Situações de discriminação que pode ser relatada no Canal de Denúncias.
Para qualquer empresa, é fundamental garantir um ambiente de trabalho harmonioso, com relações respeitosas, construtivas e livres de qualquer tipo de discriminação – independente de posição hierárquica, cargo ou função.
Nesse contexto, o Canal de Denúncias ganha destaque como um instrumento capaz de agregar valor ao negócio e gerar benefícios como:
- Ambiente de trabalho mais saudável;
- Redução de custos;
- Melhoria dos resultados;
- Entre outros.
É por isso que essa ferramenta assume um papel primordial para toda e qualquer organização. Mas atenção! A maximização dos benefícios decorre de um canal que seja 100% confiável, para que todas as pessoas da organização possam usá-lo sem receio.
Imagine que você pense ter apenas bons relacionamentos na empresa, pois nunca se indispôs com ninguém. Mas começou a perceber que nunca perguntam sua opinião para nada, tudo que você diz vira piada e ainda por cima, algumas pessoas tratam todo mundo mundo bem, menos você… Se tudo isso te incomoda e você se sente prejudicado profissionalmente, então está havendo um caso de discriminação.
Ou então, suponhamos que você presenciou um gestor (ou qualquer funcionário) usando palavras humilhantes – ainda que em tom de brincadeira – e percebeu que a outra pessoa se sentiu ofendida, mas não falou nada por medo de sofrer alguma retaliação.
Esses são apenas exemplos de situações discriminatórias que todas as empresas estão sujeitas e, infelizmente, são mais comuns do que podemos imaginar.
Entretanto, se a empresa tiver um sistema de Compliance efetivo, com um Canal de Denúncias confiável, o profissional poderá conversar com seu gestor e/ou ligar para o canal externo.
O Canal de Denúncias também pode receber relatos de assédio sexual, bullying, conflitos de interesses, furtos, etc. Mas estes são assuntos para nossas próximas postagens! A Contato Seguro é pioneira na implantação de Canais de Ética no Brasil e oferece para sua empresa a garantia da melhor relação custo-benefício. Fale com um dos nossos especialistas.
Um Canal de Denúncias é uma ferramenta disponibilizada por organizações para que colaboradores, clientes, fornecedores e outras partes interessadas possam reportar condutas inapropriadas, suspeitas de fraudes, casos de assédio, discriminação e outras violações éticas de maneira segura e, frequentemente, anônima. O objetivo deste canal é promover um ambiente de trabalho ético, seguro e respeitoso, permitindo a detecção e correção de problemas que possam afetar negativamente a organização e seus stakeholders.
O anonimato em um Canal de Denúncias é assegurado por meio de sistemas seguros que protegem a identidade do denunciante. Quando um relato é feito, o sistema gera um número de protocolo único que permite ao denunciante acompanhar o andamento da denúncia sem revelar sua identidade. Além disso, as informações são tratadas com confidencialidade, e as políticas da empresa geralmente proíbem a retaliação contra quem faz a denúncia.
Um Canal de Denúncias efetivo traz vários benefícios para uma empresa, incluindo a melhoria do ambiente de trabalho, ao desencorajar condutas inapropriadas e promover uma cultura de integridade. Ele ajuda a prevenir e detectar fraudes e outras irregularidades financeiras, protege a organização contra riscos legais e reputacionais, e fortalece a confiança dos colaboradores, clientes e parceiros na gestão ética da empresa. Além disso, contribui para a conformidade com regulamentos e leis aplicáveis, demonstrando o compromisso da empresa com práticas empresariais responsáveis.