Pesquisar
Close this search box.

Canal de Denúncias nas Empresas: promovendo a equidade de gênero

Canal de Denúncias nas Empresas: promovendo a equidade de gênero
Tempo de Leitura: 5 Minutos

O Brasil tem um dos índices mais baixos em equidade de gênero da América Latina. No ranking do Fórum Econômico Mundial de 2022, nós ocupamos o 94º lugar de 146 países. 

A desigualdade de gênero pode ser entendida como a disparidade de poder entre mulheres e homens, no âmbito econômico, educacional, cultural, político e social — sendo que os homens tendem a ocupar a maior parte das posições de poder em todas essas áreas.

O problema se manifesta de várias maneiras na vida coletiva e individual das mulheres, principalmente na esfera do trabalho: na maioria das vezes elas recebem salários menores ocupando as mesmas posições, sofrem mais assédio e têm menos oportunidades que os homens.

É dever das empresas, portanto, lutar para não reproduzir a mesma estrutura no ambiente organizacional, e dar às mulheres as mesmas oportunidades.

O Canal de Denúncias é uma ferramenta fundamental para o combate à discriminação de gênero no trabalho.

Neste artigo, entenda como esse instrumento trabalha em prol da proteção dos direitos das mulheres e da garantia de um tratamento mais igualitário numa empresa.

Boa leitura!

Canal de Denúncias e Combate à Discriminação

O Canal de Denúncias é uma plataforma para relatos de irregularidades voltada para empresas. 

A ferramenta serve para prevenir, detectar e combater todas as formas de irregularidades que possam ocorrer numa organização, como:

  • fraudes e desvios;
  • assédio sexual e moral;
  • discriminação;
  • bullying.

Colaboradores podem utilizar o Canal e relatar situações que vão contra as leis externas e internas de uma empresa.

Um dos principais motivos para que irregularidades continuem a ocorrer numa organização é a ignorância dessas ocorrências pela gestão

Dependendo do tamanho da empresa, é impossível acompanhar tudo que acontece em todos os setores.

Outro motivo é o risco da retaliação: colaboradores podem ser vítimas ou testemunhar alguma irregularidade, mas não acionam os Recursos Humanos ou a direção, por medo de não serem ouvidos, e até de serem desligados do trabalho.

É possível que um assediador, por exemplo, não chegue a ser identificado e consequentemente punido por razão de sua posição hierárquica na empresa, ou por sua proximidade com os diretores, etc.

Com o Canal de Denúncias, esses problemas são sanados: a plataforma garante o anonimato do denunciante e assegura, assim, a proteção contra a retaliação.

Ao se relatar anonimamente, com o suporte dos ouvidores especialistas, a identidade do denunciante é protegida durante todo o processo; e, além disso, se a irregularidade for comprovada, após a investigação do caso pela empresa, os autores serão responsabilizados.

Portanto, o Canal é uma ferramenta eficaz, capaz de atuar no auxílio ao combate de diversos tipos de discriminação, incluindo a de gênero.

Com a liberdade para relatar, os colaboradores podem reportar, de forma segura, atitudes, inclinações ou até mesmo uma política interna que seja discriminatória.

Os relatos são recebidos pelos profissionais terceirizados e repassados para o Comitê de Ética da empresa,  a quem cabe apurar a situação e aplicar as providências cabíveis.

Benefícios do Combate à Discriminação para as Empresas

A vivência da discriminação pode gerar uma série de efeitos negativos para uma pessoa.

Ao ser discriminado, um indivíduo está sendo diminuído, subestimado e ativamente humilhado. As consequências psicológicas podem ser graves e levar ao desenvolvimento de transtornos e síndromes.

Como somos seres integrais, sofrer uma violência psicológica também tem efeitos físicos e, por isso, a saúde do corpo também sofre quando há a submissão a um tratamento dessa natureza.

No trabalho, as consequências não deixam de aparecer: uma colaboradora que sofre discriminação pode perder seu potencial de produtividade e se ausentar do trabalho com frequência.

Para a empresa, evidentemente, há prejuízos financeiros, perda de talentos, alta rotatividade e consequente instabilidade de equipes ou setores inteiros.

Assim, combater a discriminação nas organizações é uma forma de tornar o ambiente organizacional mais positivo, garantir a produtividade dos times e evitar prejuízos — diretos e indiretos — da irregularidade.

Hoje, com o uso global das redes sociais, uma empresa que permite irregularidades como a discriminação não são perdoadas: além de todos os efeitos negativos já citados, a perda de reputação é um dos mais preocupantes.

Como Implementar o Canal de Denúncias para Combater a Discriminação

Empresas em todo o mundo têm se beneficiado dos efeitos positivos ao implementar o Canal de Denúncias.

Para a sua organização também começar a usufruir dos benefícios proporcionados por essa ferramenta, é importante lembrar de algumas etapas e práticas:

  • Contrate um Canal terceirizado: para garantir o anonimato e a efetividade das denúncias, bem como evitar a retaliação, o Canal precisa ser externo à organização.
  • Trabalhe na comunicação e divulgação do Canal: para funcionar bem, o Canal precisa ser amplamente utilizado e da maneira correta. Depois de implementar a ferramenta, é preciso dizer às pessoas como ela funciona e torná-las aptas a realizar os relatos.
  • Várias formas de denunciar e disponibilidade total: e-mail, telefone, aplicativo do celular, formulários digitais — os meios para relatar devem ser múltiplos e funcionar 24h por dia. Denunciar é um ato delicado e que envolve muitas resistências. A prontidão do Canal é tudo: permitir que a denúncia seja feita em qualquer momento e pelo meio mais confortável para o denunciante.

Outra prática que acompanha sempre a implementação de um Canal e sua plena efetividade são os treinamentos de conscientização e sensibilização.

Para relatarem as irregularidades, colaboradores, fornecedores e parceiros comerciais precisam saber o que são, como se expressam na prática e suas consequências.

Uma empresa que se propõe a combater a discriminação e outros tipos de irregularidades apostará com firmeza nos treinamentos contínuos e no estímulo à utilização do Canal de Denúncias.

Conclusão

A discriminação pode gerar prejuízos para uma organização. A desigualdade de gênero é um fator alienante e de efeitos negativos individuais e coletivos.

O Canal de Denúncias é a ferramenta mais eficiente para combater diversos tipos de irregularidades, incluindo a discriminação, com grande potencial para promover a equidade de gênero.

A Contato Seguro oferece a solução completa, com implementação da plataforma, treinamentos e comunicação, de forma totalmente personalizada para a sua empresa.Preencha o formulário ao lado para falar com um de nossos especialistas e fortaleça o combate à discriminação na sua organização!

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Novidades

foto do Vinicius Santos sorrindo, com foco em gerar valor para o cliente com a plataforma de Canal de Denúncias

Vinicius Santos: foco em gerar valor para o cliente

Tempo de Leitura: 2 Minutos A paixão por gerar valor através da tecnologia é um dos maiores estímulos para Vinicius Santos, Gerente de Tecnologia da Informação (TI) da Contato Seguro. Fascinado por desafios e por resolver problemas, ele está sempre focado na entrega de resultados para melhorar a cada dia a experiência dos clientes.

Saiba como contratar em apenas 3 passos: