5 Estratégias para melhorar o Clima na empresa

5 Estratégias para melhorar o Clima na empresa
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Tempo de Leitura: 5 Minutos

Uma empresa funciona bem quando seus colaboradores se sentem bem.

O clima organizacional é um grande indicador de satisfação laboral, sendo definido como a atmosfera geral da organização, e como a percepção dos funcionários sobre o ambiente de trabalho.

Um clima positivo significa:

  • bom nível de alinhamento e coerência quanto às expectativas;
  • boas políticas de incentivo e benefícios;
  • sensação de segurança e acolhimento;
  • boa reputação da organização.

Como consequência de um bom clima organizacional, temos a produtividade, boas relações, integridade física e mental dos colaboradores e bons resultados.

Neste artigo, você irá conhecer 5 estratégias para melhorar o clima organizacional da sua empresa, e como utilizar o Canal de Denúncias para ouvir o coração da sua empresa e torná-la mais positiva.

Vamos lá?

Boa leitura!

Principais estratégias para melhorar o clima organizacional

O clima organizacional refere-se principalmente à atmosfera psicológica de uma empresa.

Como as pessoas se sentem em seu espaço de trabalho? 

Há segurança física e psíquica? 

Os colaboradores se sentem valorizados? 

Existem políticas de inclusão que garantem diversidade e garantias de direitos? 

Essas são perguntas cruciais para chegarmos ao entendimento da atmosfera de um ambiente laboral.

Um bom clima organizacional acompanha alta produtividade, motivação, boas relações, bem-estar e satisfação com o trabalho.

Portanto, todas as organizações devem estabelecer estratégias e trabalhar para manter o clima o mais positivo possível, independentemente de fatores internos e externos que possam impactá-lo.

Separamos, aqui, 5 estratégias que ajudam a gerar um clima organizacional mais positivo na sua organização.

Vamos a elas.

1. Promova uma comunicação aberta e transparente

Uma comunicação aberta e transparente é uma necessidade básica para um bom clima.

Em espaços de trabalho onde não há livre expressão, onde há ocultação de informações, dissimulação de situações e linguagem passivo-agressiva ou pobre em objetividade, irão sofrer sérias consequências.

Para trabalhar bem, as pessoas precisam ter acesso às informações necessárias e pertinentes ao seu trabalho, e precisam poder falar abertamente.

Trocar ideias, elaborar questões, sugerir e perguntar são atividades necessárias para o bom desenvolvimento de qualquer atividade, principalmente quando envolve grupos.

Uma boa comunicação irá necessariamente gerar um bom clima organizacional ao reduzir desentendimentos, conflitos, atritos e o mal-estar geral causado pelo silenciamento.

Confira, neste vídeo, o especialista em Gestão de Equipes Gabriel Carneiro, que comenta sobre “Como recuperar um profissional desmotivado”, e note que muitas das dicas tocam na liberdade de comunicar e na forma com que isso é realizado pela liderança.

2. Incentive a inclusão e o reconhecimento

A segunda estratégia para melhorar o clima na sua empresa é o incentivo à inclusão e o reconhecimento.

Uma empresa inclusive é altamente atraente, pois demonstra equidade, compromisso e abertura para mudanças e inovações.

Equipes mais diversas são mais criativas e mais dinâmicas, e geram um impacto importante na produtividade.

Unindo a inclusão a estratégias de reconhecimento e celebração de seus talentos, a empresa se posiciona de maneira muito favorável ao seu desenvolvimento em todos os sentidos.

3. Promova a autonomia

Uma organização já define um bom conjunto de limites aos quais os funcionários estão submetidos.

São esses limites — horários, regras, procedimentos — que fazem da empresa uma organização funcional, garantem a ordem, um bom nível de padronização e, em resumo, todos os processos que ali são produzidos,

Mas, dentro desses limites, é necessária uma boa dose de autonomia.

Pessoas que são tratadas como seres autônomos e conscientes se sentem respeitadas e valorizadas no ambiente de trabalho.

Na prática, promover autonomia significa não exceder em vigilância, fugir do microgerenciamento, e deixar que os colaboradores tomem o máximo de decisões sobre o seu trabalho, dentro do possível, e de maneira sempre benéfica para a organização.

4. Treinamentos regulares

Os líderes são responsáveis por estabelecer o tom em suas equipes. 

É natural que o clima organizacional receba forte influência do nível de preparação desses profissionais.

Como o canal de denuncia ajuda a melhorar o clima organizacional com mais confianca e seguranca psicologica.

Portanto, treinamentos regulares para líderes e colaboradores devem estar presentes.

O clima organizacional também é influenciado pela percepção das pessoas do quanto elas podem crescer e se desenvolver no ambiente de trabalho; assim, é preciso garantir espaços de educação através dos treinamentos.

5. Garanta um espaço de trabalho seguro com o Canal de Denúncias

Um Canal de Denúncias empresarial é um meio seguro para que os funcionários se manifestem quanto a dúvidas, sugestões e denúncias propriamente ditas.

A presença do instrumento é a forma mais eficaz de se identificar, combater e prevenir irregularidades dentro das organizações.

Tanto é assim que a Lei 14.457/22 estabeleceu a obrigatoriedade do Canal de Denúncias para empresas com CIPA, especialmente para proteger as mulheres do assédio.

O Canal de Denúncias ajuda a combater diversas outras más condutas, e portanto é um elemento indispensável para garantir a segurança da organização.

Fica claro que um clima organizacional só pode ser positivo se houver um bom nível de segurança física e psíquica no ambiente de trabalho.

Portanto, apostar no Canal de Denúncias é essencial.

Implementação de um Canal de Denúncia nas Empresas 

O Canal de Denúncias é a ferramenta comprovadamente mais eficaz para a detecção de irregularidades, más condutas e desvios.

Ele protege as empresas e seus funcionários de diversos problemas que podem resultar em choques reputacionais, problemas com o Ministério do Trabalho, baixa de produtividade e piora do clima organizacional.

Por isso, é muito importante que o processo de implementação seja feito da maneira correta.

A Contato Seguro é líder em fornecimento de Canais de Denúncias, e vai te ajudar nesse processo.

Comece por aqui: faça o download do e-book “Como implantar um Canal de Denúncias efetivo”, do especialista e sócio-diretor Wagner Giovanini.

Conheça a plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro

Nossos Canais de Denúncias estão presentes em mais de 3 mil empresas que escolheram priorizar a própria segurança e a de seus colaboradores.

O Canal de Denúncias é altamente recomendado como instrumento de apoio para melhorar o clima organizacional da sua empresa, gerando benefícios secundários diversos.

Vantagens do Canal de Denúncia Empresarial

Ao prevenir e combater irregularidades, más condutas e desvios, o Canal de Denúncias gera:

  • níveis elevados de satisfação no trabalho;
  • mais saúde física e mental para os colaboradores;
  • melhores resultados;
  • reputação fortalecida;
  • redução de prejuízos financeiros;
  • lucro.

Se a sua empresa precisa de um Canal de Denúncias e de todas essas vantagens, preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um dos nossos especialistas!

FAQ: Estratégias para melhorar o Clima na empresa

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