Pesquisar
Close this search box.

Fatores que influenciam o Clima Organizacional

Menu do Artigo

Tempo de Leitura: 5 Minutos

No ambiente de trabalho, o Clima Organizacional é um dos elementos mais importantes a serem considerados. 

O Clima é a síntese do ambiente emocional e psicológico da organização — é a maneira que os colaboradores percebem o seu ambiente de trabalho, considerando diversos fatores.

Quando o Clima Organizacional é bom, os trabalhadores são mais produtivos, mais saudáveis, “vestem a camisa da empresa, sentem-se ouvidos e envolvidos no trabalho, investem no próprio crescimento e almejam permanência na empresa.

Para a organização, um bom Clima evita o absenteísmo e a rotatividade de colaboradores, promove uma boa reputação e garante a longevidade da empresa.

Se o Clima tende à negatividade, todos esses benefícios são perdidos. A organização ficará em risco de perder talentos, ter sua marca afetada, produzir menos e durar menos no mercado.

Neste artigo, trataremos sobre os fatores que influenciam no Clima Organizacional. Vamos abordar:

  • A Cultura Organizacional
  • As Políticas e Práticas Organizacionais
  • As Relações Interpessoais
  • Os Programas de Reconhecimento e Benefícios

Você entenderá como cada um desses fatores, se trabalhados da maneira correta, criam um Clima Organizacional positivo e trazem vantagens para a sua organização.

Boa leitura!

Clima Organizacional: o que torna uma empresa única

De acordo com a Gupy(1), é o Clima Organizacional que irá definir se os colaboradores têm engajamento com o trabalho.

02 Meses de Isenção

Sendo os recursos humanos o que há de mais valioso numa organização, é importante que a felicidade e o bem-estar dos colaboradores seja um objetivo constante das lideranças.

Dessa forma, o Clima deve compor qualquer plano de desenvolvimento e avanço de uma organização. 

Então, uma forma fácil de se descobrir se um Clima Organizacional é ruim, neutro ou bom, é simplesmente perguntar aos colaboradores: como você se sente nesta empresa?

Se a resposta for: me sinto reconhecido, engajado, sinto que meus esforços são válidos, e que tenho suporte da liderança quando preciso flexibilizar meus horários, estou satisfeito com meu salário e pretendo ficar aqui por muitos anos… Então temos um Bom Clima.

Se, por outro lado, os colaboradores referem não sentir reconhecimento, experimentam ansiedade e medo quanto ao seu futuro na empresa, possuem pouca ou nenhuma flexibilidade e experienciam muitos problemas na comunicação e na hierarquia, então temos um Clima Ruim.

O Clima Neutro ocorre quando todos esses fatores estão “em suspenso”. As regras não são claras, o reconhecimento ocorre de forma inconstante, os colaboradores se sentem perdidos quanto ao gerenciamento de conflitos e à comunicação, entre outros.

É evidente, mas não custa afirmar: uma organização de sucesso buscará manter um Bom Clima Organizacional, e alguns fatores são peças-chave nesse empreendimento.

Fatores de influência sobre o Clima Organizacional

Nos últimos artigos do nosso blog, tratamos sobre a Importância do Clima Organizacional e indicamos algumas Estratégias Práticas para melhorá-lo. 

Neste, abordaremos mais alguns fatores de importância que influenciam no Clima Organizacional de uma empresa. Vamos a eles:

Cultura Organizacional

O artigo da RockContent(2) traz uma definição muito esclarecedora: a Cultura Organizacional é a “manifestação dos valores da empresa na prática”. 

Ou seja, são as crenças, as regras, os hábitos, os valores, a linguagem, o ambiente físico, visão, enfim, tudo que faz parte da estrutura da organização e seu funcionamento.

E isto tudo, como diz a definição, na prática: uma empresa pode tentar disseminar determinados valores e crenças para os colaboradores e não conseguir. Ou seja, a teoria nem sempre se traduz na prática.

Por isso, a Cultura Organizacional é aquilo que é manifestado — como as pessoas realmente pensam, quais crenças carregam, como interagem umas com as outras, e assim por diante.

A Cultura Organizacional tem grande influência sobre o Clima porque ela dá as bases para como os colaboradores sentirão essa atmosfera. Assim, com a Cultura, temos as diretrizes, conduta e imagem esperada pela empresa(3), e com o Clima temos a percepção disso tudo pelo colaborador.

Políticas e práticas organizacionais

As Políticas e Práticas Organizacionais fazem parte da Cultura Organizacional mas merecem lugar de destaque. Podem ser entendidas como os processos, procedimentos e fluxos operacionais

São as Políticas e Práticas que dirão como cada tarefa deve ser realizada, por quais meios (ferramentas, processos), qual o nível de autonomia de cada colaborador, entre outros.

São geralmente estabelecidas em formato de guias. Assim, compõem as Políticas Organizacionais instrumentos de gestão como o Código de Ética e Conduta, Regulamentos, Política de Segurança da Informação, Políticas de Recursos Humanos, Políticas de Saúde e Segurança, entre outros.

Relações interpessoais

O modo que se constrói e se cultivam as relações interpessoais no trabalho é uma grande marca da empresa e é um importante coeficiente de um bom Clima Organizacional.

Independentemente do estilo de organização, do tipo de linguagem que se usa, do formato de trabalho, etc, para manter um bom Clima é preciso pautar-se numa cultura de respeito, de colaboração e apoio mútuo.

Dessa forma, um bom trabalho numa organização dependerá muito da qualidade das relações sociais e interpessoais que se dão no ambiente.

Remuneração e Benefícios

A remuneração certamente é um dos fatores que determinam a entrada e a permanência de alguém numa organização — por isso tem tanta importância pro Clima. 

Além do pagamento de um salário justo, que leve em consideração critérios válidos, ter uma política de benefícios é também fundamental para garantir que as boas ações e o bom trabalho sejam recompensados.

Ter seu trabalho reconhecido terá grande impacto sobre a motivação, a produtividade e o bem-estar do colaborador e, portanto, é uma característica de um bom clima organizacional

clima organizacional canal de denúncias

Conclusão

Por fim, são vários os fatores que influenciam o Clima Organizacional. Para planejar uma intervenção para desenvolvimento de Clima na sua empresa, é preciso considerar todos eles. 

Cada fator terá um efeito global diferente sobre o Clima, a depender do tipo da empresa. Então, para definir o papel de cada um, é indicado realizar avaliações e constantes monitoramentos.

Neste artigo destacamos o papel da Cultura Organizacional, das Políticas e Práticas Organizacionais, das Relações Interpessoais e de Remuneração e Recompensa.

Outra ferramenta muito útil para melhorar o Clima Organizacional em qualquer empresa é o Canal de Denúncias.

O Canal de Denúncias é uma plataforma especializada para recebimento de relatos sobre irregularidades diversas. A presença dessa ferramenta não só combate más condutas e irregularidades já ocorridas, mas previne que novas aconteçam. 

Ter um local de trabalho seguro numa empresa que se pauta em integridade é fundamental para construir um bom Clima Organizacional.

Entenda os benefícios do Canal de Denúncias falando com um de nossos especialistas, e acesse mais conteúdos pelo nosso blog. 

Fontes:
(1) https://tinyurl.com/mpnjbx65
(2) https://tinyurl.com/yc83dhxx
(3) https://tinyurl.com/2mzeu2y2

4.8/5 - 819 votos

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Saiba como contratar em apenas 3 passos: