Canal de Denúncia empresarial: aumentando a confiança interna

Canal de Denúncia empresarial aumentando a confiança interna

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

O Canal de Denúncias é um instrumento essencial para aumentar o nível de confiança interna.

O Dicionário Oxford Languages define a confiança como:

“1. crença na probidade moral, na sinceridade, lealdade, competência, discrição etc. de outrem; crédito, fé.

2. crença de que algo não falhará, de que é bem-feito ou forte o suficiente para cumprir sua função.”

Sendo o Canal um instrumento de detecção, prevenção e combate a irregularidades, é portanto um grande aliado da construção da confiança no ambiente empresarial.

Duas coisas podem ser esperadas do Canal de Denúncia depois que ele é implementado: as irregularidades irão efetivamente diminuir e o clima organizacional se tornará melhor.

Neste artigo, entenda como o Canal de Denúncias ajuda a construir confiança nas organizações.

O que é o Canal de Denúncia Empresarial?

O Canal de Denúncias é um instrumento especializado para receber relatos sobre irregularidades nas empresas.

Em toda empresa existem ocorrências de irregularidades.

Maiores ou menores em gravidade, todas essas geram prejuízos e dificuldades na organização.

Fraudes, roubo, corrupção, desvios, discriminação, assédio sexual e moral, e conflitos de interesses são alguns exemplos de más condutas que uma empresa deve evitar.

Se a empresa não tiver um mecanismo para identificar e corrigir essas ocorrências, ela corre o risco de ter:

  • grandes perdas financeiras;
  • perda de reputação;
  • perda de talentos;
  • baixa produtividade;
  • dentre outras dificuldades.

O Canal de Denúncias é esse mecanismo, estruturado para receber relatos, qualificá-los e torná-los aptos para a apuração e as consequentes medidas disciplinares, quando for o caso.

Objetivos do Canal de Denúncia

A implementação de um Canal de Denúncia na organização visa, principalmente:

  • detectar irregularidades;
  • combater ativamente pela apuração dos relatos e aplicação de medidas;
  • prevenir irregularidades através da criação de um clima propício;
  • melhorar o clima organizacional;
  • melhorar o bem-estar dos colaboradores;
  • aumentar a reputação da empresa;
  • melhorar as relações externas da organização.

E tudo isso depende do estabelecimento de uma relação de confiança.

Importância para a Confiança Interna

Com relação ao Canal de Denúncias, há um ciclo interessante criado através da confiança.

Depois de implementado, para funcionar bem, as pessoas precisam confiar no Canal.

Confiar em sua estrutura interna, confiar na capacidade do Canal de detectar irregularidades, confiar na determinação da empresa de aplicar medidas e fazer o que precisa ser feito para mitigar as más condutas.

A partir dessa confiança inicial, as pessoas irão utilizar o Canal: denunciar, relatar.

Quando o Canal funciona, todas as denúncias são 

apuradas e alguma medida (ou disciplinar, ou estratégica) sempre é tomada para mitigar as irregularidades.

Vendo isso ocorrer na prática, os colaboradores então passam a confiar ainda mais na ferramenta, e a utilizá-la de forma ainda mais orgânica, criando assim um Ciclo da Confiança com o Canal de Denúncias:

Canal de denuncia: Importância para a Confiança Internacanal de denuncia Importância para a Confiança Interna

Benefícios do Canal de Denúncia nas Empresas

Como já colocado, o Canal de Denúncias nas empresas gera diversos benefícios em vários níveis organizacionais. Vamos ver alguns deles.

Aumento da Transparência Organizacional

A transparência é um dos valores mais importantes no contexto organizacional.

É através da transparência que construímos relações interpessoais estáveis e produtivas, processos e fluxos funcionais, e uma reputação sólida.

O compromisso em apurar e resolver todas as denúncias é uma marca da transparência organizacional e por isso tem o poder de transformar todo o ambiente de trabalho, bem como os resultados alcançados pela empresa.

Fortalecimento da Cultura Ética

Uma empresa se torna mais produtiva, tem resultados mais significativos e alcança seus objetivos em proporção direta ao seu nível de integridade e ética.

Ainda mais quando o plano é manter-se na ativa por muito tempo, e expandir seus negócios.

O Canal de Denúncias, principalmente em seu viés preventivo, cria o ambiente apropriado para a cultura ética, fomentando as atitudes corretas, atraindo talentos com alto nível moral e preservando a empresa de problemas na justiça, problemas financeiros, dentre outros.

Melhoria na Comunicação Interna

Confiança interna com Canal de Denúncia empresarial

Todos esses elementos que tendem a melhorar e se desenvolver com o Canal de Denúncias têm um impacto direto na comunicação interna.
Uma vez alinhados os fluxos de comunicação, com informações mais transparentes e qualificadas, bem como com o acesso das pessoas a todos os dados que precisam, todo o trabalho, as relações e o funcionamento da organização potencializam-se.

Como Implementar um Canal de Denúncia Corporativo

Escolha uma empresa de confiança e garanta que o Canal tenha:

  • infraestrutura sólida;
  • garantia de anonimato e confidencialidade;
  • proteção contra retaliação;
  • acessibilidade;
  • disponibilidade;
  • suporte especializado.

E, principalmente, garanta que a empresa te auxilie na comunicação e promoção do Canal de Denúncias na sua organização.

Conheça a Plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro

O Canal de Denúncias da Contato Seguro possui todos os atributos indispensáveis para o sucesso da ferramenta na sua organização.

Com acessibilidade 24 horas por dia, 7 dias da semana, ótima usabilidade e com garantia de anonimato e confidencialidade, ele ajuda sua empresa a evitar irregularidades e gerar todos os benefícios que a ferramenta produz.

Vantagens de escolher a Contato Seguro

Recentemente, implementamos a denúncia via WhatsApp, com o auxílio de inteligência artificial generativa integrada a uma assistente virtual.

Esse recurso torna o processo de denúncia mais fácil, mais rápido e mais qualificado. E o anonimato é garantido! O aplicativo não acessa nem registra dados do aparelho ou número utilizado para a denúncia.

A assistente virtual gera feedbacks, corrige o texto, e tem a capacidade de compreender o usuário, facilitando toda a jornada da denúncia.

Pelo WhatsApp mesmo, o denunciante pode enviar provas, tirar dúvidas e acompanhar o andamento do relato via número de protocolo.

Além disso, é possível realizar a denúncia também por áudio.

Próximos Passos para sua Empresa

Sua empresa ainda não possui um Canal de Denúncias? Considere a Contato Seguro!

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FAQ: Canal de Denúncia Empresarial – Aumentando a Confiança Interna

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