Pesquisar
Close this search box.

Benefícios de um clima organizacional saudável

beneficios clima organizacional saudavel
Tempo de Leitura: 4 Minutos

O Clima Organizacional reflete a Cultura Organizacional de uma empresa — valores, crenças e comportamentos. Se caracteriza por, como o nome já diz, o clima, a ambiência do local de trabalho.

Como os colaboradores percebem a organização onde trabalham, como se sentem em relação às interações, à comunicação, à estrutura de trabalho, salário, benefícios, entre outros elementos, caracteriza o clima organizacional.

Um bom clima organizacional torna um ambiente de trabalho saudável. Ou seja, há a medida certa de desafio e produtividade, há engajamento e motivação, há respeito e empatia, e todos os resultados são potencializados.

Neste artigo, trataremos sobre os benefícios de um clima organizacional saudável e, ao final, esperamos que você, se ainda não investiu numa estratégia para clima organizacional da sua empresa, comece o quanto antes.

Boa leitura!

Clima organizacional saudável

Para a área de Gente e Gestão, o clima organizacional é um assunto fundamental. Grande parte do trabalho associado aos recursos humanos é uma tentativa de, de maneira simples, melhorar o clima organizacional.

E isso tem um motivo objetivo: as pessoas são o recurso mais valioso das organizações. Por isso, precisam se sentir bem no ambiente de trabalho. Sem isso, muitos problemas podem ocorrer. Seguem algumas consequências(1) de um clima organizacional ruim:

  • perda de talentos;
  • aumento de absenteísmo;
  • perda de produtividade;
  • queda nos processos de inovação e criatividade;
  • baixa motivação, entre outros.

Por outro lado, quando um clima organizacional é bom, os benefícios(2) aparecem. São alguns:

  • sensação de pertencimento e valor próprio dos colaboradores;
  • metas bem delimitadas e realizáveis;
  • atuação motivada;
  • produtividade e engajamento;
  • retenção de talentos, entre outros.

Assim, conferir atenção ao clima organizacional é um dever do setor de Gente e Gestão.

Agora, vamos tratar de alguns benefícios inusitados de se melhorar o Clima Organizacional numa empresa.

Se você deseja implementar um Canal de Denúncias em sua empresa e não sabe por onde começar, fale com um especialista da Contato Seguro.

Mais benefícios de um clima organizacional saudável

Além dos benefícios já citados em artigos anteriores, destacamos outros de grande importância para as organizações:

Melhoria da saúde mental dos funcionários

Hoje a saúde mental é um tema importante e que envolve intimamente o trabalho (assista à nossa entrevista com um especialista no assunto).

Sendo uma das principais causas(3) de absenteísmo e licenças de trabalho, adoecimentos psíquicos têm tido um grande impacto sobre a forma que se pensa o ambiente de trabalho.

Um bom clima organizacional pode auxiliar na prevenção do adoecimento psíquico decorrente do trabalho ou, quando já está instalado, contribuirá para a melhora/recuperação do colaborador.

Aumento da diversidade e inclusão

Um bom clima organizacional depende de comunicação assertiva e empática, de alinhamentos com relação a regras e bom senso, bons relacionamentos e bons processos de trabalho.

Com esse conjunto de fatores, é muito provável que a empresa se torne mais inclusiva: discriminação e preconceito se tornam muito menos toleráveis numa empresa com bom clima organizacional.

Uma empresa com bom clima é um ambiente que aposta na liberdade, no respeito e na valorização de pessoas, portanto, está estruturada para garantir a inclusão e a diversidade.

Eficiência dos processos

Como já dissemos, um bom clima organizacional significa um bom alinhamento. As negociações, os processos de trabalho e o entendimento entre os colaboradores, tanto em suas relações horizontais quanto nas verticais, são mais coesos e lineares quando há um clima organizacional saudável.

Assim, um bom clima organizacional torna os processos mais ágeis e eficientes. A empresa se torna um grupo realmente, que funciona pelos mesmos meios, buscando os mesmos objetivos.

Atração de investidores e parceiros

Um clima organizacional saudável é um propulsor da marca empregadora.

Se os funcionários sentem bem-estar em trabalhar numa empresa, eles certamente serão uma grande fonte de (boa) reputação para a organização.

Uma empresa de boa reputação atrai investidores e parceiros com mais facilidade, já que é vista como bem gerenciada, e com potencial de crescimento.

E aí estão ainda mais benefícios para se investir e melhorar o clima organizacional da sua empresa.

O clima organizacional é um assunto complexo, que demanda atenção, estratégia e acompanhamento, mas é de grande valia para qualquer organização que queira sucesso e manter-se firme no mercado de trabalho.

clima organizacional

Conclusão

Um bom clima é sinônimo de colaboradores comprometidos e produtivos, liderança forte, boa comunicação.

Muito além disso, um bom clima também auxilia nas condições para saúde mental dos funcionários, propulsiona diversidade e inclusão, torna os processos mais eficientes e atrai, com mais facilidade, parceiros e investidores.

E, já que chegamos até aqui, não custa lembrar: uma das ferramentas mais completas para a melhoria de um clima organizacional é o Canal de Denúncias.

Com um Canal de Denúncias, sua empresa se vê resguardada com relação à ocorrência de irregularidades como bullying, assédio, preconceito e discriminação, que têm um impacto muito negativo no ambiente de trabalho.

Prevenindo e combatendo irregularidades, o Canal de Denúncias é uma prioridade para as empresas que querem garantir um bom ambiente de trabalho.

Gostou desse conteúdo? Para saber mais sobre clima organizacional e muitos outros assuntos importantes, acesse o nosso blog ou fale com um especialista sobre o Canal de Denúncias.

Fontes:
(1) https://tinyurl.com/mwkccpzt
(2) https://tinyurl.com/rjja4jk5
(3) https://tinyurl.com/4j8zjc9p

4.8/5 - 315 votos

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Saiba como contratar em apenas 3 passos: