Canal de Denúncia promove diversidade e inclusão

Canal de Denúncia promove diversidade e inclusão
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Fortalecer a diversidade e a inclusão nas organizações é essencial para o desenvolvimento corporativo e para atender à crescente demanda da sociedade por práticas mais inclusivas.

Portanto, estabelecer sistemas que levem em conta questões de inclusão e diversidade dentro das organizações é uma estratégia de desenvolvimento importante.

As Leis 14.457/22 e 14.611/23 vieram para reforçar a presença e ascensão das mulheres no mercado de trabalho, bem como garantir a igualdade salarial entre mulheres e homens, e conversam diretamente com questões de diversidade e inclusão.

Dentro desse contexto, o Canal de Denúncias é um instrumento efetivo para garantir essa política de ações afirmativas, que visam combater preconceitos e desigualdades nas empresas.

Neste artigo, você vai entender o que é a diversidade e a inclusão, a importância de implementar medidas para estimulá-las e como o Canal de Denúncias é útil nesse processo.

Vamos começar?

Boa leitura!

A Importância da Diversidade e Inclusão nas Empresas

Diversidade e inclusão são conceitos distintos, mas que surgiram a partir dos mesmos pressupostos.

Mas, o que eles significam?

Quando falamos de diversidade e inclusão, estamos tratando principalmente:

  • da garantia de oportunidades iguais para homens e mulheres; e
  • retirar todos os impedimentos que obstaculizam minorias a acessar oportunidades e igualdade de tratamento dentro das organizações.

Em termos mais práticos, estamos falando de representatividade e composição de pessoas na organização (diversidade), e de valorizar que minorias estejam presentes e seguras para contribuir com novas perspectivas e olhares (inclusão).

Portanto, com políticas de diversidade e inclusão, garante-se que pessoas de qualquer cor, raça/etnia, religião e crença, nacionalidade, orientação sexual e identidades possam adentrar e serem produtivas naquele ambiente de trabalho.

E não só isso: garantir que as oportunidades para ocupar cargos hierarquicamente mais altos e posições estratégicas importantes sejam justas, e estabelecidas com igualdade entre todos.

Em 2022, a Lei 14.457 foi promulgada para reforçar as políticas de entrada, permanência e ascensão da mulher no mercado de trabalho brasileiro, estabelecendo o Canal de Denúncias como mecanismo de enfrentamento do assédio no trabalho.

No ano seguinte, 2023, a Lei 14.611 estabeleceu a obrigatoriedade e meios de vigilância da igualdade salarial entre mulheres e homens, também implementando um Canal de Denúncias próprio para denúncias de desigualdade salarial.

Portanto, o Canal de Denúncias é um instrumento importante para essas garantias, já que pode identificar e combater qualquer atitude que seja discriminatória ou persecutória dentro das relações interpessoais na empresa.

Prossiga a leitura e entenda melhor!

Como o Canal de Denúncia promove Diversidade e Inclusão

Como o Canal de Denúncia promove Diversidade e Inclusão
Como o Canal de Denúncia promove Diversidade e Inclusão

A garantia de igualdade de oportunidades e de pluralidade de pessoas nas organizações é uma luta contra o preconceito e a discriminação.

Assim, prevenir e combater condutas como:

  • discriminação;
  • racismo;
  • bullying;
  • assédio moral e sexual;
  • tratamento desigual.

… é uma forma de garantir os direitos das minorias.

Identificando Práticas Discriminatórias

Assim sendo, o Canal é a ferramenta mais efetiva para identificar práticas discriminatórias que impedem a empresa de usufruir de um ambiente plural e culturalmente rico.

No Canal de Denúncias, qualquer situação que chame a atenção pelo risco de incorrer numa prática discriminatória pode ser relatada, e será consequentemente apurada.

Além de combater ativamente uma atitude de discriminação, por exemplo, ao estabelecer sanções para os infratores, o Canal passa a ser uma medida de prevenção a essas ocorrências, pois estabelece um novo padrão de comportamento a ser seguido.

Incentivando a Igualdade de Oportunidades

Em razão disso, o Canal incentiva a igualdade de oportunidades.

Como previnem-se as discriminações, o racismo e os assédios, estabelece-se um ambiente de trabalho aberto e mais justo para que as pessoas possam competir de forma saudável, independentemente de suas características pessoais (que não têm relação com a competência para o trabalho).

Assim, a igualdade de oportunidades se torna uma regra.

Por essa razão, a Lei 14.611/23 criou um Canal de Denúncias próprio para recebimento de denúncias sobre desigualdade: porque a ferramenta é altamente efetiva para gerar resultados rápidos nesse tipo de situação.

O Papel do Canal de Denúncia nas Empresas

O papel do Canal de Denúncias nas empresas é garantir um ambiente livre de irregularidades que travam o desenvolvimento das pessoas e da própria organização.

O Canal é um meio de comunicação para que colaboradores informem aos diretores o que está acontecendo no cotidiano da organização.

Que situações são passíveis de denúncia?

  • fraudes;
  • corrupção;
  • desvios;
  • descumprimento de regulamentos;
  • discriminação (tratamento desigual);
  • bullying;
  • desigualdade salarial;
  • assédio moral e sexual.

Com um meio confiável para relatar essas situações sem correr risco de retaliações, o colaborador auxilia a empresa a mitigá-las.

A empresa, então, apura os relatos e pode estabelecer medidas disciplinares cabíveis ou outras estratégias de enfrentamento aos problemas.

Comprovadamente, o Canal de Denúncias diminui o número de problemas causados por irregularidades nas empresas, pois acelera sua detecção e qualifica sua investigação.

Garantindo Anonimato e Confidencialidade

Um dos elementos que garantem o sucesso do Canal de Denúncias numa organização é a garantia do anonimato e da confidencialidade.

O colaborador que se propõe a denunciar pode se colocar em risco caso tenha sua identidade divulgada.

Ele pode perder o prestígio dos colegas do trabalho, ser apontado como “dedo-duro” e, em casos mais graves, até perder benefícios adquiridos e até o próprio emprego.

Por isso, somente garantindo a proteção de sua identidade o colaborador irá denunciar.

Implementando o Canal de Denúncia Corporativo focado em Diversidade

Um Canal de Denúncias corporativo deve ser completo: permitir que qualquer tipo de irregularidade possa ser denunciada, com garantia de anonimato e confidencialidade, e com garantia de apuração!

Para que se aborde também a diversidade, é preciso estruturar um Código de Conduta sólido e detalhado.

É pelo Código de Conduta que se estabelece quais irregularidades são passíveis de denúncia, e quais são as medidas cabíveis para cada uma, dependendo de sua gravidade.

No Código, é importante implementar, referente à diversidade e inclusão:

  1. O compromisso da empresa quanto à diversidade e inclusão, afirmando suas metas de criar um ambiente respeitoso e plural.
  2. Políticas de não-discriminação, afirmando o desprezo da organização por qualquer prática discriminatória, e estabelecendo as possíveis sanções para comportamentos do tipo.
  3. Políticas de oportunidades inclusivas, para garantir que todas as pessoas, independentemente de etnia, cor de pele, orientação sexual, religião ou qualquer outra característica pessoal, possam competir por posições na organização.
  4. Políticas de Acessibilidade, garantindo o cumprimento de todas as normativas referentes à acessibilidade, adaptando o ambiente físico bem como as tecnologias utilizadas a todas as pessoas.
  5. Responsabilidade e denúncia com relação à discriminação, para fomentar o senso de responsabilidade de cada pessoa quanto à necessidade de lutar pela inclusão e, caso testemunharem discriminações, estabelecer a obrigação moral de denunciar.

Dessa forma, não basta somente ter o Canal, mas é preciso criar uma estrutura em torno da ferramenta, que garanta sua boa utilização e bons resultados.

Assim, o passo a passo da implementação não deve ser ignorado: existe um caminho a se seguir para tornar o Canal de Denúncias o mais efetivo possível na sua organização.

E, quanto a isso, a Contato Seguro pode ajudar!

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Além disso, apoiamos totalmente o processo de implementação, inclusive na criação do Código de Conduta e na elaboração dos treinamentos e comunicações iniciais.

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