Aumente a transparência com um Canal de Denúncia

Aumente a transparência com um Canal de Denúncia
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Tempo de Leitura: 5 Minutos

Transparência empresarial é uma necessidade, e um pilar essencial da governança corporativa.

Uma empresa transparente divulga informações de forma clara, acessível e fidedigna sobre sua gestão, suas decisões e resultados empresariais.

Estruturar uma cultura transparente é investir em relações de confiança internas e externas: com colaboradores, clientes, investidores e sociedade, além de atestar o compromisso da organização com a  ética e a integridade.

Canais de Denúncias são instrumentos auxiliares para o processo de fortalecimento da transparência empresarial.

Estabelecidos para receber relatos sobre qualquer tipo de risco organizacional, sua presença reforça o compromisso com a integridade e com a ética, criando um espaço para falar sobre irregularidades e tentar combatê-las efetivamente.

Neste artigo, entenda a importância de aumentar a transparência organizacional na sua empresa como o Canal de Denúncias pode ajudar nesse processo.

Boa leitura!

Por que a transparência é importante nas empresas

A transparência é um pilar fundamental do sucesso e do crescimento de uma empresa. O cultivo da transparência é:

  • uma prova do compromisso da organização com a ética e a integridade;
  • uma estratégia para garantir os melhores resultados.

Afinal, transparência significa clareza, compartilhamento de informações, e colocar todo mundo “na mesma página”.

Ter acesso a informações claras, por exemplo, a respeito de:

  • metas
  • processos
  • dados
  • decisões

… é uma condição básica para a realização do trabalho individual de cada colaborador, do sucesso do trabalho em equipe, e consequentemente da empresa.

Afinal, somente com informações suficientes é possível traçar as estratégias mais efetivas, participar livremente, engajar-se com mais eficiência nas tarefas e tomadas de decisão.

Este vídeo da GRI Brasil traz reflexões importantes sobre a transparência corporativa: confira!

Além disso, uma cultura de transparência estimula a troca de ideias, a proximidade das relações e os vínculos entre colaboradores, e entre equipes e lideranças.

Com o entendimento da importância da transparência para uma organização, e seus efeitos benéficos sobre ela, vamos agora entender qual é o papel do Canal de Denúncias nesse contexto.

Como o Canal influencia nos níveis de transparência e sucesso de uma empresa?

Como o Canal de Denúncia aumenta a transparência

Como o Canal de Denúncia aumenta a transparência

Canais de Denúncias são instrumentos especializados para receber relatos sobre irregularidades nas empresas.

Eles são uma ponte de comunicação entre as pessoas que mais estão presentes no cotidiano empresarial — os colaboradores — e aqueles que têm a responsabilidade de manter a empresa segura e saudável — a direção.

Então, os colaboradores, que participam ativamente de cada atividade organizacional, e veem o que ocorre no cotidiano, podem relatar caso tenham visto uma má conduta, ou outra situação irregular que apresente algum risco à organização.

Eles informam, assim, por meio de uma plataforma especializada e 100% segura, essas situações, que são apuradas e investigadas, e geram alguma resposta por parte da direção (medidas disciplinares, intervenções, etc.)

Assim, o Canal de Denúncia é o instrumento de detecção, combate e prevenção de irregularidades empresariais.

Entenda como ele age sobre o nível de transparência da organização.

Facilitação da comunicação interna

A presença de um Canal de Denúncias efetivo promove a possibilidade de diálogos mais abertos, principalmente sobre temas sensíveis como irregularidades, fraudes, assédio, etc.

Isso cria um espaço seguro para a expressão dos colaboradores, não somente na própria ferramenta, mas empoderando-os para tratar de assuntos difíceis também no cotidiano.

Com esse nível de conscientização, a prevenção desses males se torna muito mais acessível.

Detecção e prevenção de irregularidades

Tornar um ambiente seguro é essencial quando se quer construir uma cultura de transparência.

Afinal, quem é que vai falar livremente quando sabe que pode ser retaliado, quando sabe que pode ser a próxima vítima de assédio?

Estabelecer confiança e segurança no ambiente de trabalho com o Canal de Denúncias, combatendo e prevenindo irregularidades é torná-lo automaticamente mais transparente.

O papel do Canal de Denúncia Corporativo na ética empresarial

Ética, integridade e transparência caminham juntos.

Estabelecer um Canal de Denúncia Corporativo efetivo é aumentar o padrão moral de cada colaborador.

Na prática, essa mudança de postura torna a comunicação mais transparente, e os efeitos benéficos são consequências naturais.

Implementando um Canal de Denúncia nas empresas

O sucesso de um Canal de Denúncias depende diretamente das estratégias de implementação.

Não basta disponibilizar o Canal, é preciso integrá-lo à cultura organizacional.

Se uma empresa busca transparência e mais integridade organizacional, o processo de implementação do Canal de Denúncias é uma grande oportunidade para iniciar.

Confira algumas práticas recomendadas por especialistas para a implementação do Canal de Denúncia a seguir.

Boas práticas para implementação do Canal de Denúncia

  • garantir anonimato e confidencialidade: o Canal deve garantir a proteção de dados e a segurança dos denunciantes; e eles mesmos precisam se sentir protegidos para denunciar.
  • oferecer múltiplos canais de acesso: é fundamental disponibilizar várias formas de contato, como aplicativos, site e telefone, para ampliar ao máximo o alcance do Canal.
  • treinar colaboradores: capacitar os funcionários sobre como usar o Canal, o que são as irregularidades e a importância das denúncias.
  • investigar com seriedade: realizar apurações imparciais e qualificadas, além de aplicar medidas corretivas efetivas.
  • comunicar resultados: sempre que possível, informar as ações tomadas para que os colaboradores percebam claramente a eficácia do sistema.

Conheça a plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro

Nossa plataforma é completa e personalizável, para que o seu Canal de Denúncias fique com a cara da sua empresa.

Disponibilizamos todos os treinamentos para implementação do Canal, e sua empresa sempre terá suporte especializado para qualquer questão.

A Contato Seguro está sempre buscando inovar e ir ao encontro das necessidades dos nossos clientes.

Temos:

  • denúncia via WhatsApp, com IA generativa de suporte para todo o processo do relato, com garantia de segurança e confidencialidade.
  • certificação ISO 27001, padrão internacional que atesta nossa capacidade de segurança de dados.
  • geração de gráficos e análises dentro da plataforma, de maneira personalizável, para que sua empresa analise as denúncias da forma que desejar.
  • atendimento especializado, por nossos psicólogos-ouvidores, que possuem treinamento específico para denúncias de ambiente de trabalho.

Se a sua empresa ainda não possui um Canal de Denúncias, conheça a nossa solução!

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FAQ: Transparência empresarial com Canal de Denúncia

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