Aumente a transparência da sua empresa com um Canal de Denúncia

Aumente a transparência com um Canal de Denúncia
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Tempo de Leitura: 5 Minutos

A transparência empresarial é um dos fatores determinantes do seu sucesso a longo prazo.

Transparência significa mostrar-se: toda informação que for essencial e indispensável para a boa realização do trabalho, e para manter a integridade em qualquer processo, deve ser amplamente disponibilizada.

Uma empresa deve ser transparente tanto interna quanto externamente, de maneiras diferentes, é claro — para cada necessidade, um conjunto de informações específico.

O Canal de Denúncias é o instrumento que ajuda uma empresa a ouvir o próprio coração

O coração de uma empresa são as pessoas, que integram sua missão, visão e valores, e fazem tudo acontecer na realidade.

Esse instrumento é um eixo importante para a estruturação de uma organização mais transparente e íntegra.

Neste artigo, entenda como o Canal de Denúncias gera transformações dessa natureza, e os benefícios da transparência organizacional para o sucesso da sua empresa.

Boa leitura!

Por que a transparência é importante nas empresas

Por que uma empresa deve apostar sempre na transparência?

O cultivo da transparência é:

  • uma prova do compromisso da organização com a ética e a integridade;
  • uma estratégia para garantir os melhores resultados.

Afinal, transparência significa clareza, compartilhamento de informações, e colocar todo mundo “na mesma página”.

Ter acesso a informações claras, por exemplo, a respeito de:

  • metas
  • processos
  • dados
  • decisões

… é uma condição básica para a realização do trabalho individual, mas também do sucesso do trabalho em equipe e da empresa, consequentemente.

Afinal, somente com informações suficientes disponíveis é possível traçar as estratégias mais efetivas, participar livremente, engajar-se com mais eficiência nas tarefas e tomadas de decisão.

Confira este vídeo da GRI Brasil que traz reflexões importantes sobre a transparência corporativa!

Além disso, uma cultura de transparência estimula a troca de ideias, a proximidade das relações e os vínculos entre colaboradores, equipes e lideranças.

Por fim, a transparência organizacional determina:

  • fortalecimento da confiança interna e externa
  • redução de riscos e irregularidades
  • aumento de produtividade e engajamento
  • reputação e credibilidade da empresa

A relação entre transparência e confiança dos colaboradores

Transparência organizacional significa determinar normas claras de comportamento e de procedimentos, portanto alinha expectativas entre a empresa e os colaboradores.

Assim, os funcionários compreendem melhor o porquê de estarem ali, porque realizar as tarefas de determinada maneira, porque seguir os regulamentos, etc.

Mais ainda: a comunicação se torna mais clara, sem pontos obscuros, e isso gera maior compreensão mútua, maior afinidade e senso de pertencimento.

Confiando mais em si mesmas, em seus colegas, e em sua própria empresa, a transparência, as pessoas sentem-se mais seguras e mais motivadas para o trabalho.

Como a transparência impacta a cultura organizacional

Os impactos sobre a cultura organizacional circulam principalmente pela transformação dos processos de:

  1. Tomadas de decisão: quando o acesso a informações é facilitado, o processo de tomada de decisão se torna mais ágil e mais fundamentado, baseado em evidências.

O resultado é a construção de uma cultura organizacional focada em agilidade, que preza por clareza, com redução de riscos e incertezas, e melhor planejamento estratégico.

  1. Ímpeto de melhoria contínua: a confiança e a segurança das relações que a transparência estimula tendem a tornar as pessoas mais motivadas e mais produtivas, com recursos e “espaço” para melhorar.

A cultura organizacional se estabelece como uma cultura de troca, de empenho e de produtividade.

  1. Retenção e valorização de talentos: da mesma maneira, a proximidade entre as pessoas, sua confiança mútua e o ímpeto de melhorar atrai e retém os melhores talentos.

Uma empresa transparente que também valoriza seus melhores talentos tem grandes chances de aproveitar o máximo deles, crescer e se fortalecer no mercado, e ainda estabelecer uma reputação forte.

  1. Relacionamentos mais saudáveis e sólidos: a forma que as pessoas se relacionam numa organização é uma das marcas mais importantes da cultura organizacional.

A transparência gera proximidade, sintonia e maior conexão entre as pessoas numa organização. Quando as pessoas se relacionam melhor, elas trabalham melhor e ficam mais tempo na organização.

Com relações mais próximas, as pessoas são mais felizes e desempenham melhor as suas tarefas cotidianas.

O papel do Canal de Denúncia no aumento da transparência

Como o Canal de Denúncia aumenta a transparência

O Canal de Denúncias, pode-se argumentar, é um instrumento da transparência organizacional.

A ferramenta abre mais uma via fundamental de comunicação para esclarecer e trocar informações e dados importantes sobre a organização.

O resultado dessa troca de informações é a redução de más condutas, prevenção de irregularidades

Esses resultados também têm impacto sobre a segurança, a confiança e consequentemente a cultura de transparência empresarial.

Como é comum ocorrer após a implementação de um Canal de Denúncias, os benefícios seguem uns aos outros, num efeito “bola-de-neve”, e todas as áreas que precisavam de melhorias acabam se desenvolvendo na organização.

A Lei 14.457/22, trouxe o Programa Emprega + Mulher e tornou obrigatória a presença de Canais de Denúncia em empresas com CIPA.

Portanto, a presença do Canal de Denúncias define a efetividade de uma empresa em combater desvios.

Implementando um Canal de Denúncia nas empresas

Uma empresa que se conecta com seus colaboradores busca compreendê-los e ficar a par de suas necessidades.

O Canal de Denúncia ajuda a empresa a ouvir o próprio coração: estabelece um espaço de comunicação para que as pessoas se abram, troquem informações, por meio das sugestões, dúvidas ou denúncias.

Uma boa implementação define o sucesso e os benefícios resultantes de um Canal de Denúncias.

A implementação deve seguir um passo a passo específico, e possui elementos essenciais.

Wagner Giovanini, sócio-diretor da Contato Seguro, preparou um material fundamental para que você entenda a implementação do Canal de Denúncias na sua organização.

Clique aqui e acesse gratuitamente o e-book “10 dicas para implantar um Canal de Denúncias efetivo”.

Conheça a plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro

A Contato Seguro é líder na solução de Canais de Denúncias no Brasil.

Presentes em mais de 3 mil empresas, cada vez mais nos empenhamos para ajudar organizações a ouvir o seu próprio coração — seus colaboradores.

Para dar voz ativa às pessoas, a transparência é indispensável.

O Canal de Denúncias é um instrumento de comunicação que permite a troca de dados, informações e experiências, que evita irregularidades e impulsiona o desenvolvimento da organização.

Quer saber mais sobre a nossa plataforma? Preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um dos nossos especialistas.

FAQ: Transparência empresarial com Canal de Denúncia

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