Bullying no trabalho é uma forma de violência silenciosa que pode comprometer o bem-estar, a saúde mental e o desempenho dos colaboradores.
De acordo com a legislação brasileira, o termo se refere à intimidação sistemática. Ou seja, comportamentos repetitivos, intencionais e sem justificativa, que têm como objetivo constranger, humilhar ou isolar uma pessoa dentro de um contexto onde há desequilíbrio de poder.
Embora muitos associam apenas ao ambiente escolar, o bullying também acontece nas empresas. Quando ignorado, tende a se tornar parte da cultura organizacional, afetando o clima interno e os resultados do negócio.
No artigo de hoje, vamos explicar o que é bullying no ambiente de trabalho, apresentar exemplos práticos, mostrar como identificá-lo e quais são as estratégias mais eficazes de prevenção e combate.
Continue a leitura para entender como proteger sua equipe e construir um ambiente laboral mais respeitoso e saudável.
O que é bullying no ambiente de trabalho?
Bullying no trabalho (assédio moral) é qualquer comportamento repetitivo, ofensivo e intencional que visa desestabilizar emocionalmente um colaborador ou grupo, gerando sofrimento, medo ou humilhação.
As ações acontecem de forma sistemática, geralmente em relações de poder desequilibradas, e podem ser verbais, psicológicas ou até mesmo silenciosas, como o isolamento ou a exclusão constante.
O que é bullying corporativo?
Bullying corporativo é outro termo usado para descrever o bullying no trabalho. Ambos são equivalentes e, na prática jurídica, costumam ser tratados como assédio moral, conforme previsto no Art. 483 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O que não é considerado bullying?
Cobranças pontuais por resultados, feedbacks construtivos, divergências de opinião e medidas disciplinares aplicadas com base em regras claras e respeito não se enquadram como bullying no ambiente corporativo.
Quando há respeito mútuo, diálogo transparente e propósito profissional legítimo, não se trata de intimidação sistemática, mas sim de aspectos naturais da convivência e da gestão.
Tipos de bullying no Trabalho
No Brasil, a Lei Federal nº 13.185/2015 é responsável por criar o Programa de Combate ao Bullying. Voltada inicialmente ao contexto escolar, a legislação brasileira é uma referência para classificar esse comportamento nos seguintes tipos:
- verbal: insultar, xingar e apelidar pejorativamente;
- moral: difamar, caluniar, disseminar rumores;
- sexual: assediar, induzir e/ou abusar;
- social: ignorar, isolar e excluir;
- psicológica: perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, manipular, chantagear e infernizar;
- físico: socar, chutar, bater;
- material: furtar, roubar, destruir pertences de outrem;
virtual: depreciar, enviar mensagens intrusivas da intimidade, enviar ou adulterar fotos e dados pessoais que resultem em sofrimento ou com o intuito de criar meios de constrangimento psicológico e social.
Exemplos de bullying no ambiente de trabalho
São exemplos de comportamentos inapropriados: debochar ou fazer comentários que zombam das características de alguém, como cor da pele, peso, deficiência, orientação sexual, religião, entre outros.
Além disso, xingar, apelidar, perseguir ou excluir alguém no trabalho ou em qualquer outro contexto, também é classificado como bullying ou assédio moral.
Veja alguns exemplos de bullying no trabalho |
Piadas com a fala, aparência ou opinião de um colaborador diante do time, repetidamente. Deixar um funcionário de fora de almoços em grupo, reuniões informais ou canais de comunicação importantes sem justificativa clara. Boatos e fofocas sobre a vida pessoal ou profissional de alguém. Cobrar metas ou resultados usando termos pejorativos ou ameaças veladas. Manipular a percepção da equipe sobre uma pessoa. Criar ou repassar memes e montagens ofensivas sobre um colega (cyberbullying). |
Consequências do bullying no ambiente de trabalho
O bullying no trabalho gera impactos profundos tanto para quem sofre as agressões quanto para a empresa como um todo. O ambiente deixa de ser seguro, afeta diretamente a saúde mental dos colaboradores e compromete o desempenho coletivo.
Consequência para colaboradores
- Queda na autoestima e confiança profissional;
- Desenvolvimento de transtornos como ansiedade, depressão e síndrome do pânico;
- Aumento do absenteísmo e presenteísmo (quando a pessoa vai trabalhar mesmo sem condições);
- Isolamento social e dificuldade de se integrar à equipe;
- Baixo rendimento e perda de motivação;
- Busca por afastamento ou desligamento da empresa.
Consequências para empresas e organizações
- Clima organizacional tóxico e inseguro;
- Aumento da rotatividade (turnover) de talentos;
- Crescimento de conflitos internos e queda na produtividade;
- Risco de processos trabalhistas por assédio moral;
- Comprometimento da imagem e reputação da empresa no mercado;
- Dificuldade em atrair e reter profissionais qualificados.
Como identificar práticas de bullying nas empresas?
Gestores e profissionais de RH devem se atentar a sinais como: interrupções constantes em reuniões, isolamento deliberado de um colaborador, apelidos ofensivos, boatos maldosos, críticas públicas frequentes, sobrecarga de tarefas com intenção punitiva, ameaças veladas, entre outros comportamentos que humilham ou expõem alguém de forma recorrente.
Também é importante observar mudanças de comportamento, queda no desempenho, afastamentos frequentes ou relatos de desconforto por parte de colegas.
Medidas de prevenção e combate ao bullying
Combater o bullying nas empresas exige uma atuação preventiva e contínua, baseada no fortalecimento da cultura de respeito, acolhimento e escuta ativa.
Líderes, equipes de Gente e Gestão e todos os colaboradores precisam estar alinhados com práticas que promovam um ambiente saudável e seguro para o convívio profissional.
Confira algumas dicas de como combater o bullying no ambiente de trabalho:
- Elaborar políticas que estimulem o respeito entre colegas;
- Dar acesso aos colaboradores a Canais de Denúncias para relato de comportamentos inapropriados;
- Ter atenção para relações interpessoais no trabalho;
- Promover palestras sobre ética, incentivando e boa postura no trabalho;
- Realizar avaliações regulares do clima organizacional para identificar pontos de atenção e oportunidades de melhoria;
- Capacitar lideranças para gestão humanizada de equipes.
Canal de denúncia como aliado a prevenção de bullying nas empresas
Quando a organização oferece um Canal de Denúncias confiável, acessível e seguro, a plataforma se torna uma aliada valiosa na construção de uma cultura organizacional ética e acolhedora.
A seguir, destacamos as características de um bom Canal de Denúncias que o tornam eficiente no enfrentamento ao bullying nas empresas:
- Anonimato garantido: permite que colaboradores relatem situações sem medo de retaliações, especialmente em casos que envolvem colegas de equipe ou lideranças;
- Acolhimento humanizado: profissionais treinados, como psicólogos, oferecem escuta ativa e sensível para formalizar relatos detalhados;
- Acesso facilitado: disponibilidade 24h por diversos meios (telefone, site, aplicativo, QR Code), garantindo que qualquer pessoa possa denunciar quando se sentir segura;
- Independência e imparcialidade: canais externos garantem neutralidade na apuração dos fatos;
- Classificação e encaminhamento adequados: relatos são categorizados e tratados com a devida seriedade e agilidade;
- Comunicação transparente com o denunciante: mesmo em denúncias anônimas, o canal pode manter um diálogo seguro e protegido com o denunciante, atualizando sobre o andamento do caso;
- Relatórios e indicadores estratégicos: a ferramenta fornece dados que ajudam a mapear padrões de comportamento, pontos críticos e oportunidades de ação preventiva.
Ao incorporar um Canal de Denúncias com essas características, a empresa sinaliza seu compromisso com o bem-estar emocional da equipe, tornando o ambiente de trabalho mais saudável e confiável para todos.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é bullying dentro das empresas e como ele pode se manifestar no ambiente de trabalho, está na hora de ficar atento às formas de combater esse tipo de comportamento negativo.
O bullying muitas vezes fica “disfarçado”, sendo chamado de “brincadeira””, enquanto seus efeitos sobre os colaboradores não têm nada de divertido: são danosos e prejudiciais, podendo mesmo ser irreversíveis.
Por isso, é importante que a organização deixe à disposição de seus colaboradores formas de relatar esse tipo de abuso durante a rotina de trabalho, cortando esse mal pela raiz.
Uma dessas ferramentas – aliada da organização na prática do compliance – é o Canal de Denúncias da Contato Seguro. Qualquer colaborador ou terceirizado pode denunciar comportamentos inadequados de que for testemunha, de forma totalmente segura e sigilosa.
O atendimento no Canal é feito por psicólogos totalmente treinados para reunir o máximo de informações possível, repassando o caso aos setores responsáveis na empresa para investigação e resolução dos problemas.
Com isso, a Contato Seguro ajuda seu negócio a garantir sempre um ambiente de trabalho agradável, seguro e saudável para sua equipe. Saiba mais preenchendo o formulário ao lado!