parte das pessoas, e pode inibir um comportamento desviante de um potencial fraudador.

Canal de Denuncias Combate Fraudes nas Empresas

Para esse objetivo, inserir o tema ética e integridade no trabalho da cultura organizacional é fundamental. Parte dessa estratégia é a elaboração cuidadosa e detalhada de um Código de Conduta, que irá apontar as regras 

  • Treinamentos de conscientização: funcionários podem passar por treinamentos específicos para entender o perfil do fraudador, sinais da ocorrência de fraudes e, finalmente, como utilizar o Canal de Denúncias para relatar casos.
  • procedimentos de supervisão de gestão: para garantir que todos estejam tomando as medidas necessárias de controle e fiscalização básicas.
  • estabelecer restrições de acesso: para contas, dados e informações que não devem estar acessíveis a todos. Garantir uma sólida infraestrutura e segurança dos softwares e demais sistemas tecnológicos é também essencial.

E, por fim, implementar o instrumento mais eficaz para o combate de irregularidades associadas à fraude nas organizações: o Canal de Denúncias.

O que é o Canal de Denúncia?

O Canal de Denúncias é um instrumento especializado para o acolhimento de relatos sobre irregularidades nas organizações.

A ferramenta permite que colaboradores, fornecedores e terceiros denunciem irregularidades sofridas ou testemunhadas dentro da empresa.

Em diversos estudos, ele é apontado como a fonte número 1 de denúncias sobre fraudes internas.

O Canal é uma plataforma para denúncias: os relatos são recebidos, apurados e os casos têm um destino, de acordo com suas especificidades. 

Com a possibilidade do anonimato e a garantia da confidencialidade, as pessoas ficam motivadas a denunciar e passam a deter o poder de fazer algo a respeito das más condutas dentro de sua empresa.

São variados os tipos de irregularidades possíveis numa organização: discriminação, descumprimento de normativas, assédio sexual e moral e fraudes.

Como o Canal de Denúncia combate fraudes internas

O Canal permite o combate a fraudes internas porque torna o processo de descoberta e identificação da fraude mais rápido e mais certeiro.

Com denúncias qualificadas (com provas, nomes, etc.), a empresa pode agir diretamente sobre o problema.

Além disso, o Canal de Denúncia é um procedimento para avaliação e apuração dos casos; o que dá a segurança necessária para que eles sejam efetivamente combatidos.

Identificação precoce de irregularidades

A agilidade é fundamental quando se trata de identificar fraudes através do Canal de Denúncias.

O volume também é importante: entre os casos de fraude identificados de 2022 para 2023, 43% foram descobertos via denúncia.

Dessa forma, o Canal ajuda a identificar mais rápido e com mais clareza as ocorrências, e dar o fim cabível ao caso.

Promoção da transparência e ética dentro da cultura organizacional

Com o tempo, o Canal acaba se tornando um eixo de organização e priorização da ética e da integridade na organização.

Todos os potenciais infratores sabem que, se fizerem algo errado, podem ser descobertos e denunciados, e portanto muitas vezes desistem de incorrer na conduta.

A partir daí, a ética e a integridade passam a ser valores integrantes da cultura organizacional.

Benefícios do Canal de Denúncia para Empresas

Evitando-se irregularidades, evitam-se os problemas.

Implementar um Canal de Denúncias gera benefícios diversos para as organizações.

Veja alguns deles.

Redução de perdas financeiras

Empresas que possuem um Canal de Denúncias diminuem substancialmente a ocorrência de fraudes e outros problemas que levam a perdas financeiras.

Mas, mesmo quando as irregularidades ainda ocorrem, as perdas são minimizadas.

Por isso, o Canal é um instrumento altamente eficaz para prevenir perdas financeiras por atos ilícitos, negligência ou descumprimento de normativas.

Cumprimento das Leis e regulamentos

Como já dito, o cumprimento das leis e regulamentos leva a empresa a reduzir suas perdas financeiras, mas também, é claro, previne problemas com a Justiça e desperdício de todos os tipos.

Cumprir os regulamentos ainda gera mais segurança para o ambiente de trabalho, evitando acidentes e mau uso de recursos, bem como uma maior produtividade e agilidade na conquista de resultados.

Melhoria da confiança entre colaboradores

Integrar a ética e a integridade como valores reais e cotidianos na organização transforma o clima organizacional.

Os colaboradores confiam mais uns nos outros e na própria organização, gerando um clima de trabalho agradável, mais produtivo e mais efetivo para resultados e para o bem estar geral.

Conheça a plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro

Segundo Wagner Giovanini, especialista em Compliance e sócio-diretor da Contato Seguro, as empresas:

(…) perdem, anualmente, cerca de 5% de seu faturamento bruto com as fraudes — um valor que, muitas vezes, é superior ao lucro da empresa”.

E adianta:

A boa notícia é, que (…) o Canal de Denúncias vai coibir muita coisa. O fraudador vai parar. E, se não parar, poderá ser pego pelo Canal (…) Espera-se uma redução imediata de pelo menos 60% das fraudes.

Portanto, o retorno da implementação do Canal de Denúncias é imenso.

A Contato Seguro possui a plataforma ideal para identificar, prevenir e combater fraudes nas organizações.

Estruturamos o Canal de Denúncias para a maior efetividade, melhor experiência dos usuários e sua segurança.
Preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um dos nossos especialistas!

FAQ: Canal de Denúncia contra Fraudes Internas

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